Textos -> Crítica : 

A quem interessa a destabilização do Luso Poemas(?)

 
 
...


visite o meu blog aqui...http://vonyferreira.blogspot.pt/
Vóny Ferreira

A quem interessa verdadeiramente as guerrilhas institucionalizadas há muito no Luso Poemas?
A quem interessa, expliquem-me, como se eu fosse muito burra, que pessoas que colaboravam com assiduidade neste site, com uma escrita muito interessante, diria mesmo com valor comprovado (cujos nomes não friso para não violar regras e mais regras) tivessem que abandonar recentemente o site? Já não bastaram as deserções de alguns poetas com real valor que se cansaram disto tudo?
Estive ausente do site depois de ter apagado 18 páginas do meu perfil e deixado apenas alguns textos em branco. Só não mandei apagar o perfil definitivamente porque tive medo de me arrepender e ainda bem que o não fiz…! A impulsividade não é geralmente boa conselheira. Eu que o diga e o assuma…
Digamos que estive “a leste do paraíso” deste Luso Poemas. Não o abria, não o lia, esqueci-me que existia. que o mesmo fizera parte da minha vida durante longos meses de desgaste constante. É que a vida, meus senhores, a vida… é feita de problemas reais, sabiam? E só esses deveriam impugnar as nossas vãs certezas. Só a realidade da vida devia canalizar as nossas energias positivas de preferência, mas enfim… isso é outra história…!
Para meu espanto(?) quando regressei, continuando primeiramente sem olhar à minha volta e sem ler, fui-me apercebendo aos poucos que “os velhos mexericos” continuavam a prevalecer, a dar leituras e gozo a meia dúzia de masoquistas, como se o site padecesse de um cancro galopante que se alastra a uma velocidade medonha!
A quem interessa tudo isto, explicam-me?
- É que o site está tão pobrezinho em termos de textos publicados! Sinceramente... está fraco, fraquinho, não dá a mínima pica. Mau demais… para ser real! Valham-nos as velhas exepções! Os que resistem às intempéries frequentes deste site problemático; aqueles que têm o dom da escrita (goste-se ou não, admita-se ou não). Penso que estão a perder uma bela oportunidade para se recriarem na inspiração desgraçada de uma realidade social assustadora. Deixem as pessoas em paz e escrevam… o que vos vai na alma. Indignam.se com o que acontece no mundo, porra!
Volto à pergunta anterior:
- O que pretendem verdadeiramente para o Luso Poemas?
As guerras pessoais que parecem sempre ter um qualquer rastilho? Que não acabam nunca?
Porque se perde tempo a debater de uma forma terrorista pessoas que já tanto deram a este site em vez de se escrever? Criar? Mas afinal não é isso que promove o site?
Porque não se respeitam os lugares, as orientações atribuídas de cada um, democraticamente? Porque não vamos a votos? Quem estiver contra a administração ou a favor, vota! Que acham? Acaba.se assim com as birras e os problemas? Então… que seja…
Lembro os mais puritanos e distraídos que quando há ou houver falhas(todos nós erramos, caramba…!) porque não se apontam essas falhas com elevação, se possível de uma forma discreta, por pm) para não incendiar quaisquer sensibilidades?
A quem valoriza ir-se para o “fórum” vomitar ofensas incendiárias? Porque não remamos em conjunto o barco para que sobreviva um site como este que teve tanta importância na vida de alguns?
Na minha teve, assumo. Mas já não tem mais…! O que não quer dizer que cuspa no prato, e muito menos que me agrade seguir o que outros fizeram… Abandonar definitivamente o Luso Poemas. É o que farei, asseguro-vos se isto continuar com a mesma poluição nojenta.
Interpretem este texto pelo lado positivo, É um favor que peço a todos. Não confundam os afetos com o resto. Se sou amiga de a) ou b), ninguém tem rigorosamente nada com isso. Sou minimamente inteligente para saber ser imparcial e aconselhar amigos quando não concordo com eles, assim como o fazem comigo. Não é isso mesmo a amizade, caramba?
Meditem e respondam:
A quem interessa verdadeiramente este desassossego no site que deveria servir para que se criasse, se evoluísse e lesse as várias sensibilidades de quem aqui partilha as suas emoções e vivências? Deixem-se de TRETAS! De praticar o joguinho sujo “do gato que persegue o rato”
Querem que vos lembre a realidade do mundo? Muito do que nos pode e deve inspirar como pessoas que têm o dom da palavra escrita? Aproveitemos esse dom para minimizar flagelos reais e não com futilidades de meia-tigela!
Eis algumas…!uma ínfima parte deste mundo tão conturbado que deveria esgotar as nossas energias e não essas futilidades de caca de administrações e dos prémios Nobel da Bidoeira de Cima!Uma realidade confrangedora percorre o mundo e merece mais do que nunca a nossa atenção, grande espiga!!
A crise na da Europa! Os repetitivos erros e a fome em Africa! A inoperância e corrupção dos políticos! A falência técnica e humana do nosso País. A fome. O desemprego. O aumento de suicídios, de perspectivas para o futuro. O desemprego. A velhice cada vez mais maltratada por quem nos (des)gorverna. Querem mais dicas?
Deixem-se de guerrilhas fratricidas, de fomentar ódios de estimação, denegrindo pessoas até à exaustão, como se a vida se resumisse a um site onde todos nós temos a veleidade de deixar pedaços da nossa alma e que valem o que os outros quiserem que valha! Essa é a crua realidade!
Vóny Ferreira

 
Autor
VónyFerreira
 
Texto
Data
Leituras
2611
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
24 pontos
24
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2012 10:26  Atualizado: 20/11/2012 10:28
 Re: A quem interessa a Destabilização do LUSO POEMAS?
Estimada Vony, te apoio me cada letra, cada vírgula, cada indignação. Eu não saio do Luso, não o penso agora, pois, aqui ainda posso interagir com pessoas que como eu curtem escrever de forma amadora mas com carinho - esse não é um site para poetas consagrados, que isso não seja esquecido! Gosto de ler, é um universo eclético, confesso que já foi melhor realmente, infelizmente alguns bons se foram, mas penso que quem quer se promover, ou sei lá o que, vai se perdendo pelo caminho se não tiver palco...por isso prefiro me manter distante das discussões, até por não me sentir competente para criticar nada que ninguém escreve, se gosto faço meus comentários, favorito, interajo, senão, passa batido. Posso não estar agindo corretamente, posso sim estar pecando por omissão, mas também penso que já temos que brigar "lá fora" por tantas coisas, não seria aqui, no meu espaço de refugio que irei ater-me a essas miudezas.
Creia amiga, algumas pessoas necessitam serem vistas e que apareçam, sobressiam-se, isso também é democrático. rs
Continuo aqui, lendo todos, interagindo com quem me "toca" e deixando um pouco das minhas "bestaginhas".
Sempre com admiração.
(abraços)
Lápis

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2012 11:06  Atualizado: 20/11/2012 11:06
 Re: A quem interessa a Destabilização do LUSO POEMAS?
Quando e se voce ou alguem souber responder essa pergunta que não cala, mande-me por gentileza a resposta... a quem interessa...

Abraços - Pedro

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2012 11:33  Atualizado: 20/11/2012 11:33
 Re: A quem interessa a Destabilização do LUSO POEMAS?
Um texto para se ler e refletir...

Também vale lembrar que a única maneira de elevar a qualidade do site - literário - é apresentando textos bons, dedicar-se à literatura e não a outros fins... sem imposições e direcionamentos que as pseudos-criticas( conscientes ou inconscientes) podem visar... os argumentos falsos convidam a argumentações esvaziadas e sem sentido onde a ignorância(da verdade) mediatiza a violência (em qualquer domínio do pensamento ).

Cada palavra sã é poesia, dizia um grande pensador...

Gostei de ler e refletir! Obrigada pela partilha!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2012 11:47  Atualizado: 20/11/2012 11:47
 Re: A quem interessa a Destabilização do LUSO POEMAS?
Vony,
Parabens por um texto tao bem escrito!
Sente-se que veio de dentro de voce
com todo amor que voce tem pelo Luso.
Um texto genuino, inteligente e lucido.
Abracos,
~Mary~

Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 20/11/2012 12:19  Atualizado: 20/11/2012 12:19
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: A quem interessa a Destabilização do LUSO POEMAS?
Poetisa Vóny

Seu texto está cheio de desabafos verdadeiros.
O meu comentário para não ser longo, com todo o respeito que devo ao Poeta Lápis, pediria a sua licença para fazer minhas as suas palavras.
Seria exatamente o que deixaria aqui.
Bjus
Carol

Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 20/11/2012 13:34  Atualizado: 20/11/2012 13:34
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: A quem interessa a Destabilização do LUSO POEMAS?
Tão fácil responder esta pergunta, Ruivona.

Você conhece a Turma da Merda?

Sim, aquela Turma que ainda está na fase anal, que vê merda por tudo lugar, cheira merda por tudo lugar, come merda no café da manhã, no almoço e no jantar, e adora escrever a palavra merda de elogio para os textos dos autores?

E no meio da turma da merda, tem um ser com distúrbios mentais e mania de inveja, que se pudesse, colocava minha foto em seu perfil, mas como este ser não pode, coloca a imagem do apelido que você me deu, olha só que doença. Eu não sei se isto é amor ou ódio, porque desde que entrei no site, este ser plissado me persegue, não posso ter amizade com ninguém que vira um cão farejador.

Peguei nojo. Tenho pena, cada um já tem o que merece: seu Eu.

Boa sorte com a Turma da Merda.

Helen De Rose.




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2012 14:31  Atualizado: 20/11/2012 14:31
 Re: A quem interessa a Destabilização do LUSO POEMAS?
Vóni...brilhante tua colocação! vesti algumas carapuças lendo teu texto.O Luso foi e ainda é de grande importância em minha vida.Aqui comecei uma ,digamos,nova fase de minha vida,escrevendo.Pessoas como você me incentivaram e continuam o fazendo. Olho o site hoje,hum ano depois de minha entrada e sinto tristeza.Os motivos de minha saída coloquei em texto explicativo...tantos já saíram e continuam a sair....a destabiização do site não deveria interessar a ninguém...mas alguns acreditam que para melhorar seja necessário destruir tudo e reconstruir a seu molde....fato este até verdadeiro na arquitetura....não na Poesia...não quando falamos de relacionamentos humanos. A cada dia,infelizmente vejo mais motivos para não voltar....mas tu me trouxeste hoje aqui....obrigado por isso....por me trazer esta vontade.Um grande beijo de admiração.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2012 16:50  Atualizado: 20/11/2012 16:50
 Re: A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS?
Gostei do texto.

Gostei porque podia ter sido escrito ou dito por mim, ou melhor está aqui muito do que penso e por isso, concordo.

E fez bem em ter saído - já andava a ser tragada pela onda maléfica e triste que bem descreve.

Venham os seus textos que é o que importa - a partilha e a boa onda. Prezo-a mas já lhe tinha dito.

Um abraço,
Carlos TL.

Enviado por Tópico
sampaiorego
Publicado: 20/11/2012 17:16  Atualizado: 20/11/2012 17:16
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2010
Localidade: algures virado para o mar com gaivotas
Mensagens: 1147
 Re: A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS?
é bem verdade vony. estamos todos fartos. cansados de tanto mau estar - sou um daqueles que deixou de frequentar o luso como antigamente. venho aqui. posto e vou embora. já não tenho paciência para autores de forum. estes que só que querem reconhecimento à cuta do que escrevem no forum - há por aqui malta que até posso acreditar que goste de escrever. mas não acredito é que gostem de pessoas. o que para mim é a regra número um da vida tornaram-se homens maus e eu confesso que tenho medo desta gente escondida nos fios da net - beijo

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 20/11/2012 17:52  Atualizado: 18/12/2016 11:33
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS?
Politicamente correcto, tem muito que se lhe diga sobre a sua real intenção.
Primeiro se analisarmos o comportamento da autora neste site, não podemos deixar de recordar as inúmeras guerras começadas por ela mesma. A última aliás bem feia com a nossa ilustre ConceiçãoB em que esta foi injustamente suspensa por acção parcial da administradora cessante/cessada com favorecimento evidente desta autora que dá pelo nome de Vony.
Agora a sua intenção, se lermos os comentários já inseridos, verificamos que se destina a dar um certo apoio a quem (helenderose) caiu do seu pedestal, diga-se, com justíssima justiça, e agora desta feita em agradecimento à protecção que tal administradora lhe deu.
Com este texto em comunhão de esforços com helenderose quer começar mais uma guerra, nada melhor para que isso aconteça do que vir de novo frisar sobre merdas, ou amendoins.
Se atentarmos, veio a Helen falar de azeites avinagrados que apenas aconteceram por sua culpa na parcialidade que norteou desde sempre a sua administração. Veio o fabiofan chamar outros usuários de turma de merda (e agora, então, merecem uma suspensãozinha não?)
Depois aparece o fotograma a comentar, aliás com todo o direito que lhe assiste em responder a ofensas, e lá vem a D. Vóny responder a este quando pelo mesmo nada disse ao fabiofan nem à helen (não é mesmo uma farsante estúpida?)
É só isto que me apetece dizer, e lamentar que quem não está dentro de tudo se deixe manipular por vitimizações desta autora e de sua compincha helen (administadora abusiva) ou não leia a merda que por aqui anda ( a merda verdadeira, genuína).
Ora merda, com muito gosto da Turma do amendoim/merda.
Respondam, se quiserem, que tenho muitos amendoins prontos a ser disparados.
Se não querem guerra, já sabem, não provoquem.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/11/2012 18:49  Atualizado: 20/11/2012 19:52
 Re: A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS?
“A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS, ou do www.luso-poemas.net?”

quem? poxa; esta é fácil!

além dos 'bois-de-piranha', há os encobertos por este tapume cujos dizeres não explicitam bem as intenções desde a época. (mas aí estão... de per si, deem o nome que quiserem...)

sem o apoio da maioria dos 'usuários', partiram para isso que temos visto aqui; e 'na marra' estão conseguindo...


Open in new window


'um movimento dos lusos, pelo luso, como não deu; agora é pra foder o luso'

Enviado por Tópico
Caio
Publicado: 20/11/2012 19:03  Atualizado: 20/11/2012 19:03
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
 Re: A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS?
já não sei... vestindo o barrete, não consigo mais concordar com a idéia de "se não gosta, passa ao largo". acho covarde. é, covarde, já me cansam alguns eufemismos. se este é um site de criação, também é de contestar a criação. isso é bem simples, além de promover mais criação. carrego comigo a bandeira da crítica literária, seja ela com base teórica ou empírica. e, mais uma vez, lá venho eu com essa coisa de explicitar que não falo em autores, mas em textos. talvez até estilos de autores. mas a pessoa não me interessa. se quisesse julgar pessoas, acompanhava o "grande irmão" ou quaisquer "espetáculos da realidade" que de realidade mesmo não têm nada.

fala-se da merda. pois bem, gosto desta palavra. muita merda é casa cheia, não? mas a merda exposta pelos contestadores, ou como queiram chamar, desestabilizadores, até agora não noto que seja jogada nas caras dos usuários, diferente dos filósofos e sábios com seus tratados e suas regras de boa conduta para com todos, desde que não lhes critiquem. quantas vezes já fui chamado de "criatura do fogo incriado"? fosse eu evangélico e me sentiria extremamente ofendido...

mas não, os tais da turma do amendoim, ou da merda, se preferirem, não condizem com o que lhes é imputado, não ofendem as pessoas, não. apontam textos, que, como cansei de dizer também, não têm direitos de personalidade. não podem ser difamados, ofendidos porque, por mais que se queira atribuir sentimentos aos textos, os textos não têm alma. não têm emoções ou desejos ou o diabo que for.

agora pergunte lá, quem são os que costumam ofender, quando criticados? oras, a turma das cerejas, dos tomates, das ceroulas dos que estão de luto, mas não estão mortos, dos que cheiram a falso moralismo, dos hipócritas do dobra-a-esquina, dos badamecos e das ovelhas e de todos esses dantas que estão por aí e não aguentam o levantar de sequer uma voz contrária aos seus arremedos e gambiarras de palavras aos quais dão nome e sobrenome de Obra Literária.

esses, sim, são os que favorecem a harmonia do lodo, a paz dos mudos, os tapinhas nas costas que levam lentamente seus compadres ao abismo dos ufanos de onde ninguém quer sair pois encontrou na própria mão o amor de sua vida.

se o luso-poemas é um site de criação, muitos dos textos deveriam voltar-se aos seus deuses, perfeitos autólatras, dizendo: deste-me vida, agora ensina-me a viver.



ps:
achei que o tivesse enviado, mas parece que não...
pois bem, consertei já isso e envio o comentário.



Enviado por Tópico
rlamar16
Publicado: 20/11/2012 19:24  Atualizado: 20/11/2012 19:25
Da casa!
Usuário desde: 15/11/2012
Localidade: Obidos
Mensagens: 305
 Re: A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS?
Olhem... querem saber a minha opinião...

"A mim não me interessa de certeza,
eu só quero é ler e escrever poesia
estou farto de levar desta impureza
que se adensa dia após dia
em tanta conversa de porcaria!"

Tantos de vós que aqui comentam que se chamam poetas e eu, pelos textos que publicam o consigo reconhecer. Vós sim, são poetas de verdade, coisa que eu não sou!

Mas... do mesmo modo que me surpreendem com a vossa escrita, acabam por me surpreender por estas guerras sem sentido, e também diga-se, pela negativa pelo modo como se atiram uns aos outros... ora comentando agressivamente e até utilizando expressões de mau gosto; ora fazendo publicações de texto/misséis teleguiados de ataque...

Eu ainda cheguei aqui à uns dias... e só ouço falar de gente que se foi embora, outros dizem que sem vão...

Julgava eu que aqueles que escrevem poesia eram pessoas calmas, sensatas... vejo que estava terrivelmente enganado...

Peço-vos... acabem com isso, não dignifica o Site e muito menos a poesia

cumprimentos
Ro


Enviado por Tópico
Armando.Oshiro
Publicado: 20/11/2012 20:29  Atualizado: 23/11/2012 06:30
Novo Membro
Usuário desde: 22/04/2012
Localidade:
Mensagens: 10
 Re: A quem interessa a destabilização do LUSO POEMAS?
........................................