Crónicas : 

Sobre uma frase do poeta Ferreira da Silva

 
Tags:  bolas    estrondos    ribombos    carpinteiros  
 
Primorosa frase o poeta Ferreira da Silva deixou na crônica “ Limitado ao prazer e alegria”. Data vênia, transcrevo-a:


“... se este mundo fosse de deus ou existisse o alegre limitado seria um terrível e glorioso amor ilimitado e o sono seria definitivamente a satisfação do nascimento para alegria das bolas ao centro do carpinteiro...
(FerreiradaSilva, in Luso poemas, 02.08.2014)


Há, com licença do poeta, porém que se acrescentar observações pertinentes e necessárias. Por partes, como condiz ao momento. Creio que já é mais do que oportuno privilegiar o sono em detrimento da felicidade atormentada. Assim, talvez haja paz em mais lugares. Isso porque não quero uma casa no campo. Jamais ficaria feliz vendo meus cães chafurdarem na vegetação em busca do último centavo do elo perdido. Ainda mais nos kibutz e nos links. Em contrapartida, considero que um fazendeiro latifundiário pode receber amor ilimitado sem ser enquadrado como agricultor individual para efeito de obtenção de subsídios.

Pelo visto, ninguém entendeu quando convidaram as bicicletas importadas para a mesa, com direito à cadeira de veludo, espaldar alto e ao final uma xícara de café colombiano. Mesmo assim, considero um fato consumado a afirmação que se este mundo fosse de um deus, os anjos forçosamente saberiam. Em que pese estarem sempre correndo e empinando drones nas tubulações, poderiam apenas suspirar cada vez que ouvissem os estrondos, sem deixar que as agendas ficassem empapadas. Por que é certo que ninguém ordenou aos anjos que sacudissem as penas e entregassem as agendas molhadas antes dos ribombos.

Considero também, com alguma propriedade sobre o assunto, que a alegria limitada faça parte da autobiografia daquele cantor portador de manias pouco comuns. Esquisitas até, eu diria. Comprou um poodle que ainda não havia aprendido equilibrar-se nas patas traseiras quando passaram a ensinar passos do fox trotte, tudo em nome da sonoridade e do amor ilimitado.
Pode não vir ao caso, mas sempre será pertinente. O segredo para encontrarem um caminho para a felicidade é, ao mesmo tempo, encontrar tempo para cuidar de todos os detalhes da cortina, vigiar a casa e fechar as janelas sem esvaziar o armário de bebidas finas.

Finalizo afirmando que quem quer que seja que estivesse filmando os carpinteiros patinadores não assistiu ao nascimento das ninfas nas bolas de sabão coloridas. Nem esteve no piquenique de Vênus com camisa estampada em gravuras dos retalhos de cetim. Por isso, ignora que um glorioso amor não poderá ser limitado a representar-se por dourada caleche tirada por passarinhos canoros buzinando antes de virar a esquina da avenida.


Justamente por esse motivo é que devem recusar quando quiserem confiar-lhes a luz para colocar em órbita satélites meteorológicos. Não duvido que muitos sejam capazes de tanto sem amassar uma única folha. Acontece, porém, que temo quando as rosas parecem mais gordinhas. Poderá haver um brilho de flor nos olhos e saliva acumulada debaixo da língua.









 
Autor
FilamposKanoziro
 
Texto
Data
Leituras
953
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
5
3
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/08/2014 10:40  Atualizado: 05/08/2014 10:40
 Re: Sobre uma frase do poeta Ferreira da Silva
Ja escrevi outras vezes, em outros comentários que; certos textos que leio, trazem ate mim o seguinte questionamento: Porque não fui eu que escrevi isso?.

Esse texto provocou isso em mim tal a sua arte. Muito bom saber e ver que ainda sobra aqui no luso uma parcela de autores com essa capacidade de escrever uma boa crônica, um bom artigo e, cabe salientar aqui, não vai nesse comentário nenhuma critica aos poetas e poetisas da casa.

Muito bom

Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 05/08/2014 11:25  Atualizado: 05/08/2014 11:25
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: Sobre uma frase do poeta Ferreira da Silva
Muito bem analisado e escrito em papel acetinado. Gostei muito. Abraço. Vólena

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/08/2014 13:16  Atualizado: 05/08/2014 13:16
 Re: Sobre uma frase do poeta Ferreira da Silva
Achei meio forçado a afirmação sobre quem filmou os carpinteiros patinadores. Ninfas de bola de sabão não são tão populares quanto presumes.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/08/2014 06:40  Atualizado: 06/08/2014 06:40
 Re: Sobre uma frase do poeta Ferreira da Silva
hoje acordei cedo e até já estou a ouvir deftones eheh

o pardal e um botão de rosa sabem amar para sempre
agora, se o arco-íris for amarrado de nada adianta

"os anjos não viram além do inferno das suas flechas curvas como a sede dos cães não vê quando se desdobra num corre-corre acordando o colégio dos que rejeitam a criança" de "os caminhos de jean michele"

ainda é possível dormir perder a guerra e ser feliz

obrigado. adorei a leitura

um abraço