Crónicas : 

APESAR DO CARNAVAL

 
APESAR DO CARNAVAL...
(Ivone Carvalho)

É sábado de Carnaval, a festa mais alegre do povo brasileiro.

Quando posso, aproveito para viajar nestes dias, pois é o feriado mais prolongado que temos. Entretanto, é muito difícil eu ter condições de viajar nesta época, principalmente quando ocorre nos primeiros dias de fevereiro, pois após as despesas, que são imensas, no mês dezembro e ainda a viagem do fim/início de ano, poucas são as vezes em que há alguma receita, nos dois primeiros meses, do ano que seja suficiente para sairmos.

Também não tenho hábito de brincar no carnaval. Por duas oportunidades fui ao Sambódromo de São Paulo para ver as escolas e confesso que me diverti muito.

Todavia, a maior parte dos anos, mormente nos últimos, eu fico em casa nestes dias e aproveito para colocar o meu trabalho em dia e também descansar um pouco.

Assisto aos desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro através da TV.

Quando as minhas filhas eram mais jovens eu vivia um pouco mais o ritmo carnavalesco. Levava-as ao clube para pularem e depois ia buscá-las, assim eu pelo menos via a movimentação e a alegria de quem está na rua durante as madrugadas. E era impossível não ficar contagiada com a vibração delas.

Nas noites que elas não iam ao clube, ficavam comigo acompanhando as escolas pela TV e torcíamos juntas e no dia da apuração ficávamos somando as notas das escolas e torcendo pelas que mais gostávamos.

Hoje, lembro com saudade desse tempo, pois agora cada uma tem sua vida e já não me fazem companhia nas madrugadas. Meu marido fica por pouco tempo vendo a TV e no seu horário habitual vai dormir. Assim, fico aqui sozinha, às vezes olhando a TV, às vezes só ouvindo os sambas-enredo enquanto vou fazendo alguma outra coisa, já que não consigo ficar quieta, apenas olhando a TV. Tenho sempre que fazer alguma outra coisa enquanto presto atenção na programação.

E, já com sono, mas ainda anestesiada pelo ritmo e pelos comentários que gosto de prestar atenção enquanto as escolas desfilam, senti imensa vontade de conversar com você um pouquinho. E aqui estou ante essa tela mágica que me permite ler os meus pensamentos enquanto os extravaso através do teclado.

Esta semana o tempo se tornou chuvoso aqui em São Paulo e no Rio também, mas a sexta-feira nasceu com sol e o dia ficou lindo, um presente para os carnavalescos que assim podem realmente mostrar a beleza de suas fantasias e apresentar todo o requinte de suas criatividades para comporem as diversas alas de suas escolas. Como dizemos por aqui, São Pedro os ajudou, suspendendo a chuva e nos proporcionando dias secos.

Apesar do carnaval, estou um tanto nostálgica e melancólica. Parece que todas as saudades tomam conta de mim neste momento. Algumas, com uma força maior...

Agora vou dormir um pouco, pois já são seis e meia da manhã. Nem vou ver as últimas escolas, o sono não está deixando...

02/02/2008

 
Autor
IVONE CARVALHO
 
Texto
Data
Leituras
925
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.