Mensagens : 

CARTAS A UM POETA ( Excertos)

 
<br /> Eu te disse, "me cativas, mas não quero ficar presa, calustrofóbica eu sou." Tu me dizes, "gostei da imagem, mas não te preocupes, afinal, só queria tocar de leve, passar como brisa ao acaso, não quero ser teu visgo, isso por certo não sou. "

MORAL DA HISTÓRIA

Um belo empate, sem direito à prorrogação!

********
Você me disse:

"...que força tem essa consoante "T", força que logo se amacia, se estende nas vogais do fim, como se a voz fosse pra longe, pra longe.... ter uma consoante linguodental, assim, bem no começo no nome, já lhe incomodou alguma vez?! Ter um nome que é um trem que chega com impacto sonoro e a seguir, some... "

**********

Imagina, Ramiro, e eu que ia te convidar pra ir a Buenos Aires num mês de julho, chegando para o feriado do dia nove, dia da Independência, ir a um bar no Santelmo, tomar vinho branco e ouvir uns tangos. E você acha que eu vou sumir? Eu posso sumir deste ponto do mapa , se é que minha cidade está num mapa que se preze, mas será para ir a lugar melhor e de preferência com uma pessoa assim, feito você. Não seja injusto, viu? Não, você tá querendo agrado...
******
Não tenho medo de me enroscar com nada, pois desato qualquer coisa do jeito que puder. Não abrindo do jeito normal, eu rasgo, corto, rebento ou jogo fora, não tenho paciência pra ficar indecisa. E por sinal, sei fazer laços nas gravatas e gosto de desatá-los devagar. Um homem de terno e gravata, flores brancas na madrugada, encantamento de doer.

*********

Ventos de não trazer estão soprando pras tuas bandas,

Ventos endemoniados que fustigam a nossa cara e riem de nossa perplexidade?

Ventos, oh ventos que levantam a poeira e ralam a pele.

Ventos de não trazer , quem sabe?

Você soube de mim e então chamou tais ventos.

Você os quer por certo, e eu pergunto

que ventos não te trazem, serão maus ou bons?

**********

Beijo com muuuuiiiiiiito abraço, eu adoro abraçar as pessoas. Juntar as duas metades. Parece que só existo assim. E, na falta do outro, eu abraço a mim mesma. Sério! Já experimentou?

*********

Concordo contigo, todo mundo mente, então eu deveria ter dito, não COSTUMO enganar as pessoas , costumo ser bastante verdadeira. Entre o bastante e o totalmente vai a mesma distância que existe para percorrer entre o possível e o impraticável.

*********

Esta história foi uma bobagem , foi um raciocínio construído sobre base confusa. Quem sabe você é O MELHOR DOS PIORES, ou será O PIOR DOS MELHORES? Será que o MELHOR DOS PIORES equivale ao PIOR DOS MELHORES? RESPONDA RÁPIDO!


*********

Eu também estou de mal com o tempo. Mas quando morrer zera tudo. Aí começa outro? Não quero voltar pra cá como gente outra vez. Quero nascer qualquer planta, um tinhorão, aquele é duro na queda . Tinha um bem vistoso, aí o muro caiu em cima, parecia mortinho. Sobrou um pedaço de caule, pus na água e em seguida surgiram lindas raizes branquinhas. E folhas. Está novamente em um vaso. Este sim, nasce de um pedaço de caule. E NÓS MORREMOS DE QUALQUER COISA!!!


**********

-
Desde que lembro de mim, eu fico horas a sonhar acordada. Quando bem pequena eu adorava ficar num balanço (a gente sempre tinha um) feito de cordas e uma pequena taboa que servia de acento, preso a um galho forte de árvore. E ali ao invés de movimentar o corpo eu permanecia largada, a cabeça apoiada na corda do lado direito meio pendida pra frente, um dos pés adiantado e forçando um
leve movimento e ali as horas iam em grandes passeios. O que eu pensava? Isso não lembro mais. Mas o que eu sentia, isso eu ainda sinto, uma coisa boa demais, uma sensação de que tudo seria sempre aquela calma, aquela sensação de estar no lugar certo, fazendo o que era de ser feito, sem preocupações, sem desejos, sem arrependimentos e tudo o mais que passamos a sentir depois de crescidos. Eu agora penso muito, mas muitas vezes são questionamentos sobre minha vida, lembranças, preocupações.
E se sonho agora, com o quê? Eu apesar de ter dito que parecia já ter feito tudo que tinha que fazer, ainda espero muito da minha vida. Não penso em morrer tão cedo. E isso inclui outra pessoa, um amor..., uma possibilidade que parecia fora do meu alcance surge assim, clara ,irrecusável, a minha frente.


*********

E minhas mãos estão estranhas e parecem me olhar e pedir socorro. E eu não sei o que fazer com elas nesta manhã de céu tão azul e uma inutilidade desconcertante. O que valeria a pena ainda neste fim de festa? O que seria preciso pra preencher os dias e suportar as noites?

*********

Apesar do tal Modo Condicional nas amizades da internet, espero que possamos conversar por muito tempo ainda. Um extenso e intenso DURANTE, sem pensar na tristeza do nunca mais.
Hoje, tenho certeza, estamos felizes, assim, quase de graça, só por nos termos permitido dispor desse sentimento como quem colhe uma flor na passada e sai sorrindo sem nem saber por que.

********

BEIJO... você já reparou nesta palavra, a letra B faz um beijo que se liberta nas vogais eeiii e novamente os lábios se arredOOOndam num O que se entreabre num prenúncio de outros (beijos) mais!

*******

Beijo você, beijo e pronto, não quero saber se você não está inteiro, se está pela metade ou se nem está, eu quero beijar assim mesmo, quero muito, aliás, permitir-me quebrar as regras me faz mais viva e isso é o que importa. Viva!!!!!!!!!!!!! Eu estou viva!!!!!!!!!!!!!!!!! E isso é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

*******

Ficar sem tuas palavras é sentir o vazio mais fundo. E eu não sei como classificar melhor tal sentimento porque ele carece de mais evidências para ser avaliado. Ao mesmo tempo em que é intenso, também a fragilidade dos contatos faz como que fique um tanto irreal e sujeito a uma diluição em dúvidas, falta de referências. Descumpro qualquer promessa de me afastar um pouco de vez em quando, de puxar a âncora e partir desta costa. Tomei gosto por tudo nestas paragens. E de tanto andar a esmo já conheço caminhos que quase me levam ao ponto mais alto de longe vislumbrado. O MELHOR DE VOCÊ É VOCÊ REVELADO!

*********

E eu sozinha naquela cama estreita pude ser eu de outros tempos, também estava feliz ali, essa felicidade de criança que nunca morre dentro de nós , está só à espera de que lhe demos uma chance.

*******

Vê como nossas lembranças se entrelaçam, fazem um desenho novo das coisas antigas, aí você está lá na minha festa, assim como eu estou na tua e te observo de longe, ou te vejo criança, correndo lá no meu quintal, rindo muito e eu te mostro a minha laranjeira preferida.

*********

E eu menina, com um vestido azul, entro pelo portão e te olho por um tempo sentado no teu lugar preferido . Aí pergunto:

-Você é o Ramiro? Aquele que vai crescer e me encontrar daqui a muitos anos, por dentro de uma máquina?

Você então explica, olhando em direção ao nada:

- Certamente, então você ainda não entendeu que sempre estivemos juntos mesmo tendo vivido em lugares tão distantes? E quando chegar a hora, você se tornará Tanita, a moça das sandálias que não me vê quando passa do outro lado da rua...E com quem vou simpatizar muito!

E eu respondo:

- Não tinha pensado nisso, mas se você diz, eu acredito, eu nasci pra acreditar em você !

*********

O bom do mundo da imaginação é que as carruagens não precism viarar abóboras. Entretanto, nada como uma carruagem no plano físico, com cor, cheiro e gosto e muito aconchego. Este fecho de carta é que me mata ainda.

*******

Bom que dói, faz tanto tempo que não vejo alguém dizer isso. Mas nessa contradição está a intensidade do prazer sentido mais revelada que com superlativos. As contradições sempre nos dão a melhor medida de tudo. Entre o bem e o mal se constrói uma coisa exclamativa que explode com o choque entre os dois opostos e isso é um vislumbre de paraíso, querendo dizer com isso, aquilo que nenhuma palavra ou mente ou intelecto pode alcançar.

*********

Eu tenho uma outra forma de enfrentar as desgraceiras, os aborrecimenos inevitáveis. No caso de ser absolutamente impossível uma adaptação ao evento ou processo desagradável , aí eu digo pra mim mesma: ISTO NÃO É REAL, É UM FILME. AÍ EU DEIXO A FITA CORRER NA TELA E DESLIGO. ANOS ATRÁS EU FAZIA ISSO COM UMA VIZINHA INCÔMODA. EU OLHAVA PRA CASA DELA E VIA A TELA DO CINEMA. ASSIM, ELA SE TORNAVA UMA PERSONAGEM.
MAS PARECE QUE ANDAS BEM ABORRECIDO COM O GOVERNO. É FILME, amigo, UM GRANDE ABACAXI, COMO DIZIA MEU PAI. MAS FICA CALMO. LOGO MUDA A QUADRILHA , VEM UM NOVO PRESIDENTE E AÍ TEREMOS UM "LANÇAMENTO" COM NOVAS AVENTURAS E COMO TU DIZES, OUTROS QUETAIS. E quanto à adaptação ao evento é procurar tirar algum proveito da situação. Toda vez que algo muito desagradável acontece, alguma consequência positiva há de surgir. É a lei da compensação. Sabe aquela piada em que o menino pergunta ao pai o que é compensação? Pois é, é bem boba mas eu acho engraçado. O filho pergunta e o pai responde: "É assim meu filho, se sua mãe me trair eu sou corno, em COMPENSAÇÃO você é filho da puta. "NEM SEMPRE A COMPENSAÇÃO TRAZ UMA COISA BOA, eis uma grande filosofança de porta de venda que é uma reflexão irrefreável, daquelas do Millor.

********

Pra começar, eu sou hétero... (risos) A parte mais sensual do homem pra mim é o antebraço , especialmente terminando com uma mão forte. Juuroooo !!! Eu acho que é porque meu pai usava sempre camisas com manga que dobrava até o cotovelo. Eu achava ele lindo. E tem a estátua do Laçador, com a tal camisa dobrada, o meu primeiro sex symbol (escrevi direito?) Minha educação sexual começou aos cinco anos com uma surra de varinha fina dada por minha mãe que deve ter retardado meu desejo por pelo menos , uma década. Na verdade, as coisas ruins que me aconteceram não foram tão terríveis pra se chamar de inferno. Ou talvez eu é que tenha uma capacidade de sobreviver aos abalos e recomeçar. Fatos externos , com exceção de situações mais raras, não são o pior , estou a dizer o óbvio. Pois eu sou um exemplo. Alguém já me disse em brincadeira: "quando Deus te fez assim tão bonita e com tantas qualidades, as outras reclamaram muito. Mas aí ele disse: - calma, esperem, vocês vão ver o que eu vou colocar dentro da cabecinha dela. Acho que isso é adaptação de uma piada, não é? Volto outra hora, ainda estamos no caminho do purgatório...!!

*******

Eu até agora, só recebi umas mensagens galantes que me fizeram dar muita risada:" Boa noite, linda Tania, gostaria que lesses esses versos," ou "estou contemplando você..." Teve um que após uns quinze dias repetiu a mesma mensagem. Aí eu respondi agradecendo e disse: "prezado amigo, pelo visto, hoje chegou novamente a minha vez na sua agenda...!!" Então, nunca mais escreveu.

*******

Quanto tempo dura uma espera? Angústia medida em minutos, ou horas, ou dias? Descanso eterno, por todo o sempre, nunca mais. Nunca mais será o SEMPRE que praticou uma AUTOFAGIA ?

*******

Até à tarde os demônios já terão organizado a bagunça e eu estarei novinha em folha pra interagir normalmente. Infelizmente, te fiz meu leitor de forma compulsória. Uma coisa que contatos virtuais nos permitem, abusar da boa vontade, e , não sendo boa, abusar ainda assim.

********

Provisório tudo é, mas há os provisórios que a gente já sabe que nunca passarão disso, e há outros que são somente um momento que espera pelo próximo, e há ainda os que a gente nem sabe da existência, estando ainda indefinidos, em partes que ainda precisam se unir como peças de montar. Estes na verdade são a nossa própria vida, uma infinidade de retalhos que vão sendo costurados conforme decisões momentâneas, escolhendo entre o verde e o azul, entre o de estampas floridas ou o preto fechado. E neste constante ocupar-se, as longas noites podem amanhecer na magia das escolhas, no encantamento dos encontros inesperados, cruzamentos de caminhos, no trabalho de ir dando forma a esta colcha de retalhos. E por que não apenas fruir, você pergunta, apenas deixar-se levar ? E estremecer de leve a cada leitura das palavras do outro, e encher-se de uma alegria inesperada e de esperanças malucas, adivinhando coisas nas entrelinhas, sendo feliz naqueles instantes de individualidades misturadas.

*********

E nestes retalhos, vai um pouco de meus estremecimentos, dúvidas, alegrias, tristezas. Fica tudo guardado no silêncio do sótão, naquele baú especial da memória, mas impresso pra ser guardado como precioso relato de viagem , tendo andado com meu barco por mares mansos, mornos, acolhedores, encantadores e também por aqueles sob tempestades, rajadas de vento, raios e trovoadas.




 
Autor
tania orsi vargas
 
Texto
Data
Leituras
1654
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/02/2008 15:06  Atualizado: 15/02/2008 15:06
 Re: CARTAS A UM POETA ( Excertos)
Tânia,

Cada um pedaço do todo desta tua publicação, trouxe-me certo encanto e espanto, por que parecem monólogos dos meus momentos de meditação, que que não escrevo para que eu não pareça mais louca do que realmente julgo ser.Apesar da aparência "no sense" dos pensamentos e sua divisões, nem preciso dizer que tudo que li a mim soou mais que coerente.Bom ler-te.Senti saudades.

Carinho e bjins meus, Betha.

Enviado por Tópico
InSaNnA
Publicado: 15/02/2008 15:39  Atualizado: 15/02/2008 15:39
Membro de honra
Usuário desde: 08/05/2006
Localidade: Brasil
Mensagens: 229
 Re: CARTAS A UM POETA ( Excertos)
Tãnia querida,ler vc é um presente...Que lindas as suas palavras..Vou usar o metodo da personagem com uma vizinha..rs..Guardei a parte do abraço,me emocionou..é tão bom te te ler,melhor ainda é saber que está por aqui.Um beijo!