Poemas : 

Geometria

 
Tudo por conta de um remoinho que criou uma certa ondulação à volta dos nossos pés. Era de tal forma insinuante aquele remoinho, que ficámos sem saber como se deslocou na nossa direcção. O mar estava calmo, as gaivotas em voos simétricos, enfiavam os bicos na areia, e os olhos, nos nossos olhos.
Sôfregas por mais ar renovado, levantaram voo!

Dizia-lhe em tom calmo que tudo aquilo me parecia um eco saído do fundo do mar.
Todo o ambiente era um todo, tanto que nesse todo havia um certo equilíbrio, apesar dos voos assimétricos, causados pelo resvalar de uma gaivota que voava em círculos e criava semicírculos em redor de nós.

Posto isto, evidenciava-se nítido um grito que ecoava ao longo da praia. Saiam de todos os lados outros gritos desvairados, causando uma melodia eco festiva nunca antes vista naquele deserto oceânico. Entretanto, também o mar se assumira como um gigante adamastor a tentar engolir o remoinho abandonado. Através da sua garganta funda, a desertora gaivota sumia-se por entre partículas de espuma branca. O contraste agonizava, ante a perplexidade do abominável homem das neves, agora estigmatizado na areia de uma praia deserta.

Continuava a insistir, dizendo-lhe de novo em tom calmo que tudo é um todo e que tudo é aproveitamento do tempo e das marés, que nada se perde nas asas de uma gaivota. Olhou-me com um olhar extasiado e seguiu adiante. Ocupava o mesmo espaço, pisava as mesmas pegadas na areia, que nos fizeram vir nesta direcção.

Ocupava eu um novo espaço, diluído nos voos extraditados no mar alto.

Para um e outro lado regressámos, mas sem certezas de que o tempo iria continuar de feição.

Dolores Marques
 
Autor
ÔNIX
Autor
 
Texto
Data
Leituras
613
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
1
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Onde_está_o_@mor?
Publicado: 17/06/2015 10:09  Atualizado: 17/06/2015 10:09
Membro de honra
Usuário desde: 25/05/2013
Localidade: Funcheira
Mensagens: 738
 Re: Geometria
Agora o temp ja vai melhorando e ja da para ir á praia, é pena ser longe. eu tambem gosto muito do mar. abraço