Contos : 

O sol e a rua do Curvelo

 
Uma foto que adentra o dia e o tempo, mostra-o evanescente, como se fugindo do fotógrafo, cuja sombra se oculta à direita, no canto inferior, talvez marcando a página do dia.
O poeta, no vigor dos anos, posando para a manhã? Para a tarde? Não sabemos; que importaria, até se esbarrassem as duas? O sol foi generoso nesse dia e nos demos por satisfeitos.
O homem moço encara a lente, como quem duvida de si mesmo, do sol, daquele momento. Talvez nem pensasse estar ali, afrontando um olhar ciclópico, com as notícias do mundo dobradas em suas mãos finas, sem nenhuma utilidade que proteger-lhe os olhos míopes dos raios insinuantes, em mistura promíscua na retina, reverberando em poesia no nervo óptico, que ele mais tarde lançará no papel, tal garoto a lançar barcos de jornal velho, no Capibaribe da infância esquiva.
Duas sombras separadas pelo rendilhado fino, trazem-no de volta à ideia de rua. As colunas e o portão, fazem parte da rua arquetípica, fixada num momento luminoso da vida incerta e sombria, que aplicava-lhe vez por outra, rasteiras sutis de capoeirista ágil e traiçoeiro, neutralizadas pela ginga do corpo magro e lépido, do moço de trinta anos, já acostumado a ver de perto a Dama de Branco e saudá-la no discreto cumprimento com o chapéu de palhinha e passando ao largo, abafar a tosse, no lenço ébrio de alfazema.
No olhar, a calma budista, a enxergar o bonde que não chega. Impacienta-se, aborda uma senhora de rosto velado que lhe faz companhia na parada. Ela ergue o véu e lança- lhe um riso de velhos conhecidos. Olhos baços e dentes de fumante.
Manuel enlaça-lhe a cintura e descobre-se a dançar um minueto com a Morte. A indesejada das gentes, deslumbrante prostituta, àquela altura uma velha senhora. Entregue aos seus braços, rodopiando com o leque japonês aberto, mantendo a distância comme il faut, mas servindo-lhe a essência de puta na longa piscadela, enviada com a face impassível. Gira com precisão e ritmo, o corpo ágil e delgado para alguém tão idoso. Lembra ao homem de trinta anos que aquilo é uma pausa de devaneio numa vida cheia de perigos maravilhosos. Na volta à realidade, o olhar assustado do fotógrafo: é o mesmo daqueles que espantados, “vêm a dança sem escutar a música”.

Open in new window


andrealbuquerque

Foto de Manoel Bandeira,fonte Google.Data:1926.
 
Autor
andrealbuquerque
 
Texto
Data
Leituras
920
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
2
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 05/07/2015 20:03  Atualizado: 05/07/2015 20:03
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17925
 Re: O sol e a rua do Curvelo
e muitos veem assim normalmente, sem olhos. é uma perda para todos. amei esse delicioso e profundo conto. bjs
André