Poemas -> Reflexão : 

A mosca (musca, de seu nome próprio)

 
A mosca (musca, de seu nome próprio)

Leitores todos, com certeza que toda a gente conhece e já viram muitas moscas têm um par de asas, seis patas uma grande cabeça e olhos enormes o que lhes traz a enorme vantagem de ver ao longe tudo o que lhes apetece papar e como são incomodativas! Ouviram o seu zumbido irritante mas talvez não saibam que ela também é muito pouco higiénica por isso é melhor sacudi-la, manda-la para o exterior. As patas, estão sempre conspurcadas além das picadas que podem causar muitas doenças incómodas. Elas pousam sempre em lixos e bactérias orgânicas que têm vírus maléficos. As moscas põem os ovos em sítios sujos e frescos e os ovos (larvas), eclodem num pouco espaço de tempo e movem-se muito para crescerem rapidamente. Comem muitos vegetais e substâncias com muito açúcar, gulosas! Como não bebem água cospem saliva para o alimento para se tornar solúvel e depois sugam, são espertinhas, não acham? Sabem o zumbido que ouvem é provocado pelas asas a bater, com muita rapidez, mais nada. Também não vivem muito tempo, geralmente um mês, pouco mais. Para nós humanos não faziam falta nenhuma, mas há sempre o lado bom, alimentam aves e outros animais sem lhes causar nenhuns problemas digestivos. A mosca do figo, outra espécie congénere, ajuda a fertilizá-los, uma interessante história, introduzem-se no ostíolo do figo e ficam lá enquanto ele cresce e os que conseguem sair dessa proeza acasalam e reproduzem-se. Os insectos que não conseguem escapar acabam por se desfazer no fruto e sem os enzimas que se transformam em proteínas o fruto apodrecia e não seria tão rico e saudável. O figo que tem o nome de moscatel e tem aquele delicioso paladar, é especial. Também temos a mosca tsé-tsé, que provoca a doença do sono e outras que dão uma picada fatal, mas são imensas as variedades e era difícil falar de todas. Há odores que as atraem a três mil metros ou mais, vejam só. A história por hoje já chega, mas com bastante informação para guardar e ficarem a conhecer pelo menos a mosca doméstica a mais banal mas há muito mais para aprender. Uma mosquinha que nos dá tanto que fazer, tão pequena, e um historial tão grande! Ó moscas atrevidas vão-se lavar, deixem-nos em paz, têm asas ponham-se a voar.

 
Autor
Volena
Autor
 
Texto
Data
Leituras
761
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
20 pontos
10
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Chou
Publicado: 27/02/2017 12:05  Atualizado: 27/02/2017 12:05
Colaborador
Usuário desde: 01/02/2017
Localidade:
Mensagens: 540
 Re: A mosca (musca, de seu nome próprio)
G osto de observar à perfeição da natureza em seus feitos, onde até o que parece degenerativo de algum jeito sustentável reconstrói. A senhora dona mosquinha é exemplo desse mecanismo fascinante à qual assegura à vida sob à terra.


Enviado por Tópico
Semente
Publicado: 27/02/2017 13:57  Atualizado: 27/02/2017 13:57
Membro de honra
Usuário desde: 29/08/2009
Localidade: Ribeirão Preto SP Brasil
Mensagens: 8560
 Re: A mosca (musca, de seu nome próprio)
Uauu, a Vólena além de excelente poetisa é uma cronista sensacional, com informações bastante úteis sobre essa indesejada sra Musca.

Aqui nós a chamamos de "varejeira". E além das informações que a amiga nos deu, sabe-se que essas nojentas quando ataca a espécie humana, causa danos irreversiveis.

O grande Hospital Escola da Faculdade de Medicina em minha cidade, ( Hospital das Clínicas) tem relatos de casos com pessoas, geralmente dos campos e fazendas, que tiveram internação imediata para a retirada dos ovos depositados nos ouvidos, couro cabeludo, pés e outras partes do corpo. Um horror, Vólena.

Como bem disseste, uma mosquinha que nos dá tanto que fazer e uma história tão grande. De pensar que vivem apenas 12 dias, e botam de 500 a 800 ovos!!!

Parabéns pelo texto, amiga amada. Todo cuidado é pouco!

Bjos de luz !!

Open in new window


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/02/2017 15:06  Atualizado: 27/02/2017 15:06
 Re: A mosca (musca, de seu nome próprio)
Grande Volena! Deu-nos uma lição e tanto! além de um texto muito bem escrito.Obrigada pela aula.

Tão belo o saber, que nunca ocupa lugar!

Beijo amiga!


Enviado por Tópico
Juanito
Publicado: 27/02/2017 19:51  Atualizado: 27/02/2017 19:51
Colaborador
Usuário desde: 26/12/2016
Localidade: España
Mensagens: 3097
 Re: A mosca (musca, de seu nome próprio)


Enviado por Tópico
Juanito
Publicado: 27/02/2017 19:55  Atualizado: 27/02/2017 19:55
Colaborador
Usuário desde: 26/12/2016
Localidade: España
Mensagens: 3097
 Re: A mosca (musca, de seu nome próprio)
Lindo, minha amiga!!
Adorei esse relato das moscas!!

Meus parabéns.
Grande abraço.