https://www.poetris.com/
 
Poemas -> Tristeza : 

ADEUS

 

A Volena partiu aos 93 anos.
Deixou-nos uns últimos versos para partilhar com a família
e com todos os amigos e leitores do “Luso-Poemas”.
Um obrigado a todos
A família


Senhor Jesus!
Mãe Maria

Pai eterno, meu Senhor
desasai de Vossas mãos
meu corpo sem valor,
A minha alma sofre
por Vos ter ofendido
perdoai, em minha morte.
Nunca Vos quis magoar
sabeis, melhor, tudo o mais
e só Deus para julgar!
Desculpai, tanto Vos pedia.
O sofrimento era muito também,
só rezando um pouco se esvaía
olhando a ternura da Vossa Mãe.
Lego ao Vosso olhar protector
amados, filhos, netos, e bisnetos
a quem deixo Todo o meu Amor.
À família e amigos, grata amizade
a quem desejo um dia abraçar
quando juntos na Eternidade!
Vou feliz, dêem-me um sorriso!
Adeus, beijinhos para todos
E muito juízo …
Lena

 
Autor
Volena
Autor
 
Texto
Data
Leituras
778
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
40 pontos
16
4
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 09/09/2019 01:10  Atualizado: 09/09/2019 01:10
Colaborador
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 16306
 Re: ADEUS

Ainda acho que é uma pegadinha! Vó marota, como posso sorrir de uma notícia dessas?
Apesar de nos deixar versos tão lindos em sua partida é uma triste despedida!
Boa viagem e me desculpe, pois hoje não posso te dar um sorriso! Hoje não...
Que Deus conforte a família e os amigos!
Já estou sentindo muita saudade, vó!
Beijinhos!
Janna(neta)

Enviado por Tópico
Upanhaca
Publicado: 09/09/2019 01:51  Atualizado: 09/09/2019 01:51
Colaborador
Usuário desde: 21/01/2015
Localidade: Sol Poente
Mensagens: 6567
 Re: ADEUS
Custa, custa dizer adeus
A quem tantas almas
Soube amansar
Com suas palavras doces.
Adeus, adeus querida Vo,
Que Deus a tenha ao seu lado.

Meus pêsames à família enlutada.

Upanhaca

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/09/2019 04:15  Atualizado: 09/09/2019 04:15
 Re: ADEUS
Vó, o céu ficou mais doce com sua presença.
Saudades...

São nestas horas que percebemos que as pessoas queridas, infelizmente, não são eternas.

Os meus pêsames pela perda de de alguém tão especial.

Enviado por Tópico
Jorge-Santos
Publicado: 09/09/2019 09:19  Atualizado: 14/09/2019 12:24
Subscritor
Usuário desde: 24/02/2017
Localidade: Azeitão/Setúbal, Portugal
Mensagens: 2091
 ?

Enviado por Tópico
nereida
Publicado: 09/09/2019 12:47  Atualizado: 09/09/2019 12:47
Colaborador
Usuário desde: 27/08/2017
Localidade: São Paulo
Mensagens: 1401
 Re: ADEUS
Minha querida amiga, como sorrir depois de sabermos que não estará nos presenteando com sua presença amiga ,doce e gentil sempre!
Va em paz querida, um dia terei o prazer de te conhecer ,aonde estiveres.
Vai fazer falta amiga.
Até breve!Open in new window

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/09/2019 13:20  Atualizado: 12/09/2019 12:13
 Re: ADEUS
as minhas desculpas... as minhas sinceras condolências à família.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 10/09/2019 15:48  Atualizado: 10/09/2019 15:48
Membro de honra
Usuário desde: 08/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 15186
 Re: ADEUS
Snif! Acabou com meu dia de hoje. Vai em paz, Vó!

Enviado por Tópico
kirinka
Publicado: 10/09/2019 15:52  Atualizado: 10/09/2019 15:52
Colaborador
Usuário desde: 17/03/2015
Localidade:
Mensagens: 786
 Re: ADEUS
Com tristeza, ainda assim
ofereço o meu Sorriso!

Até já

Luka

Enviado por Tópico
Maryjun
Publicado: 12/09/2019 03:45  Atualizado: 12/09/2019 03:45
Membro de honra
Usuário desde: 30/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 6608
 Re: ADEUS
A minha doce e querida Volena...
Partiu para um mundo desconhecido. Deixando muitas saudades. Sempre amável comigo. Guadarei no meu coração. Hoje descansa nos braços do Pai.
Grata aos familiares por nos fazer conhecer. Ela era muito amada! Que Deus abrace a alma de cada um de vocês.

Um abraço fraterno,
Mary Jun
Open in new window

Enviado por Tópico
boxer
Publicado: 12/09/2019 08:27  Atualizado: 12/09/2019 08:27
Colaborador
Usuário desde: 21/01/2009
Localidade:
Mensagens: 762
 Re: ADEUS
.
Recebo com tristeza esta notícia e envio sinceras condolências à família.
Tive o prazer de trocar várias mensagens com esta poetisa de voz doce e coração quente.
Presto-lhe homenagem com uma canção de Daniel Johnston, que também nos deixou ontem:

True love will find you in the end
You'll find out just who was your friend
Don't be sad, I know you will
But don't give up until
True love will find you in the end
This is a promise with a catch
Only if you're looking can it find you
'Cause true love is searching too
But how can it recognize you
If you don't step out into the light, the light
Don't be sad I know you will
Don't give up until
True love will find you in the end



Enviado por Tópico
kripy
Publicado: 13/09/2019 23:01  Atualizado: 13/09/2019 23:01
Colaborador
Usuário desde: 26/05/2010
Localidade:
Mensagens: 3001
 Re: ADEUS
Minha vó linda como me podeste deixar? Teu " Neto" Kripy vai sentir mt a tua falta... Uma crueldade sentir tanto a sua falta.. Beijão enorme de teu neto que te vai adorar para sempre 😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😗😘😘😘😗😘😗😗😘😘😘😘😘😘

Enviado por Tópico
Eureka
Publicado: 23/09/2019 12:39  Atualizado: 23/09/2019 12:39
Colaborador
Usuário desde: 02/10/2011
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4260
 Re: ADEUS P/ FAMILIA DE VÓLENA
Querida Família de Helena de Pina Manique/Vólena,

Sabia que este dia haveria de chegar mas, mesmo assim procurei sempre, não me deter nesse pensamento.
Eu sei, que por egoísmo, eu não queria que essa querida amiga, pudesse um dia nos deixar, sem ela, aqui no Mundo terreno... assim é frequentemente com muitas pessoas, quando encontram uma alma muitigenerosa, que se detem sempre com o vagar sábio, que uma idade avançada lhe confere, junto a nós comuns mortais, com palavras diferentes, belas mas diferentes. Diferentes porque Vólena sempre privou connosco de forma muito diferente que qualquer outro ser humano, neste site.

Procuro não me alongar ( meu grande defeito), mas teria ainda tanto para dizer a essa Senhora tão sábia e minha amiga ( eu também Helena/Lena). Em suas palavras encontrei sempre semelhanças no “falar” próprio da Sua geração, a que pertencia também minha querida mãe. Por isso e, por tudo o que Vólena aqui nos deu com todas as suas palavras em seus comentários e em seus versos insuperáveis, eu procuro veementemente não me deixar chorar e entristecer em demasia, lembrando suas palavrinhas sempre nos contando que almejava chegar perto do seu querido amor, que havia já partido, e que com ele haveria de se juntar num jardim lindo de muitas flores e amores.
Esse ensinamento, para mim foi muito importante: o de aceitar o que Deus nos destina, na hora certa.

Para Vós que são os seus familiares, eu envio pedaços do meu coração, plenos de muito louvor e amor no reconhecimento da pessoa tão extraordinária que sempre se mostrou a todos nós aqui no Luso Poemas, pela oportunidade maravilhosa de ter conhecido um pouco de Helena de Pina Manique, Vólena, Amiga, Poeta em rigor da expressão, uma Mulher integra e um exemplo de Vida.

Muito Obrigada

Maria Helena dos Reis Rodrigues / Eureka
23 Setembro 2019

Enviado por Tópico
ALFA
Publicado: 29/09/2019 18:40  Atualizado: 29/09/2019 18:40
Colaborador
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 880
 Re: ADEUS
Só agora tive conhecimento deste tao triste desenlace

Tenho os olhos rasos d’água
Per estas angústias tamanhas
Nunca saberei apagar a mágoa
Que me queimam as entranhas.

No tempo que aqui andei criei com a Vólena laços muito fraternos através de uma intensa interação. Não consigo descrever o que me vai no coração, na alma!
Para a Família as minhas profundas condolências, extensivas a todos que com ela privaram e dela gostavam.

Querida VÒLENA,

Como sabe nunca tive juízo
Fruto deste meu pouco siso
Mas as palavras que finalizo
É que está no ditoso paraíso.

Lágrimas, sem juízo.

Enviado por Tópico
Mcris
Publicado: 06/10/2019 03:52  Atualizado: 06/10/2019 03:52
Super Participativo
Usuário desde: 17/11/2017
Localidade:
Mensagens: 126
 Re: ADEUS
Sentindo saudades, ainda não acreditando. mto triste

Meus sentimentos a família.

Enviado por Tópico
IsabelRFonseca
Publicado: 25/10/2019 22:08  Atualizado: 25/10/2019 22:08
Colaborador
Usuário desde: 25/05/2013
Localidade: Algures em Portugal
Mensagens: 2767
 Re: ADEUS
Minha querida poetisa
Que um dia talvez tenha o prazer de a conhecer
Esteja onde estiver

Que Deus tenha a sua alma em paz
Até sempre poetisa Volena

Enviado por Tópico
DeboraSilva