Frases e Pensamentos : 

NUMA SITUAÇÃO NORMAL...

 
A energia que os anos trazem é directamente proporcional à perda de faculdades físicas e ao aumento das faculdades mentais

F.Serra
Open in new window

 
Autor
F.Serra.Pintor
 
Texto
Data
Leituras
670
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
25 pontos
13
2
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/07/2017 14:09  Atualizado: 05/07/2017 14:09
 Re: NUMA SITUAÇÃO NORMAL...
Talvez tenha razão


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/07/2017 14:35  Atualizado: 05/07/2017 14:35
 Re: NUMA SITUAÇÃO NORMAL...
ilusão

quebro meu silêncio auto-imposto pra comentar sobre a pintura do gênio Albert Einstein. Frequentemente vemos gênios retratados em sua maturidade, não? Einstein, Newton, Beethoven, Bach, Platão, todos com longas barbas ou cabeleiras brancas ou ainda nenhuma, talvez desgastada por tanto pensar, não?

Só que é ilusão: os trabalhos que lhes deram fama foram escritos na juventude. É na flor da idade que o gênio realmente se inflama. A idade avança e tudo que lhes resta é colher a fama e dar aquele polimento extra às velhas glórias. É raro conseguir alguma nova descoberta na maior idade, principalmente em campos que exigem muita agilidade mental e concentração, como a matemática. A mente se desgasta.

Se não me engano, Einstein tinha por volta de 21 anos quando elaborou a teoria da relatividade que abalou a ordem da física clássica Newtoniana. Anos mais tarde ajudaria um grupo de jovens a elaborar a física quântica e o novo modelo teórica da matéria. Mas o mérito maior é dos jovens, seu papel foi mais de crítico.

Enfim, é um campo que gosto. E vamos polindo... rs


Enviado por Tópico
Semente
Publicado: 05/07/2017 15:31  Atualizado: 05/07/2017 15:35
Membro de honra
Usuário desde: 29/08/2009
Localidade: Ribeirão Preto SP Brasil
Mensagens: 8560
 Re: NUMA SITUAÇÃO NORMAL.../ PARA F.SERRA.PINTOR
..."aumento das faculdades mentais" com a perda das forças físicas, interpreto como sendo aquela condição não comum a todos, mas em seres especiais que trazem em si uma bagagem de grande sabedoria, inteligência analítica e emocional, conquistadas às custas de muita observação da vida e das pessoas, aliando a teoria às vivências, onde se situaram como partícipes das situações trazidas pela vida, com seus desafios e soluções, exercitando suas capacidades e talentos.

"Numa situação normal"... O que é uma situação normal, senão a generalidade ?

O que se percebe, excetuando as doenças, ou psicopatias de difícil cura, e males outros, que muitos ao perderem as faculdades físicas, morrem em vida, "quando finda o sonho ao chegar a velhice", os que se demoraram na teimosia em não buscar o que podia motivá-los , e assim, não exercitando esse labor, quando estavam no auge das possibilidades físicas, o mundo mental, é como uma casa velha e vazia...

Seu pensamento aqui, querido Serra, é instigante para o leitor atento, excelente para exercitar o raciocínio, a inteligência análitica e emocional. Gostei !!

Beijinhos







Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/07/2017 11:30  Atualizado: 10/07/2017 11:30
 Re: NUMA SITUAÇÃO NORMAL...
O que falta hoje é mentalizar coisas para se tornem verdadeiras coisas