Crónicas : 

SEXORAMA

 
Tags:  CRÔNICO  
 
SEXORAMA

Do Latim [ SEXUS ], «gênero» estado de ser macho ou fêmea”, relacionado a SECARE, “dividir, cortar”, pois ele divide a espécie humana em duas partes. Do grego [ HÓRAMA ], «espetáculo» exibição aos olhos, visão.

Entre o erótico e o pornográfico, a exibição do acto sexual para um público é tão antigo quanto a criação de imagens. Atravessando a história do desenho, da pintura, da fotografia, do teatro e do cinema, a representação do sexo enquanto forma de excitação expressa a busca do prazer como parte da satisfação existencial do ser humano e mesmo como uma forma de saber. Sim, sexo não é apenas algo para se fazer; é algo para se ver de fora. Sexorama, portanto, seria a espetaculização do sexo. Quando isso ocorre de forma considerada expressiva — logo, seguindo conceitos estéticos e exigindo-se intenções de sentido — a sensualidade dos corpos em movimento pode ser considerada uma obra de arte. Ou senão, no pior das hipóteses, mais um produto da indústria cultural.

Muito além de voyeurismo, assistir pessoas transando é sobretudo uma forma de projeção da própria personalidade e prazer n’aqueles que encenam uma relação diante de olhos alheios. Há curiosidade; há intimidade, mas há também vergonha de ser visto vendo. Afinal, desnudar-se é ainda expor-se. A grande dificuldade de encenar o sexo está em revelar mais de si do que o desejável. A personagem pode até ser uma oportunidade para ser quem se deseja, mas também mostra o ser que se é. A máscara do actor tem de ser cada vez mais ajustada à face até que seja imperceptível sob pena de revelar uma canastrice broxante. Fingir com sucesso excitação é quase impossível. Por isso, talvez, é tão decepcionante que o ser humano não seja uma máquina sexual.

Assistir a sem-vergonhice dos outros acaba sendo pretexto para a própria sem-vergonhice. Até porque, a transa de terceiros sempre parece mais interessante… Os horizontes sexuais se expandem e as possibilidades se tornam quase infinitas. Ao menos na fantasia de quem assiste! O espetáculo que o expectador tem diante de si, relegando seu ponto de vista ao de uma espécie de mosca que adentra a intimidade de pessoas nuas e participa d’aquela experiência sem interferir n’ela pode ser entretenimento adulto, como querem alguns, mas é sobretudo uma fruição emocional. O objectivo é sentir sem correr riscos; Ousar ser quem não se deve para abstrair, por meio do outro, o prazer que outro sequer teve. Sim, o sexorama, em todas suas formas históricas, permitiu a homens e mulheres esse outrar-se n’aquele e aquela que gozam ao ponto de se questionarem se não estavam negligenciando um aspecto importante da existência ao buscarem se adequar a padrões sexoafectivos impostos pelos costumes e fixados pelas religiões. Sem a co-experiência do sexo mediante a arte, a caretice provavelmente não seria sequer questionada. Não é à toa que a censura às várias formas de sexorama seja a tônica de boa parte das políticas públicas de controle de accesso à informação em sistemas autoritários.

De facto, sexoramas são e foram criminalizados como incitadores de comportamentos inadequados àqueles que se encontravam celibatários ou em relações monogâmicas tradicionais. O espetáculo em si já era algo criminoso: Produzir encenações de relações sexuais para a contemplação de terceiros… — “Que sentido poderia haver n’isso senão perverter as relações humanas sadias? “ — diziam. Não obstante, graças à curiosidade humana sobre “o que os outros estão fazendo” o conceito de relações sadias foi relativizado e o carimbo de PERVERSÃO ficou restrito às relações que realmente prejudicam física e emocionalmente os envolvidos na encenação. Por via de regra — e os artistas do sexo não se eximem de seguir regras — obras que incluam menores, estupro e abuso de animais (isto é, sexo sem consentimento racional responsável) são, sem sombra de dúvidas, ilegais.

Entre o ilegal e o imoral, porém, há uma imensa distância que, inclusive, parece aumentar a cada dia. Moral é aquilo que se considera certo ou errado tendo em vista os costumes d’uma colectividade. O que se percebe é que, também por causa das provocações de sexoramas, os costumes mudam. Ainda que essas mudanças possam ser condenadas por conservadores e religiosos. Nas sociedades contemporâneas, o indivíduo aceita cada vez menos ingerências externas sobre suas práticas sexuais, rindo do inferno prometido a eles pelos crédulos e denunciando o preconceito dos raivosos. Na guerra audiovisual entre narrativas piedosas e sacanas por índices de audiência, mesmo com as limitações legais de faixa etária, a sacanagem parece ganhar sempre. Isso é um sinal dos tempos e, com toda a certeza, inspira os crentes a implorar o apocalipse. Até este momento, contudo, em vão.

Espetáculo por excelência, o sexo — não a religião — faz as pessoas felizes.

Belo Horizonte — 28 01 2020



Ubi caritas est vera
Deus ibi est.


 
Autor
RicardoC
Autor
 
Texto
Data
Leituras
405
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.