Poemas : 

Do tempo de outros tempos

 
De vez em quando, lá vinha a Tia Xica a subir a calçada com uma caixa de madeira à cabeça e que a rodilha ajudava a equilibrar - "Sardinha... quem quer sardinha? Olhem que é tão fresquinha!" - Vendia-se à meia-dúzia e à dúzia a maior, ou então ao quarteirão se fosse daquela miúda que era boa para embrulhar na farinha e deitar à frigideira.
De maneira que, de vez em quando, para acompanhar os pimentos fritos, uma sardinhita assada nas brasas do lume em cima de uma fatia de broa e um pinguito de vinho palheto para empurrar. Chamavam-lhe o "Jantar", ainda que pouco passasse do meio-dia. Outras vezes comia-se à ceia, pra môr de compôr o estômago antes de se ir prá cama.
A Ti Guilhermina nem sardinha nem nada... Depois de deitar o almoço na mesa aos seus lá de casa, metia uma côdea de broa seca na algibeira do avental e abalava a pé prá Deguimbra. Seria quê? Umas boas duas horas de caminho por entre pinhais onde um carreiro coberto de caruma e raízes a saltarem das pedras. Diz que por lá a rega do milho que já tardava, a não a deixar descansada...
A minha avó contava-me que noutros tempos, quando era mais nova e as pernas ainda lhe não doíam e caminhavam bem, costumava ir buscà-las ao mercado de Côja e punha-as a secar dentro de um cesto, em cima de uma carqueja, pendurado na trave da sala. Haveriam de dar para todo o mês, entremeadas com o porquito arrecadado na salgadeira...
E tudo isto num tempo em que uma sardinha se dividia por três!

Cleo


*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...

Após quase dez anos de ausência deste lugar onde aprendi a dar os primeiros passos, cá estou eu de volta, agradecendo o convite que me foi feito e ao qual tentarei responder na medida do meu vagar... Bem hajam!
 
Autor
cleo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
333
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
5
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Valdevinoxis
Publicado: 31/01/2023 14:39  Atualizado: 31/01/2023 14:39
Administrador
Usuário desde: 27/10/2006
Localidade: Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2096
 Re: Do tempo de outros tempos
Ai está ela. Não era preciso convite, Cleo. A porta estava aberta. é um gosto ver-te aqui. Também eu andei longe e quero muito voltar a este perto. Perdeu-se muito neste hiato.
Há muitos anos, andava eu com a máquina fotográfica a escrever fotografias e, eis que leio aqui uma que não é minha. Muito boa, a forma descritiva desta vivência de outros tempos. Gostei muito do texto e, mais ainda, de te ver aqui.

Uma boa filha, à casa torna . Bem regressada.


Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 31/01/2023 15:06  Atualizado: 31/01/2023 15:06
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1906
 Re: Do tempo de outros tempos
Vá lá, uma prosa como deve de ser...
Os nossos avós e os carreiros de caruma,...

Abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/01/2023 16:03  Atualizado: 02/02/2023 20:17
 Re: Do tempo de outros tempos
"O Feitiço do Tempo"