Textos -> Natal : 

DESNATALIZAÇÃO

 
Tags:  Boasfestas    desnatalização  
 
.
.
.
Por mais que eu tente desviar meu pensar, os ruídos das guerras teimam habitar meus sonhos. Perdeu todo sentido para mim querer fomentar quaisquer festejos de caráter religioso, pagão, ou outros lá que sejam que me desvie mesmo que momentaneamente da realidade. Meu olhar e sentir são bombardeados a cada flash noticiado, e, me ponho em destroços fumegantes como o de tantos seres humanos, vítimas sepultadas sem honras sob os olhares distantes daqueles com seus discursos fartos, mas claramente desinteressados de levantarem um definitivo e honesto grito de "Não", 'Basta', 'Paz'. Já em Terras Brasílis, as próximas e as afastadas de mim, ouço enxurradas de egos inflados e umbigos estufados de tantas afirmações mentirosas e narrativas absurdas avivadas por uma claque aliciada emburrecida, contratada com dinheiro dos brasileiros de bem e dos idiotizados também, artifício para uno fim, continuarem ludibriando o povo, encobrindo gastos com oba obas turísticos, festas regadas de fartura, vida faraônica, mas, nos empurrando migalhas de abóbora pela guela... O caos advindo do jogo fraudado, da hipocrisia e da traição escancarada diuturnamente no bojo das massificadas propagandas pagas com o dinheiro suado dos brasileiros, num turbilhão de desmandos inconstitucionais, gastos fúteis e corrupção consentida e incentivada pelas instituições que deveriam nos defender... Triste ver meu país voltar a ser delapidado por um desgoverno criminoso. Teremos Natais incertos, pois vão tentar nos afastar, proibindo-nos de valores seculares: Boas Festas, Deus, pátria e familia...

 
Autor
ZeSilveiraDoBrasil
 
Texto
Data
Leituras
214
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
32 pontos
12
2
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Dirose
Publicado: 12/12/2023 11:13  Atualizado: 12/12/2023 11:13
Membro de honra
Usuário desde: 02/08/2023
Localidade:
Mensagens: 111
 Re: DESNATALIZAÇÃO
Senti que o tema aqui desenvolvido não vem de uma reflexão simplória, há um quê inequívoco de emoção verdadeira, que me cativou, e emocionou-me enormemente. Boas Festas pra ti, poeta, com todo esse amor que te habita.

Di


Enviado por Tópico
Robertojun
Publicado: 13/12/2023 19:32  Atualizado: 13/12/2023 19:32
Membro de honra
Usuário desde: 31/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2292
 Re: DESNATALIZAÇÃO
Olá, ZeSilveiraDoBrasil. Parabéns pelo belo texto.
Ah, obrigado pela visita e sugestão à minha última. postagem.
Abraço,


Enviado por Tópico
Mcris
Publicado: 15/12/2023 16:49  Atualizado: 15/12/2023 16:49
Da casa!
Usuário desde: 17/11/2017
Localidade:
Mensagens: 240
 Re: DESNATALIZAÇÃO
Querido Zé, sua sensibilidade é impar, visualizei o mundo nessa desnatalização, uma estranha sensação invade a alma, uma desesperança na humanidade, uma dor sem nome, diante de tudo o que esta acontecendo nesse nosso mundo. Parece que vivemos numa matrix, sem a percepção do que somos, onde estamos e a que mundo pertencemos. Uma vontade acordar e ver que toda essa injustiça humanitária é irreal.


Um grande abraço com carinho e admiração.


Márcia.


Enviado por Tópico
GabrielaMaria
Publicado: 17/12/2023 13:24  Atualizado: 17/12/2023 13:24
Membro de honra
Usuário desde: 04/09/2022
Localidade:
Mensagens: 1056
 Re: DESNATALIZAÇÃO
.

O seu poema é difícil de comentar, sempre prezo o respeito, embora penso ser um protesto.
O natal a meu ver foi um arranjo político, religioso e financeiro. O papai noel gordinho, branco e de olhos azuis representa a elite da população e que alguns é muito pouco generoso.
Quanto a religião não é de estranhar que em cada povo existem deuses parecidos com seus anseios e aparências.
A união da política com a data parece uma promessa iguais a todas as outras.
Realmente a Bíblia pode ser uma farsa, mas quem escreveu teve o cuidado brilhante de não colocar data e nem aparência, os cientistas podem supor mas o comportamento da natureza não parece mais com toda estabilidade.

Boas festas para você e desejo tudo de bom e que algum dia possamos adorar os sentimentos, como fazemos na poesia, abraços.


Eu vou pelos resultados e não importo muito pelos meios e que Deus possa nos abençoar.


Enviado por Tópico
MarySSantos
Publicado: 19/12/2023 16:14  Atualizado: 19/12/2023 16:14
Usuário desde: 06/06/2012
Localidade: Macapá/Amapá - Brasil
Mensagens: 5735
 Re: DESNATALIZAÇÃO
A principio se formos analisar todos os "natais" anteriores, os quais nossa memória alcança, tal festividade nunca teve sentido, considerando o que ela propõe: amor, fraternidade, união, confraternização. A confraternização que se exibe na data em pauta, percebe-se que há fartura em algumas mesas que não alcança a mesa de todos... pelo menos daqueles que as possuem pois uma grande parcela nem este móvel tem; ocorrem abraços que não se estendem a todos!
Tento viver e compartilhar os natais que existem em mim, independente daqueles que vivem-los contrariamente do que vivo e sinto; não é fácil pois existem situações que fogem da possibilidade, mas tento ofertar um pouco do natal, independente da política, do racismo, do preconceito, do esnobismo e da ostentação que se destacam mais a cada "Natal" que chega, do que o verdadeiro significado da data.

Como sempre, um texto bem escrito para uma data que nunca se apagará no tempo, pois gera muito capital! Parabéns, Zé!

Um abraço natalino

Maria


Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 21/12/2023 18:20  Atualizado: 21/12/2023 18:20
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3101
 Re: DESNATALIZAÇÃO p/ ZeSilveiraDoBrasil
Brasil, Mundo, Portugal, esquerda, direita, direito, dever, corrupção, correcção... estranho este chão que pisamos onde a guerra não morre e a paz não nasce. Sou desconfiado por natureza e, por natureza, confio em excesso. O Natal, no minha óptica, é puramente comercial e capitalista, já o estábulo (a ter existido) pobre e socialista. Mas ao espelho tudo muda, o estábulo passa a ser uma mansão revestida a ouro e a época... cada vez mais comercial. Sim, devia existir uma desnatalização a partir de uma certa idade, ser Natal apenas até que todas as crianças cresçam.

Abraço amiguirmão