Crónicas : 

EU, POR MIM MESMO, OU RAIO X DO POETA QUANDO LOUCO

 
"A autobiografia de um poeta são seus próprios poemas. O resto é suplementar."
Eugênio Evtuchenko, in Autobiografia Precoce

Nasci em São Paulo, na rua Frei Caneca, no dia 6 de agosto do Ano da Graça de 1956, quarta-feira, nove e quinze da manhã. São Paulo ainda era uma cidade respirável. As pessoas podiam sair na rua a qualquer hora, sem o risco de serem assaltadas ou atropeladas. Sou filho único de uma família de classe média, que empobreceu. Meu pai era engenheiro e professor de matemática, talvez venha daí a minha aversão por números. Minha mãe dedicou a vida ao serviço público, talvez venha daí a minha aversão por gravatas, gentilezas e bajulações. Por pouco não me tranquei num mosteiro beneditino. Felizmente conheci mulher a tempo e me salvei. Na escrita, nunca fui talento precoce. A preguiça sempre falou mais alto. Na verdade, eu queria mesmo ser jogador de futebol, mas faltou habilidade. Aos 17 anos, entrei para a militância política, no Partido Comunista Brasileiro.Era preciso gritar contra a ditadura que maculava de sangue o chão do meu país. Eu não entendia nada de política, como não entendo até hoje, mas sabia que era preciso gritar. E gritei. E fui preso algumas vezes. Aos 19 anos, por absoluta falta de opção, ingressei no jornalismo profissional. Passei por quase todas as redações de jornais e revistas. Escrevi um programa de TV. Cheguei a me prostituir em assessorias de imprensa de dois governos canalhas. Precisava sobreviver. Na poesia, acho que minha escola é a que vem logo depois da chamada Geração Marginal de 1970, formada por poetas como Ana Cristina Cesar - o grande amor da minha vida, que eu não conheci -, Wally Salomão, Torquato Neto e Isabel Câmara, além do curitibano Paulo Leminski - para mim uma espécie de eterno guru. Estes poetas todos, por trágica coincidência, morreram cedo. Só Bel Câmara durou um pouco mais. Detesto grupos literários e poetas declamadores. Poesia é para ser lida, de preferência a sós. Adoro bares de quinta categoria, onde posso falar de futebol, entre goles de bebidas ordinárias e porções de linguiças e torresmos, que castigam o fígado, mas fazem um bem danado à alma. Amo a poeta Adriane Bonillo, que ainda me segura na vida, com seu sorriso de menina levada. Sou um socialista que, de vez quando, acredita em Deus. Tenho profunda admiração pelos santos Francisco de Assis, o pai dos hippies, e Teresa de Ávila, mulher corajosa, um dos maiores nomes da Literatura Universal. Gosto muito do que escrevo, do contrário não seria idiota em publicar. A modéstia é a hipocrisia vestida de marinheiro. Trajo-me muito mal, geralmente de sandálias, camiseta e calça jeans, quase sempre rasgada. Dizem que sou irreverente. Não acho. Meu negócio mesmo é sair pela madrugada me procurando, sempre me procurando.E é aí que o perigo mora. De repente eu me encontro e acabo com tudo. Melhor deixar como está.

_____________


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
1233
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Ledalge
Publicado: 17/05/2008 18:41  Atualizado: 17/05/2008 18:41
Colaborador
Usuário desde: 24/07/2007
Localidade: BRASIL
Mensagens: 6868
 Re: EU, POR MIM MESMO, OU RAIO X DO POETA QUANDO LOUCO
BOM SABER DE DETALHES DA TUA PERSONALIDADE E PREFERÊNCIAS DE VIDA. EU JÁ DECLAMEI CERTA VEZ NA FACULDADE DE LETRAS O POEMA " SER POETA", E NÃO É QUE FIQUEI EM 2º LUGAR? FUI COM UM VESTIDO PRETO COMO VIÚVA, COM UMA FLOR À MÃO E SOLTEI O VERBO. SÓ NÃO GANHEI, CREIO EU, PORQUE A OUTRA MOÇA ERA ATRIZ E CANTORA E CANTOU O POEMA DELA. SABE DE UMA COISA? TAMBÉM NÃO GOSTO DE DECLAMAR, CANTAR É BEM MAIS ESTIMULANTE. UM BEIJO NO CORAÇÃO, SORTE,PAZ, AMOR, TORRESMOS, AMIGOS E VIDA!!! PRECISA DE MAIS?
NÚRIA



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/05/2008 18:59  Atualizado: 17/05/2008 18:59
 Re: EU, POR MIM MESMO, OU RAIO X DO POETA QUANDO LOUCO
Julio, gostei muito de ler este texto.
Há um Homem nas avenidas de vida deste texto, que se dá ao leitor, envolvido de coisas simples.
Já conhecia alguns passos deste teu caminhar, por isso bebi este texto feliz da vida, contigo.
O poeta Julio Saraiva é de facto meu irmão, porque nos une o sangue universal da palavra, mesmo que o mundo todo, a cada dia se torne uma espécie de Bar de quinta categoria.
Um abraço.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/05/2008 20:52  Atualizado: 17/05/2008 20:52
 Re: EU, POR MIM MESMO, OU RAIO X DO POETA QUANDO LOUCO
"Gosto muito do que escrevo, do contrário não seria idiota em publicar."

"Meu negócio mesmo é sair pela madrugada me procurando, sempre me procurando.E é aí que o perigo mora. De repente eu me encontro e acabo com tudo. Melhor deixar como está."

rs...Caro Júlio, parabenizo a sua coragem de expor seu "raio x", vc demonstra fimerza e sempre sustenta o que diz. Eu só espero que vc não seja sonâmbulo e saia pela noite te procurando...rs (estou brincando).

Fico bastante surpresa quando encontro pessoas, como vc, que demonstram sua autenticidade, sem generalizar ou se esconder atrás das palavras. Isso demonstra um valor ético e singular que observo aqui nesse texto e em outros que já li de ti. Meus sinceros parabéns. Gosto e admiro seu modo de ser.

Agradeço pela oportunidade de compartilhar conosco, um pouco desse universo que é Julio Saraiva.

bj.