Textos -> Crítica : 

Cinema: Turistas

 
TURISTAS
Veja o filme e aprenda como não fazer cinema

Maria José Limeira

Depois de enfrentar a irritação dos brasileiros, que fizeram uma campanha para boicotá-lo, e diante da reação negativa dos americanos que o consideraram um lixo, o filme “Turistas” voltou ao ponto do antes de ser já era: um fracasso de bilheteria aqui & algures.
Eu não aderi à campanha via-mail de bloqueio ao filme, porque acho que cada pessoa tem o direito de ver aquilo que quer e de emitir opinião sobre o assunto. Se eu não visse o filme, como saber se ele não presta?
Mas... Ser considerado um fracasso de bilheteria não se deve ao fato de ter sido bombardeado de todos os lados por gregos & troianos, na imprensa falada, televisada & escrita. O que acontece com “Turistas” é simplesmente isto: trata-se de um filme de segunda (tipo B), do gênero trash, com um argumento falso, fraco desempenho de atores, etc. E o pior, segundo especialistas: é um plágio rasgado de “O albergue”, outro filme do gênero terror cuja história se passa na República Tcheca.
A crítica brasileira se queixa de que o filme pretende vender uma imagem suja do Brasil no exterior, impedindo que estrangeiros incluam nosso lindo País em seus sonhos turísticos. Já a crítica americana recrimina a idéia passada pelo filme de que todo turista americano seria burro, por alugar veículo fora de uso para se deslocar de uma cidade a outra, e ainda enfocando americanos mochileiros que saem de seu país em busca de aventuras, com pouco dinheiro... A resenha da revista “Variety” (considerada a bíblia do cinema) pede aos espectadores estrangeiros que tenham apenas raiva do tal filme, lembrando que, ao contrário do que o filme demonstra, o povo americano não é tão burro assim. A revista, no entanto, não cita nem de longe a maneira grosseira como o povo brasileiro foi tratado.
“Se a estupidez fosse crime, esses estúpidos do horror barato levariam chicotadas por um bom tempo em Attica” (famosa prisão americana instalada em Nova York), disse o jornal "New York Times".
Mas, há quem o defenda, com o belo argumento de que o filme brasileiro “174” diz mais contra o Brasil do que “Turistas”:
- "Mudem a realidade do país para a imagem também mudar", diz o produtor Raul Guterres defendendo "Turistas" dos ataques que vem sofrendo.
O filme conta a história de um grupo de jovens americanos mochileiros que vêm ao Brasil a passeio e depois de um acidente automobilístico na estrada são vítimas de uma gang de tráfico de órgãos. Como cinema, não inova nada. Apenas copia os clichês das produções do gênero, misturando xenofobia, exploração sexual, sadismo e muito sangue.
..........

Ficha técnica:
Título original: Turistas / Paradise Lost.
Produção: 2006
Elenco: Josh Duhamel, Melissa George, Olivia Wilde, Beau Garrett, Desmond Askew.
Diretor: John Stockwell.
Roteiro: Michael Ross.
Género: Terror, Thriller, Aventura, Drama.
País: EUA.

Site Oficial
http://www.paradiselostmovie.co.uk/


 
Autor
MariaJoséLimeira
 
Texto
Data
Leituras
969
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/07/2008 07:38  Atualizado: 05/07/2008 07:38
 Re: Cinema: Turistas
Não conheço a fita (sabe de que estou falando?). Mas aprecio o seu profissonalismo, a lisura e elengãncia da crítica.Beijinho