Crónicas : 

Outubro - Natal dos Paraenses

 
 
Outubro tem cheiro e sons especiais. Na primavera há um cheiro de flor, pólen no ar. Belém em outubro toma ares diferentes, que começa em setembro quando as novenas e peregrinações de pequenas imagens de Nazaré nos lares se iniciam,preparando o fiel para a grande festa. Mas voltando aos ares, a cidade realmente fervilha. Shows de artistas da terra para todo lado, exposições, instalações artísticas tudo tendo como pano de fundo Nazaré e o Círio. Parece que a cultura aflora. Canta-se, dança-se e diverte-se muito.
O Círio tem isso, o dom de trazer um estado maior de alegria ao já alegre povo daqui.
A cidade se enfeita com tantas fitas coloridas (lembranças), com os brinquedos
de Mirití, cores alegres do Arrastão Ecológico do Peixe-Boi no sábado que antecede o Círio, as cores vibrantes Do Auto do Círio (Teatro de rua) na sexta à noite.
Muito mais cores, a cidade toda por onde passar uma das várias procissões de Nazaré fica com fachadas enfeitadas de flores, balões, há uma competição entre prédios, Órgãos Públicos, Bancos para a melhor decoração, apresentação em homenagem a Virgem.
Do Brasil, exterior, muitos vem, mas o grande volume de pessoas se acotovelando vem mesmo do interior do estado, pessoas que muitas vezes só viajam até Belém pelo Círio, como um ritual anual. Uma promessa que não cessa. Círio além de uma grande procissão de fé, o maior cortejo do Brasil em número de romeiros, é mesmo um ritual. Famílias se encontram, fazem um grande almoço de confraternização, marcado para depois da chegada da Berlinda a Basílica. Humildes e abastados reservam seu melhor, melhores vestes, para acompanhar ou pelo menos ver passar a santinha. Em meio a tantos eventos que culminam com o Círio no domingo, escolhe-se entre Romaria Fluvial, Romaria dos motoqueiros, Romaria rodoviária, Descida da imagem do Glória, missas solenes, os shows na Concha Acústica com cantores consagrados da música católica, a Transladação, procissão noturna que vai de Nazaré até a Catedral da Sé onde pernoita a Santa no sábado que antecede o Círio, Shows pirotécnicos tanto nas noites, como no dia do Círio, há mesmo que escolher do que participar.
Círio é mesmo celebração, Natal do paraense em outubro, encontro íntimo e pessoal de cada um de nós com a nossa própria fé. Emoção que transborda nos olhos, olhares de milhões de peregrinos dirigidos amavelmente em agradecimento ou súplica a Santa na Berlinda. Não há como não sentir.
Para nós ela é digna de muito respeito e admiração,devoção ardorosa e sincera.No entanto elos que nos unem nos permitem chama-la carinhosamente de : Naza, Nazarezinha, Nazica, Santinha, tamanha interação que há. Para nós, é a maior protetora. Digna do nosso amor.
Então, Viva Nossa Senhora de Nazaré!!!!



# Círio - o termo "Círio" tem origem na palavra latina "cereus" (de cera), que significa vela grande de cera.
Fitas colorida – Medidas de Nossa Senhora de Nazaré (semelhantes a medida do Bonfim);
Brinquedos de Miriti - Produzidos com o caule da palmeira do miriti, eles são pequenas obras de arte que reproduzem, em miniatura, a fauna, a flora e elementos da cultura amazônica.
Esses brinquedos regionais são leves e de fácil manuseio. O miriti facilita o corte e a pintura e o resultado são pequenos barcos, pássaros, cobras, bichos de vários formatos e tamanhos, confeccionados especialmente pelos artesãos de Abaetetuba (PA).



[size=large]Citando:
A felicidade é branca... O amor tem matizes que nos fazem ver o infinito..
.

O desejo de escrever persiste, por vezes em tons felizes, vibrantes cores, outras em tons pastéis. cor de pérola, mas o que importa é que não há r...

 
Autor
RoseaneFerreira
 
Texto
Data
Leituras
1275
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/09/2008 15:54  Atualizado: 18/09/2008 15:54
 Re: Outubro - Natal dos Paraenses
Roseane,

Fiquei feliz e orgulhosa com a tua prosa sobre nossa festa maior, O Círio de Nazaré. Já estou no aguardo de outubro chegar para "arrumar" minha casa para a Quinzena Nazarena.
Bjins no tucupi, Betha.