Crónicas : 

SÃO CRISÓSTOMO, DAI-ME PACIÊNCIA...

 
Ontem fui agendar os exames médicos, de praxe, dos cardiopatas e peguei a maior fila que tenho lembrança nessa minha existência. Tinha-se a impressão que toda a cidade ficara doente.
Pois bem, lá estava eu, na fila e em meio daquele vozerio que mais parecia uma ladainha de procissão e, eis que me acode a lembrança um caso parecido e acontecido com Manuel Bandeira, que me ajudou enganar o tempo.

Contou-nos, Manuel, em Flauta de Papel (1957), que também estava numa fila daquelas, numa tarde de sol quente, como as tardes que temos enfrentado, quando passou por ele Alceu Amoroso (católico convicto), e lhe informou: — Hoje é dia de S. João Crisóstomo, cuja principal virtude era a paciência.

Foi água na fervura. Manuel se agarrou com o santo e, até chegar à boca do distante guichê, foi enganando o tempo a recitar mudamente uma improvisada ladainha, que também não hesitei em repetir (o que me veio à lembrança):

Meu São Crisóstomo, dai-me paciência para nesta fila aguardar a minha vez com humildade e bom humor.

Aliás, dai-me também paciência para aturar outras filas desta cidade duplamente superlotada, principalmente, a mais iludida de todas, a qual é a dos que ainda esperam melhores dias para o Brasil.

S. João Crisóstomo, dai-me, igualmente, paciência para não dizer um palavrão quando nas festas de aniversário começam a cantar o Parabéns a você.

Meu bom S. João Crisóstomo, dai-nos paciência para ler até o fim os jovens críticos desta geração, porque os poetas, alguns me parecem ótimos, mas os críticos são de amargar.

Meu S. João Crisóstomo, dai-me a paciência de sorrir aos que me procuram para pedir a minha opinião sobre poemas de sua autoria ou da autoria do diabo que os carregue.

E acrescentei:

S. João Crisótomo, dai-me muita paciência para agüentar a arrogância dos políticos e politiqueiros, o caos do trânsito à hora do rush, e outras calamidades.

Mas não me dê paciência para suportar o BBB!

Isso é demais!
®Sérgio.

_______________________________
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.


RSérgio

 
Autor
RSérgio
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1946
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/02/2009 00:20  Atualizado: 07/02/2009 00:20
 Re: SÃO CRISÓSTOMO, DAI-ME PACIÊNCIA...
Agradeço a dica. Sou paulistana...rsrs
Não sou crítica de nada, sequer sei escrever direito, mas o seu texto é simplesmente genial! Aceite, humildemente, meus parabéns!
Carinho,
Márcia.

Enviado por Tópico
SOB_VERSIVA
Publicado: 07/02/2009 00:25  Atualizado: 07/02/2009 00:25
Super Participativo
Usuário desde: 01/02/2008
Localidade:
Mensagens: 107
 Re: SÃO CRISÓSTOMO, DAI-ME PACIÊNCIA...
Poeta RSérgio...
Andando por aqui, a alusão à tão secreta classe dos "cardiopatas" chamou-me a atenção!
E o resto do texto fez-me rir com gosto!
Especialmente a alusão desse famigerado poeta "o Diabo que os carregue"!
Estou registada no mesmo sindicato do seu semtido de humor...!
Continuarei a ler...Não hajam filas, senão a PDV obriga-me a usar o PDA, e as tarifas estão de matar qualquer potencial gargalhada!
Parabéns...