Textos -> Crítica : 

São os pobres que ajudam os pobres

 
São os pobres que ajudam os pobres



Caros amigos:
Há poucos dias estava pensando sobre uma coisa simples mais interessante. Poucas são as pessoas param pra pensar nisso.
Você caro leitor, já viu como o rico ajuda o pobre? E muito diferente das nossas ajudas, não é?
O que a gente vê são ricos promovendo campanhas em prol de alguma entidade, mas acabam é tirando dinheiro logo de quem? Normalmente é sempre dos mais pobres. Simplesmente fazendo cortesia com o boné dos outros.
Assistimos pela televisão campanhas e mais campanhas beneficentes como, por exemplo: O Teleton do SBT, Criança Feliz da Rede Globo, Devotos de Aparecida - Rede Vida, e vários outros. Acompanhe o meu raciocínio: mesmo que a arrecadação provenha de assalariados pobres, que sensibilizados com o apelo sacrificam à própria boca, diminuem o leite do filho para ajudar os necessitados, mas aparentemente o mérito fica com quem? Com o rico, é claro! É ele que detém o poder sobre a massa. Mas o que eu quero dizer está logo abaixo. (Que fique bem claro, os ricos que eu cito são com R maiúsculo).
É tanta gente pedindo que há poucos dias fiquei imaginando o seguinte: O Senior Abravanel (Silvio Santos) dono do SBT é milionário, não é? A família Roberto Marinho da Rede Globo e seus associados são milionários também, isso eu não tenho dúvida. A Rede Vida dos padres de Aparecida do Norte, como todos sabem, é uma Organização podre de rica. Muitas outras e outras que fazem esse tipo de campanha normalmente são super ricas.
Vamos começar pelo SBT. Se o Silvio Santos reunisse com os seus empregados todos os anos, de preferência os maiores assalariados. Se o Ratinho, Hebe, Gugú Liberato, a própria emissora, os grandes empresários do seu círculo, os cantores ricos que se apresentam e se todos colaborassem com uma parcela do seu faturamento anual o que significa uma mixaria para eles, estaria resolvido o problema da arrecadação para o Teleton em apenas quinze minutos. Não seria necessário tirar nem um centavo da boca daqueles que tanto precisam e acabam doando, porque o brasileiro é um povo abençoado por Deus e é facilmente sensibilizado. Nunca deixa de contribuir todas as vezes que é solicitado. Inclusive doa até para enricar governo ladrão. Você se recorda há muitos anos quando a população inteira do nosso país deu “Ouro Para o Bem do Brasil” Eu era um garoto, mas tenho na lembrança o povo doando alianças, brincos e anéis. Ficava banguela e bebia mingau, mas doava até os caquinhos dos dentes de ouro que lhe restavam na boca, que era muito comum na época. Tudo isso para ajudar o Brasil.
Anos foram passando e tudo continua na mesma. O dinheiro sumiu e o covil de ladrões continua. Não se falou mais nisso. Ninguém sabe, mas aquele dinheiro deve ter engordado à conta possivelmente de alguém que deu muitas gargalhadas às nossas custas. Com certeza deixou para a família um bom iate, na sua ilha particular. O brasileiro é tão ingênuo que não conseguiu entender que o “Ouro para o bem do Brasil” não era para o bem da nação, deve ser algum indivíduo que estava no poder e com certeza apelidado de “Brasil”. E não foi só isso! Por várias vezes o brasileiro foi mobilizado e todas às vezes que solicitado lá está o pobre assalariado de pé e à ordem pelo prazer de servir.
Criança Esperança da Rede Globo também é super interessante: Com uma pequena colaboração da família Globo e seus principais associados, empregados como, Fausto Silva (Faustão) e outros, seria desnecessário solicitar dos milhões de brasileiros pobres de toda nação que tiram muitas vezes cinco reais, que aparentemente nada significa para muitos, mas para um trabalhador que percebe mensalmente um salário mínimo, é totalmente cruel e desumano esse desfalque. Somente é conseguido por causa de uma equipe de técnicos em marketing que sabem como convencer e sensibilizar esse povo maravilhoso e humano que habita o território nacional. Sem esquecermos que além de ser tirado da boca de milhões de pobres, estamos enchendo cada vez mais os bolsos das campeãs de denúncias no Procon, cada vez mais ricas companhias telefônicas com essa quantidade de ligações (0500).
Não pára ai: o pior que já assisti é o da Rede Vida. Um padre simpático e de voz mansa se dirige ao povo humilde solicitando àqueles que têm fé, sejam um dizimista incondicional, na campanha do devoto de Aparecida e colaborador na construção da Basílica de Aparecida do Norte, doando um ou vários tijolinhos ao custo, na época, de 1.80 cada e que o valor poderá ser acrescido na sua já contribuição mensal. Quando em um dos seus programas tempos atrás - “Prazer em conhecê-lo”, o apresentador diz: -“Nossa Senhora é a caixa que paga os compromissos da Rede Vida de televisão”, que horror! De todos os exemplos acima citados, esse último é o mais lastimável, no que tange a aplicação. Devem ser milhões e milhões de reais arrecadados mensalmente e já por vários anos, para investir na construção daquela faraônica e portentosa basílica, que pelo visto é a galinha dos ovos de ouro e que jamais será terminada, eles não são nada bobos e se terminarem a obra adeus conta-gotas.
Sempre fui e serei contra desperdício de dinheiro. Não sou contra o emprego desse dinheiro nas obras assistenciais em favor daqueles que necessitam e tenha frio e fome. Sou contra a extorsão programada através da fé. Mas gastar dinheiro para construir aquele verdadeiro elefante branco é lamentável e absurdo. Se queriam realmente praticar a lei ensinada pelo Cristo, que ensina e prega a caridade e humildade era muito fácil. Por que não pegaram toda a fortuna gasta e também a que irão gastar e com esses milhões e milhões de tijolos, milhões de sacos de cimento, milhares de caminhões de areia, pedra, enfim, são tantas coisas que não irei enumerá-las. Com esse fabuloso montante construíssem milhares e milhares de casas populares para os sem-tetos. Com a maior certeza do mundo, estariam agradando muito mais a nossa querida e amada por todos “Senhora Aparecida”, que na verdade deve sentir-se cada dia mais triste e envergonhada com a falta de consciência e manipulação da fé. Dentro daquela suntuosidade se vê negociada de todas as formas. Sob toda aquela proteção exorbitante e desnecessária, lá está Ela tristonha, porque enxerga do Alto, da casa do Pai, onde realmente está, os pequeninos famintos, abandonados nas avenidas da solidão das grandes cidades, sem esperança e sem ilusões, se escondendo do frio numa boca de lobo, nem sequer uma migalha de pão. Pais e mães desesperados, descamisados pelas vielas de lágrimas sem um centímetro de teto, enquanto tantos tetos ociosos cobrem e ornamentam os monumentais salões desse rico e faraônico palácio. No entanto ainda solicitam dinheiro continuamente e sem trégua sob o pretexto da fé, aos menos esclarecidos.
Finalmente Ela chora porque entende que toda aquela monumental grandeza conflita com a humildade do seu coração. Sabe que tudo gira exclusivamente em torno de uma possível apropriação econômica; onde o seu nome e imagem são usados desrespeitosamente, transformando um local que deveria ser santificado, no maior supermercado do mundo em bugigangas da fé. Ela gostaria sem dúvida alguma, no lugar desse suntuoso palácio regado de ostentação e soberbia, uma pequenina gruta construída com as pedras da humildade e do amor e que cada devoto não comprasse uma lembrança Sua, mas retornasse com Ela dentro do coração, Seu verdadeiro santuário.
Assim sendo caros amigos, fica claro que a exploração salta aos olhos. Que bobo não acaba, raleia. Na verdade são os pobres que ajudam os pobres, quando não estão beneficiando os próprios ricos, como no caso acima, das companhias telefônicas. Os correios com milhares de cartas postadas atrás de um pequeno sorteio. Certos ricos apenas aproveitam para fazer à média, mas com o patrimônio alheio. Muitas vezes até doam certas quantias, mas não pensando nos pobres e sim na propaganda e no abatimento do imposto de renda.
Mas, vamos ser justos, existem exceções: Bill Gates da Microsoft, um dos homens mais ricos do mundo, não fez nem uma campanha. Doou aquilo que é seu e que foi adquirido pelo seu trabalho, sem pedir nem um centavo exatamente àqueles que mais necessitam. É um cidadão que faço questão de aplaudir porque merece. Já doou quase a metade do seu patrimônio para pesquisas científicas em prol da AIDS, e outras patologias. Merece, portanto o nosso respeito pela sua humanidade e altruísmo e disse que quer doar quase tudo que tem antes de morrer. Parabéns pela grandeza, Bill Gates e se todos os milionários seguissem o seu exemplo o mundo seria melhor e menos hipócrita.
O autor é advogado e seu e-mail é: antonioantunesalmeida@pop.com.br

 
Autor
AAA
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2543
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
luciusantonius
Publicado: 20/02/2009 01:14  Atualizado: 20/02/2009 01:14
Colaborador
Usuário desde: 01/09/2008
Localidade:
Mensagens: 669
 Re: São os pobres que ajudam os pobres
Felicito-o por entrar no concreto profundo das graves questões que afligem este nosso mundo, onde imperam a ambição, a hipocrisia, a falta de consciencia civica, etc. etc. etc..
Foi bom focar estes problemas. Vivemos um tempo que reclama a responsabilidade de todos e de cada um.
Um abraço
António