Textos -> Políticos : 

CRIME HEDIONDO É O QUE ATINGE A COLETIVIDADE

 



CRIME é a prática de atos danosos e que atinge a personalidade, a estrutura mental ou a integridade física de alguém, direta ou indiretamente.
Crimes HEDIONDOS são, entretanto, os que causam mais prejuízos ao caráter e à integridade física da pessoa, e são objetos de repulsa. O vocábulo HEDIONDO é definido semanticamente como: sórdido, repugnante, horrendo. A Lei 8072/90 destaca-o como o que causa maior aversão à coletividade. Imagina-se que haja uma manobra política para incluí-los no Código Penal, na forma especial. As personalidades envolvidas nessa manobra (parlamentares, juristas e outros técnicos), os “cuspidores de regras”, nem sempre as criam para si, mas para a “massa sem palavra” brasileira. Qual o termômetro usado para avaliar a aplicação dessas leis, não se sabe. Os crimes considerados hediondos são estupro, assassinatos, seqüestro etc.
Embora não sejam desaprovados pela sociedade, os crimes de CORRUPÇÃO, são tolerados por essa mesma sociedade. Eles fazem parte da lista dos crimes inclusos na Lei 8.072. São, entretanto, um dos crimes mais graves. A fuga de dinheiro público, só na última década, tem somado um montante de bilhões de reais. Quantidade inúmera de crianças adoeceram por falta de atendimento médico adequado. Milhares de pais de família morreram devido ao péssimo atendimento ou pela sua inexistência. Milhões de crianças e adultos se tornaram ignorantes por deixar de frequentar escolas ou por ter sido mal assistidas nelas. Muitos jovens entraram para o crime pela falta de alternativa ou por terem sido cooptadas pelo crime organizado, que por sua vez, deixou de ser combatido pela incompetência do estado.
Os crimes de corrupção têm um efeito lento, mas devastador. Causam danos irreparáveis a toda uma comunidade, povo e nação. Os rombos aos cofres públicos reduzem ou anulam a capacidade de tirar da ignorância milhões de crianças, de curar dezenas milhares de homens e mulheres com doenças graves, de se evitar que epidemias atinjam regiões inteiras. Esses montantes sumidos “misteriosamente” do erário público impedem que a estrutura governamental funcione com eficiência para combater o crime organizado, as epidemias e a educação deficiente. São Essas pragas que provocam enorme prejuízo, tornando o povo mais ignorante, mais doente, mais vulnerável e mais pobre, retardando o desenvolvimento do país. Na situação ideológica em que o país se encontra é um equívoco deduzir que simplesmente pelo fato de se ter ao alcance as tecnologias, acesso à escola e às informações, já termos alcançado um grau de desenvolvimento ideal.




JOEL DE SÁ
SP, 17/06/2010.


 
Autor
Joel Pereira de Sá
 
Texto
Data
Leituras
2126
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.