Textos -> Outros : 

O 19º Aniversário

 
Tags:  Lar Sams.Sbsi  
 
A Gala do Aniversário
Cumpriu-se mais um ano da existência desta instituição no passado dia 27 de Maio, que conta dezanove anos desde que em 2003 o Senhor Presidente da República de então, o Doutor Mário Soares o veio inaugurar.
Do programa das festas, já se falou na página anterior, da vertente mais cultural que nos foi proporcionada por coletividades convidadas, faltando apenas referir que tudo se iniciou na capela do lar com uma cerimónia religiosa presidida pelo diácono… por impedimento do revendo padre Luís Ferreira.
Faltou referir ainda que os “Parabéns ao Lar” foram ouvidos depois do Concerto de Música Sinfónica e está devidamente registado nos “audiovisuais” para quem a eles tiver acesso.
Depois do Jantar, servido com a animação musical de Jorge Trindade, teve início a Gala apresentada pelo ator Luís Lourenço e Elsa Xavier que uma vez mais nos encantou com a sua coreografia do tema “Cabaret” que contou com a participação de João Leite e suas bailarinas.
Convém referir que enquanto se resolviam alguns problemas técnicos, o residente Anacleto Pereira, leu ao microfone um texto sobre o Lar, de sua autoria, que foi sublinhado com muitos aplausos.
A Gala prosseguiu com Maria da Conceição Taurino, Susete Bogalho e José Mota que em conjunto formam o Grupo de Jogais, tendo apresentado apenas dois textos, por diversas limitações físicas e temporais.
A “Cantiga da Rua” na voz de Paula Uva, foi acompanhada em côro pelos residentes e visitantes com muitas palmas à mistura. Surpreendeu-nos a residente Manuela Quintanilha com a sua “Samaritana” também à capela. A nossa Paulinha Gomes entrou em cena com seu violão e as “criancinhas” do filme “Música no Coração” evoluindo ao compasso da melodia Dó, Ré, Mi...com a colaboração de Helena P.Manique, Carlota Curado, Lurdes Beato, Susete Bogalho, Conceição Taurino, Lia Lopes e José Campos e que personificaram as sete notas musicais.
Depois dos aplausos merecidos seguiu-se uma pequena encenação de José Mota e João Leite com “A Morte do João Pintor”.
Pela primeira vez vimos o trombone de varas de Manuel Sousa no lar, e ouvimos algumas melodias bem conhecidas, que naquele instrumento era possível executar.
Mais uma encenação em palco a cargo da Celestina, da Cecília, do João Xisto e do Ricardo, parodiando “Não, não sou o único” dos Xutos e Pontapés.
O “Sítio do Pica-pau Amarelo” fez com que fosse recriada a figura da avó Emília (Anacleto Pereira) e suas netas: Inês Pinheiro e duas Carolinas Pinheiro e Fontes. Uma encenação bem conseguida, muito apreciada e aplaudida.
Seguiu-se um dos momentos mais esperados da gala, que era a presença das nossas “Meninas do Anexo”…
Vera Farinha, Rosa Mendes e Paula Gomes recordaram (e vestiram-se a rigor) Carmen Miranda evoluindo graciosamente na sala ao som do “Tico-Tico no Fubá”.
Apesar de nunca as termos visto ensaiar este tema, (o que nos confirmaram), foram de uma perfeição fantástica, quando comparamos a sua atuação com os vídeos existentes na internet, e de onde extraímos a música. Parabéns!
Já ia adiantada a hora quando se ouviu a voz do saudoso José Viana, no monólogo “ O vagabundo de Lisboa” que João Leite coreografou com movimentos e poses bem próximas do original. Foi mais um bom momento bastante bem conseguido e muito aplaudido.
Rui Fontes e Palmira Carvalho subiram ao palco e não pouparam elogios e agradecimentos à “Prata da Casa”
e a quantos tornaram possível a realização desta gala em que estiveram juntos funcionários, residentes, familiares e amigos.
A gala encerrou-se com toda a gente a cantar “Vou levar-te Comigo” do Duo Ouro Negro.
Faltou referir que a meio da gala, foram distribuídas lembranças aos presentes num saquinho azul, com a sigla do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, uma prova evidente da solidariedade existente entre SBSI/SAMS e LAR DE IDOSOS.

José Mota(Residente)







José Mota

 
Autor
PoetaSenior
 
Texto
Data
Leituras
1497
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.