Crónicas : 

Insondável Caminhada

 
Insondável caminhada

Às vezes, muitas vezes sinto entranhada ânsia de ver para além do que vejo, de sentir para além do que sinto, ao fim e ao cabo, de interpretar a vida e este mundo onde dia após dia dou os meus passos. Nesses instantes tomo consciência plena de que estou a chocar com o mistério , mas mistério que me desconcerta e com o qual quase desatino por não dar resposta às minhas interrogações – desmedidas que são certamente – de sempre. E desatino porque quando enveredo por estes caminhos – verdadeiros meandros da humana existência – sinto que o mistério se adensa, depois de um momento extremamente fugaz de falaciosa promessa de que uma energia interior para que não descortino explicação, me vai desvendar o mistério. Só que a cortina que nesse momento se me anunciou, em vez de subir e me dar a chance de ver a banda de lá das coisas, no que estava a iludir-me, desceu o pano (como é vulgo dizer-se) e uma vez mais e sem contemplações me impediu de ver o espectáculo (sublime espectáculo terá de ser) que se desenrola no inimaginável mundo da ribalta desse acontecimento que constitui o até agora indecifrável espectáculo da vida.
Ao pensar assim e depois de digerida a constatação decepcionante de que continua tudo como dantes no que toca às minhas investidas na busca da verdade das coisas, deste mundo em que vivemos e de que fazemos séria parte, só me resta ou desistir desta tentação de querer saber, ou continuar a parar aqui e além nas estações do meu reflectir. Em boa verdade sinto que à minha natureza não resta outra hipótese que não seja a de, de vez em quando parar para pensar, apesar de saber de antemão de que prosseguirei na ignorância e na sede de resposta daqueles que há mil, dois mil, dez mil anos a procuravam.
Há ainda uma dúvida que me fica: é se essa coisa do «espectáculo da vida» se desenrola da banda de cá, sendo nós os actores, ou o seu desempenho é da misteriosa banda de lá.
E por aqui me fico nesta viagem dos homens, que há-de ser uma incógnita até aos fins dos tempos se esse fim acontecer.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
792
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
20 pontos
0
2
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.