Prosas Poéticas : 

Coisas de Cotovia

 

Eu, Cotovia
Outro dia ouvi dizer que Deus perdoa mais àqueles que amam demais, e que são palavras de Jesus. Não há como duvidar, já que foi Ele quem também disse amai-vos uns aos outros. No entanto, para esta receita Ele não disse o que fazer com o que vai sendo desconsiderado, já que em toda essa massa os ingredientes levedam juntos, mas nem sempre crescem do mesmo modo. Eu pergunto, mas é silêncio até do vento.Do relógio que já não faz mais tic-tac. Só os periquitos ao longe dão sinal de existência, porém não respondem:

- Não tem mais caniço ou samburá; pescas de juquiá, sardinhas soltas no mar; ou girinos no riacho; nem mais pés de cambucá. Não há mais pisar descalço na areia nem outros com quem, sem medo, arrulhar.

Ao longe canta ininterruptamente um canário de sua gaiola. Cantaria ele de tristeza pela prisão ou em busca de companhia? Ou é só por coragem de sentir dor? Por não mais poder voar? Não entendo de coisas de canários, somos passarinhos diferentes, mas quisera poder interpretar!

Eu, cotovia fujona, desviada e debandada, sou agora livre retirante. Poderia voar se quisesse, mas não sei /por/ para aonde ir. Acostumei me a não depender do sol para acordar ou da noite para me recolher, nem da chuva sei mais como me proteger. Com as garras já carcomidas não posso mais nidificar e minha bela plumagem, outrora brilhante, necessária para me acasalar, há muito se desbotou. Nem mesmo a minha melodia eu sei mais como entoar! Sou mais uma cotovia que desaprendeu se sustentar.

Ha /vejo ainda alguns sabiás que, não estando, sendo mais do cerrado, ciscam procurando o que podem achar, beliscando nos capins que transportaram pra cá. Mas, outro dia soube, ouvi que um partiu molestado: aspirou mais do que podia do que achou enterrado, e lhe consumindo o sistema, ele agonizou envenenado.

Mas eu? Cotovia? Ah! Se eu desse vazão ao instinto... Arribaria ao amanhecer já que não estou mais engaiolada. Mas, desaprendi de amar, e não posso mais avoar... Deus, Vós podeis, poderias? A este(a) também perdoar?

Coisas de cotovias...

Soaroir,Maria de Campos
22/01/2006


Soaroir
Publicado no Recanto das Letras em 23/07/2006
Código do texto: T200292


Open in new windowVocê pode exibir/reproduzir desde que (©Soaroir Maria de Campos em Luso-Poemas - "data de publicação") seja visível. Proibido copiar/criar obras derivadas/obter ganhos comerciais.

 
Autor
Soaroir
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2625
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Junior A.
Publicado: 21/12/2006 14:15  Atualizado: 21/12/2006 14:15
Colaborador
Usuário desde: 22/02/2006
Localidade: Mg
Mensagens: 890
 Re: Coisas de Cotovia
Gostei por demais poeta.

De certo que somos todos descendentes desta kótyplos que se instigue em meio ao tempo, e se arrepende em meio a cunha. Descobrimos que sabemos tão pouco, e que pequeninos somos, mediante a grandeza que seria viver, em meio ao existir...

Ambiguidade, coisas de pessoas-cotovias.


Mui bueno poeta.

Cá em nosso canto, és bem-vindo.

Enviado por Tópico
Paloma Stella
Publicado: 21/12/2006 16:16  Atualizado: 21/12/2006 16:16
Colaborador
Usuário desde: 23/07/2006
Localidade: Barueri - SP
Mensagens: 3514
 Re: Coisas de Cotovia
Adorei este texto.
Muito bom mesmo..

Nem toda tristeza se julga pelos fatos.

Beijinhos