Textos : 

Re: Palavra p/ zzipperr

 
Fala-nos o principio de um livro de Milan Kundera - A Insustentável Leveza do Ser, do perigo das metáforas.

As palavras são rastos de tinta apenas num pedaço de papel, ou apenas o contraste entre duas cores.
Mas as palavras são também feixes de luz. Caixinhas com poeiras de magia.
Tal cria a quem lê uma reacção que se lhe entorna como fervura trazendo o que tem por dentro.

(poeta diferente de poema diferente de leitor)

As palavras são produto de sentires e produtoras de sentimento. Existem palavras mais "livres" do que outras. São palavras de uma relatividade a que se pode comparar a famosa frase que diz "uma imagem vale mais que mil palavras" (nem sempre concordo já que todos os filmes que vi baseados em livros não chegaram aos seus pés), ou então "a imaginação não tem limites".
A variação de significâncias para a mesma palavra é o perigo. Como é um perigo fazer associação de certos sentimentos a palavras desse tipo, como se uma arvore só desse todos os tipos de fruto. A metáfora de que fala Kundera, banaliza-se hoje em dia nos mais diversos tipos de propaganda. Porque vende. Palavras como luz, vida, morte, amor sofrem desse perigo, o que as torna mais belas e, pelo seu dinamismo, dão liberdade ao leitor de as SER, de as tornar ser, de senti-las como lhe aprouver, adaptando-as, moldando-as inconscientemente a todo o conjunto de crenças da sua semântica e conexões cerebrais, muito além daquilo que o poeta escreve no seu estado de sentir.
Quantas vezes ao reler antigos poemas meus acabo por ver que ele é afinal maior do que aquele simples sentir de quando o escrevi.
Era o poema maior ou fui eu que cresci?
Quase como o dilema do ovo e da galinha
Eu ou a Palavra?
Eu e a Palavra.

 
Autor
Freya
Autor
 
Texto
Data
Leituras
867
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 30/11/2009 18:12  Atualizado: 30/11/2009 18:12
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: Palavra p/ zzipperr
Quando vestidas de emoção e oportunidade, as palavras fazem ainda mais sentido que aquele que normalmente lhe concedemos.
Mas nem toda a gente consegue vivenciar nas mesmas palavras, o mesmo sentido e a mesma emoção... e podem ser muitos os motivos que conduzem a tal, a começar pelo facto de não existirem duas pessoas iguais.
O próprio estado de espírito pode mudar de instante para instante, pelo que é de bom tom guardar os créditos das palavras para um momento mais harmonioso.

Grande abraçooo!
Abílio

Enviado por Tópico
zzipperr
Publicado: 01/12/2009 22:53  Atualizado: 01/12/2009 22:53
Da casa!
Usuário desde: 24/04/2009
Localidade:
Mensagens: 304
 Re: Palavra p/ zzipperr
Perdido nas palavras

Peguei esta folha em branco e não sei como começar o meu texto, então vou jogar todas as palavras para o alto e deixar que elas caiam e se organizem dando sentido ao texto.

Eu li em um blog, que às vezes nos apaixonamos pelos textos de outra pessoa e isso ficou martelando a minha cabeça, pensei muito no assunto e cheguei à conclusão, que tem muito sentido, a definição da pessoa foi muito inteligente e talvez a percepção dela já tenha ultrapassado os textos.

Será que realmente nos apaixonamos pelos textos de uma pessoa? Vou tentar explicar, funciona como se o escritor fosse um jardineiro, que planta flores e o leitor uma abelhinha que vem visitar as flores, saborear seu néctar, admirar sua beleza, polinizá-la com o seu carinho, atenção e amor e depois sair carregado de mel, levando um pouquinho do seu texto para construir a sua colméia. Para o jardineiro é uma felicidade, pois recebeu o carinho para continuar, plantar outra flor, esperar que a abelhinha volte e traga o seu carinho. Se uma abelhinha passar por esse texto, pode levar inteiro, que eu plantei esta flor para ela.

Agora estou perdido nas palavras, talvez eu seja até impulsivo com elas, às vezes perco até a razão delas, exagero na dose, depois me arrependo, isto me leva a crer que eu sou escravo delas, sou cego e não enxergo seus poderes, não é o tamanho da palavra que determina sua força.

Não consigo imaginar, que uma palavra tão grande como paralelepípedo, determine apenas uma pedra e luz uma palavra tão pequena determine tanta grandeza, chega a dar significado à vida.

A vida, eu gostaria de falar o que eu penso dela. Para mim nós não passamos de prisioneiros nesses corpos. O mundo é outro, outra dimensão e quando erramos lá, somos condenados a viver aqui, presos nesses corpos por um tempo determinado, como uma pena, só depois de cumprida a sua pena aqui, seu corpo morre e você volta à liberdade em outro plano. Teoria de um louco, por isso não leve muito a sério.

Vou tentar fazer com que sintam a força que tem as palavras, leiam cada uma e reflitam nelas, depois continuem: Luz, vida, morte, amor, felicidade, dor, ganhar, perder, cair, labirinto, se você não tomar cuidado elas te levam para lá.
Às vezes quando leio uma palavra, fico atento e focado nela, tentando descobrir o seu verdadeiro significado, pois sei que se errar, eu posso ser traído por ela e ser jogado para fora do conteúdo do texto.

Tem pessoas que escrevem pouco, suas mensagens são passadas em poucas palavras, como se cada uma trouxesse um contexto próprio, Para entender a mensagem, o leitor tem que ter consciência de como pensa o autor e como está seu estado de espírito no momento.

As palavras são fortes demais, estão rodando na minha mente, como um ciclone, eu não consigo pegá-las, elas estão varrendo toda a minha capacidade de raciocínio, e me deixando sem palavras, e sem elas não tem como continuar, elas estão voando, deixe-me tentar pegar uma para ver qual é: Eu peguei é a palavra?


Zip...Zip...Zip...ZzipperR.


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 02/12/2009 14:29  Atualizado: 02/12/2009 14:29
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: Palavra p/ zzipperr
O comentário do ZZiperr e o teu texto estão muito bons. Beijinho a ambos