Crónicas : 

PLAGIARAM O MENINO ANTIGO, MAS NINGUÉM DISSE NADA

 
Carlito - assim o poeta Carlos Drummond de Andrade era chamado em família, na sua Itabira, Minas Gerais, de onde saiu um dia rumo ao Rio de Janeiro, para ser funcionário público.
Circunspecto, quase triste, o menino antigo teve ouro, gado, fazenda, mas foi ser funcionário público.Itabira ficou eternamente sendo uma fotografia na parede - "como dói!", ele recordaria no poema Confidência do Itabirano.
Eu tive o Carlos nas minhas mãos. Modo de dizer. O escritor Fernando Sabino, num encontro que tivemos, passou-me o telefone do poeta. Insistiu que eu o procurasse e lhe mostrasse os meus poemas.
Até tentei. Liguei mais de uma vez. Do outro lado da linha, a voz miúda do poeta a dizer: "É o Carlos." Mas eu não tive coragem. Desliguei todas as vezes. A timidez falou mais alto. Dias depois, o Brasil ficaria órfão do seu maior poeta.
"Doutora, me dê um enfarte fulminante", ele teria dito à médica. Quando lhe morreu o bem mais precioso, a filha Maria Julieta, Drummond quis ir com ela - e foi. E eu perdi a chance de ao menos conhecê-lo. "Vai, Carlos. Vai ser gauche na eternidade", disse o poeta Affonso Romano Santana, ao dar uma entrevista na capela Real Grandeza, onde o corpo de Drummond foi velado.
Escrevo esta crônica totalmente desencontrada, para lembrar que no domingo agora que passou, dia das mães, como se mãe precisasse de um dia, Drummond foi escandalosamente plagiado, vilipendiado, ultrajado e o diabo-a-quatro neste Luso-Poemas sem que alguém da administração (se é que existe) fizesse alguma coisa, no sentido de punir ou ao menos advertir o autor da patifaria. Nada. Melhor cruzar os braços, ficar quieto e deixar rolar.
Pecar por omissão é pior do que pecar por ato. Mas ninguém fez nada. Foda-se. Talvez a administração(se é que existe, repito) saiba tanto literatura quanto um asno sabe física nuclear. Que credibilidade, que honra pode haver num espaço que permite esse tipo de coisa? Nenhuma. Aqui o plágio é livre. O banditismo é livre. Podemos plagiar a Bíblia, A Divina Comédia, Os Lusíadas - e nada nos vai acontecer.
Drummond deve estar muito preocupado com o ordinário que o plagiou. Vai despertar do seu sono eterno e tomar satisfação. Mas, se isso acontecesse, tenho certeza de que o poeta da pedra no meio do caminho não o faria com o ordinário que lhe roubou as palavras, mas, sim, com o infeliz que deixou o fato - gravíssimo - passar impune. Não é correto:ao permitir a prática do plágio, Luso-Poemas está a nos fazer todos de idiotas.
Sim, somos todos idiotas. Não me importa se o site é composto em sua maioria por amadores. Literatura é coisa séria. Honestidade cabe em qualquer lugar. Quem deixou a coisa como está é cúmplice. É comparsa. É bandido também. Mas foda-se, afinal quem era esse tal Drummond?
Eu conto, lembrando um episódio que ouvi, na redação da revista Manchete, no Rio de Janeiro, narrado pelo jornalista Joel Silveira, o maior repórter que conheci.
Foi assim. Da janela do seu apartamento, em Copacabana, Joel e o neto, na época com dez anos, olhavam o mar. Joel viu aquele senhor magrinho, sempre de cabeça baixa, caminhando na orla. Chamou à atenção do neto e disse-lhe: "Está vendo aquele senhor ali? Ele é o maior poeta brasileiro." O menino, em sua inocência, retrucou: "Mas tão pequeno, tão magrinho..."
Este era o Carlos que violentaram aqui neste Luso-Poemas sem que os responsáveis pelo espaço fizessem alguma coisa. Pensei que este espaço fosse mais sério. E se ainda insisto em escrever aqui é porque tenho leitores. E é a eles que devo respeito.
Mas, afinal, quem é este Carlos Drummond de Andrade perto de um tal Delize, o autor da façanha?!

____________

júlio

http://currupiao.blogspot.com/



Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
1490
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
27 pontos
19
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/05/2010 04:14  Atualizado: 11/05/2010 04:14
 Re: PLAGIARAM O MENINO ANTIGO, MAS NINGUÉM DISSE NADA
Esse é um texto realmente surpreendende não apenas pela boa escrita mas pelo conteúdo! Eu gostaria realmente de saber quem foi o plagiador, se isso for possível,por duas razões:
1- para dar o direito de defesa a quem tenha cometido o plágio, isso é uma uma questão básica de justiça;
2- para que todos possam tomar conhecimento de algo tão lamentável.
Obrigada pela informação.










Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 11/05/2010 09:42  Atualizado: 11/05/2010 09:42
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 PLAGIARAM O MENINO ANTIGO, MAS NINGUÉM DISSE NADA ao mestre júlio
júlio, meu pai, meu mestre, meu amigo, meu país. estou triste e assim hei-de estar enquanto nada for feito. é verdade quando falo, quando digo que me dói estes lugares de esconder, ir por esquemas negros à procura de inspiração ou imaginação. é por ser pobre de espírito e de personalidade, só assim posso encontrar justificação para este não reconhecimento de coisa nenhuma. estou com vergonha de aqui andar, ainda assim, não cruzar os braços e insistir, algum dia havemos de lá chegar. de si só espero outra pátria que esta minha anda abandonada.


um beijo grande,
mar.


Enviado por Tópico
maquiavel
Publicado: 11/05/2010 10:36  Atualizado: 11/05/2010 10:36
Muito Participativo
Usuário desde: 11/05/2010
Localidade:
Mensagens: 69
 Re: PLAGIARAM O MENINO ANTIGO, MAS NINGUÉM DISSE NADA
Violaram o Carlos? Quem? Já nem aqui se está bem, pensava que tinha apenas de evitar entrar em igrejas ou em becos escuros, afinal devo começar por evitar também o Lusopoemas ou andar por aqui com uma mão a tapar o cú.


rsrsrsrsrs