Textos : 

Breve História das Festas Juninas

 
Tags:  festas juninas  
 
Breve História das Festas Juninas
by Betha M. Costa

Antes da Era Cristã os povos germânicos, egípcios, persas, sírios e sumérios comemoravam o solstício de verão - dia mais longo e noite mais curta do ano - que ocorre no mês de em junho no hemisfério norte.

Nesse período faziam festas com comidas, danças, incensos e fogueiras para invocar fertilidade às plantações e prosperidade às colheitas. Com o tempo tal prática estendeu-se a Portugal e outros países europeus.

Não apreciando essa festividade “pagã”, a Igreja Católica resolveu incorporá-la ao seu Calendário com o nome de Festas Joaninas, em homenagem ao aniversário de São João Batista em torno do dia 24 de junho.

Segundo o catolicismo, a tradição das fogueiras teve origem de uma combinação entre Santa Isabel e Maria (mãe de Jesus): para avisar a prima do nascimento do filho (São João Batista), Isabel mandaria acender uma fogueira bem alta e ao ser vista a fumaça, Maria saberia a boa nova. Reza a lenda que assim aconteceu.

Anos após o descobrimento, os portugueses trouxeram ao Brasil as festividades.Posteriormente
foram agregadas as comemorações o dia de Santo Antônio e de São Pedro.Incorporados costumes, bebidas, comidas e danças nativas e por serem no mês de junho, foram chamadas de Festas Juninas. Até hoje das mais animadas tradições brasileiras e de acordo com a região do país os cardápios e manifestações culturais são os mais diversos.
 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
2280
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.