Textos : 

Leituras - Outras - Martim Codax, o Músico das Palavras

 
Até para descomprimir, que isto de passar anotações e dar forma de texto dá cá uma trabalheira, embora o faça por e com gosto, deixo-vos hoje aqui o início de uma leitura sobre:


Martim Codax, o Músico das Palavras


Em Língua Portuguesa, não há, na minha opinião, nenhum outro autor que tenha, na sua linha poética, tanta musicalidade como Martim Codax. Mesmo só com sete cantigas de amigo conhecidas, este poeta domina com mestria única a Língua de forma a obter o som mais depurado que tive a oportunidade de ler até à data. Embora seja uma opinião meramente pessoal, deixo o registro de quando a escrevo, dia quinze de Julho de dois mil e dez, em pleno século vinte e um, isto é: volvidos sete séculos.

Tal impressão não surge após a auscultação dos seus poemas musicados, mas tal só veio confirmar o que da minha própria leitura surgiu, dado que a referida auscultação só ocorreu no presente ano, através de um sítio na internet (1).

A forma como Martim Codax lida com a Língua, jogando com contracções e o reverso, bem como aliterações, é, sem dúvida, algo que faz falta nos nossos dias.

Hoje estamos demasiadamente preocupados em construir requintadas redes metafóricas ou em criar espaços coloquiais onde o real surja desnudado ou..., esquecendo-nos que o poema nasce com a urgência em passar a sua mensagem com a maior eficácia possível. Esquecemo-nos, ou preferimos não nos lembrar, que a base da poesia continua a ser a música que, tal como refere Fernando Pessoa, “musicar um poema é acentuar-lhe a emoção” (2)

A leitura atenta de Martim Codax, inclusive a audição das composições, que reproduzem as notações constantes no Pergaminho Vindel, que foi descoberto somente nos alvores do século vinte, levar-nos-á até à própria essência, não só do ser poesia, mas, também, do ser poeta.


Xavier Zarco


(1) Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes - http://www.cervantesvirtual.com/bib_autor/codax/fonoteca.shtml (último acesso a 2010-06-15)
(2) PESSOA, Fernando – Obras Completas, Vol. III, RBA, 2006, P. 200.

 
Autor
Xavier_Zarco
 
Texto
Data
Leituras
1362
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 16/06/2010 09:11  Atualizado: 16/06/2010 09:11
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Leituras - Outras - Martim Codax, o Músico das Palavras
Xavier,
Fui ler, porque desconhecia o trovador, mas obrigada por nos trazeres a sua obra, que, embora seja curta, é de inigualável valor.
Beijo
Nanda