Crónicas : 

O dia a seguir à morte de José Saramago

 
Ou de uma religião sem vergonha.

No dia a seguir à morte de Saramago a Cúria romana através do seu boletim faccioso “l’osservatore romano” dedica enfim umas linhas à crítica da obra de Saramago numa demanda que fez lembrar os tristes tempos em que o índex e a inquisição lavravam a ferro e fogo a Europa e os novos mundos descobertos em sanhas de evangelização que ainda nenhuma religião por mais torpe e extremista conseguiu ainda imitar. Cláudio Toscani, o profícuo pau mandado arvorado em critico literário diz de “O evangelho segundo Jesus Cristo” que este constitui “um desafio à memória do cristianismo” esquecendo de referir que a citada obra é de pura e genial ficção e continua a dizer que “Relativamente à religião, atada como esteve sempre a sua mente por uma destabilizadora intenção de tornar banal o sagrado e por um materialismo libertário que quanto mais avançava nos anos mais se radicalizava, Saramago não se deixou nunca abandonar por uma incómoda simplicidade teológica”. Também se esqueceu de dizer o douto critico que Saramago não teve como ele a sorte de uma educação académica e que as reflexões são de um homem do povo e com o povo aprendeu a ser simples, só não conseguiu intuir aquilo que a igreja queria e sempre quis ao negar educação ampla de ideias e baseando a sua doutrina na iliteracia da plebe que a reverencia. Saramago ao comparar a bíblia a um manual de maus costumes não mais diz o que uma pessoa simples e pura liberta de doutrinas diria sobre esse livro e principalmente depois de presenciar e estudar todos os genocídios e crimes praticados em nome desse livro que percorre toda idade moderna tal como a conhecemos, desde ainda antes do nascimento do cristianismo. A bíblia e principalmente o antigo testamento é uma obra comum a pelo menos 3 religiões que se têm guerreado e são responsáveis por graves crimes e atentados à humanidade, como a religião Judaica, a Muçulmana e a Cristã na forma de variadas seitas que emergiram a partir do surgimento do cristianismo, até aos dias de hoje. Quase todas as guerras pelo menos as mais fratricidas são feitas em nome de Deus.
E o tosco Toscani continua o périplo indexatório dizendo que “Um populista extremista como ele, que tomou a seu cargo o porquê do mal do mundo, deveria ter abordado em primeiro lugar o problema das erróneas estruturas humanas, das histórico-políticas às socio-económicas, em vez de saltar para o plano metafísico”. Pois, esta parte eu compreendo-o, a igreja abomina quem pensa pela sua própria cabeça e esquece-se que deviam eles próprios abordar “em primeiro lugar o problema das erróneas estruturas humanas, das histórico-políticas às socio-económicas”, como sendo o pincipal responsável desde a inauguração da era moderna dos erros em que fez incorrer toda uma fatia da história da humanidade, das trevas que lançou em toda a idade média com uma duração de quase mil anos, por puro imobilismo onde as únicas evoluções conhecidas foram na arte da guerra porque assim servia aos interesses magalómanos de uma religião que lança gerações atrás de gerações em lutas de cruzadas impossíveis que ainda hoje perduram tentando sempre em primeira análise cercear o direito á livre expressão e culto religioso.
“Colocado lucidamente entre o joio no evangélico campo de trigo, declara-se sem sono pelo pensamento das cruzadas ou da Inquisição, esquecendo a memória do ‘gulag’, das purgas, dos genocídios, dos ‘samizdat’ culturais e religiosos”, acrescenta o nosso Toscani esquecendo os 6 milhões de Judeus mortos perante a sua indiferença e encobrimento, esquecendo as milhares de vitimas de pedofilia cujos verdadeiros contornos são ainda desconhecidos e que o Vaticano sempre fez por encobrir, esquecendo a caça às bruxas da sanha inquisitória que levou a cabo até meados do séc. XVII, esquecendo que só reconheceu como tendo alma os indígenas traficados das costas africanas para laborar debaixo de chicote nas suas próprias terras em finais do séc. XVIII.
A igreja persiste nestas arbitrariedades nem sequer respeitando o dia da morte de alguém que a eles foi critico contrariando a própria benevolência de que faz alarde o deus que prega.
Como diria Saramago, “deus? Onde está deus? No céu? Mas o céu não existe!”. É uma maneira simples de ver as coisas, eu sei, mas Saramago era assim, um homem simples com questões simples…
 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1639
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
13 pontos
13
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 19/06/2010 22:26  Atualizado: 19/06/2010 22:26
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: O dia a seguir à morte de José Saramago para jaber
pois.e assim continuam a afastar as religiões alguns bons homens delas...não me admira nada que assim aconteça.o pior é que ,cada vez mais, por lá ficam apenas os hipócritas, os fanáticos e os ignorantes.e temo o que daí possa vir,pois ainda assim são muitos e continuam a manipular poderes.

texto mais que pertinente,jaber.

beijo,
alex







Enviado por Tópico
mim
Publicado: 19/06/2010 22:40  Atualizado: 19/06/2010 22:40
Colaborador
Usuário desde: 14/08/2008
Localidade:
Mensagens: 2857
 Re: O dia a seguir à morte de José Saramago
Dentro da actualidade...vai haver muitos prémios a seguir ao Saramago. A Rosa Lobato está a pedir para falarem um pouco nela...ela não ganhou um prémio Nobel...mas também escrevia qualquer coisita de jeito. Ela disse-me que ele estava bem, mas um pouco nervoso…ainda não o deixaram sossegar no céu, está farto de dar voltas. Mas como não existe céu…estou baralhada com aquilo que ela me disse em mensagem espiritual.
O texto está muito actual!!
Beijos


Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 20/06/2010 02:06  Atualizado: 20/06/2010 02:06
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: O dia a seguir à morte de José Saramago
Ah grande jaber!
Assim é que é falar, digo, escrever!

Olha, dou-te 20 pontos, faço-te uma vénia enquanto tiro o chapéu e passas a figurar na minha lista dos especialíssimos aqui do nosso Luso.
E pronto, tenho dito!

Um beijo


Enviado por Tópico
AnaMartins
Publicado: 21/06/2010 15:32  Atualizado: 21/06/2010 15:33
Colaborador
Usuário desde: 25/05/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 2220
 Re: O dia a seguir à morte de José Saramago
Pertinente e imperdível esta tua crónica, Jaber. O que é lixado é que coisas que tenham nascido tornas nunca se endireitem.
Resta-nos o bom senso de saber pensar por nós próprios despindo-nos de arcaísmos ancestrais. Em suma, pensar com simplicidade...

Beijo.