Crónicas : 

A mação podre de um pomar ainda verde!

 
Hoje já podemos ter uma plena consciência que a agricultura mundial mudou. Mudaram os cultivadores e os processos que usavam. Até a fruta já não é a mesma!
De textura aprovada e imagem cuidada, em especial na parte externa, e que ilude os que, ao longe, passam e olham, ou que não lidam, regularmente, com ela. De sabor, por vezes, estranho em que nada do que antigamente tinha um valor estimado e de grande honra tem hoje importância. Vicissitudes de um tempo moderno!
Mas não se julgue que este novo ritual afecta apenas a agricultura. Não! Afecta muito mais e também chega ao âmago de uma sociedade quase sem princípios, quer por falta de tempo dos pais ou educadores para os filhos, quer pela vida que foge numa correria estapafúrdia.
E, no futebol, a realidade não é diferente! Desporto que já foi rei, hoje é comum, em Portugal, ver-se os estádios vazios, onde existe uma forte perseguição da corrupção e onde tudo se coloca em causa.
Por isso, quando se cultiva um pomar que se quer verde, não importa apenas a textura da maçã ou da sua imagem cuidada, seja externa ou interna, mas importa, cada vez mais, o seu sabor genuíno que grande prazer saberá dar a quem sempre a cuidou, a fez nascer e acompanhou, a par e passo, numa longa caminhada de suor e sofrimento, sempre com uma rega atempada, adequada e profícua.
O problema, escamoteado, passa muitas vezes por termos um fazendeiro vizinho que assiste ao crescimento do nosso pomar com um olhar invejoso e provocador, e que, mais tarde, aceita ficar com a nossa fruta, aquela de que precisamos, seja para comer ou para dar de comer aos suínos da nossa quinta.
Dá que pensar se os métodos são os melhores ou se os valores não estarão adulterados.
Entretanto, como uma maçã podre de um pomar ainda verde não faz a regra, mas antes a excepção que a confirma, cá vamos vivendo, cada dia, na esperança de vermos um amanhã melhorado e com outro género de fruta!

Eduardo Montepuez

(6 de Julho de 2010)


Eduardo Montepuez
http://montepuez.blogs.sapo.pt/

O meu último livro:

"O Espírito Tuga" - LUA DE MARFIM (2011)


 
Autor
EMontepuez
 
Texto
Data
Leituras
966
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
3
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 07/07/2010 21:12  Atualizado: 07/07/2010 21:12
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11253
 Re: A mação podre de um pomar ainda verde!
Uma reflexão nada verde mas sim madura, uma visão plena...gostei muito do conteúdo e da forma.

Beijos

Enviado por Tópico
Avozita
Publicado: 07/07/2010 21:12  Atualizado: 07/07/2010 21:12
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4529
 Re: A mação podre de um pomar ainda verde!
Espectacular texto Eduardo.
Vamos então, continuar a viver
na esperança, pois esta é a ultima
a morrer.

Beijinhos
Antonieta

Enviado por Tópico
Xavier_Zarco
Publicado: 07/07/2010 21:41  Atualizado: 07/07/2010 21:41
Membro de honra
Usuário desde: 17/07/2008
Localidade:
Mensagens: 2207
 Re: A mação podre de um pomar ainda verde!
Camarada,
Thomas Malthus, nos finais do século XVIII, já respondia a esta questão, do porquê de ter forçosamente de ser assim. O Princípio da Escassez teorizado por este pensador pode ser aplicada a quase tudo, não só à questão alimentar.
Nota final, gostei da ironia também final, futebolística(?): "Entretanto, como uma maçã podre de um pomar ainda verde não faz a regra, mas antes a excepção que a confirma, cá vamos vivendo, cada dia, na esperança de vermos um amanhã melhorado e com outro género de fruta!"
Não há mo[(u)n]tinho que resista!
Um abraço
Xavier Zarco