Crónicas : 

Um Xi-coração

 

Tenho sentido que me ando a repetir, em perigos e guerras esforçado nesta demanda em que me vi envolvido sem o pedir, e para não me repetir quer em resposta a comentários de textos, quer a textos de outrem vou clarificar aqui a minha posição para que não restem dúvidas.
Insultei neste site uma vez, uma pessoa cujo nickname era RODOLPHO e voltaria a fazê-lo a ele e qualquer um que viesse com o estilo com que ele veio para aqui confundindo este site com um “red-tube” de baixa categoria. De resto desafio aqui quem quiser, a colocar (mesmo que por PM) qualquer insulto que tenha proferido individual ou colectivamente a qualquer usuário deste site ou em todo o universo da internet.
Posto isto é tempo de dizer que sempre fiz crónicas versando os mais variados assuntos e uma corrente de crónica que me é cara é a critica de costumes e sempre o fiz, desde os temas religiosos, políticos e sociais sem qualquer tipo de pejo. É claro que estando inserido aqui acabamos por criticar este ou aquele comportamento, sempre de uma forma geral e não vinculativa a um individuo, e depois quem quiser enfiar a carapuça, faça favor. Ao criticar estou aberto à critica, não precisa sequer ser construtiva, pode ser mesmo de afronta desde que dentro dos limites da educação e do civismo, nos mesmos moldes em que o faço, aceito, às vezes nos limites do verrinoso.
Mas uma crónica de escárnio é mesmo assim, nos limites, recorrendo aos exageros e às imagens que mais ridicularizem o objecto em causa. E é como tudo na vida, uns gostam, outros nem por isso e depois temos a classe dos eternamente perseguidos que se acham sempre vítimas de tudo e personificam a triste sina portuguesa que não é capaz de aprender com os próprios erros. Normalmente destituídos de uma cultura abrangente acham que já não têm nada a aprender, ou porque são velhos ou porque acham que já sabem tudo e dominam o mister da escrita sem aceitar a mínima crítica ou contraditório. Eu não me acho dono da verdade, não me acho um grande escritor ou poeta, não me acho sequer escritor e poeta, não tenho essa arte, posso ter o “feeling” mas não tenho o dom. Não o digo por falsa modéstia, digo-o porque creio mesmo nisso e por tal nunca procurei editar e se o quisesse fazer era fácil, pagava a edição e já está, que aqui todos sabemos como isso é simples, não edita quem tem talento, edita quem paga salvo honrosas excepções que não quero cometer injustiças mesmo entre os que injustamente pagam, mas isso são contas de outro rosário. O que eu considero é tão só que as pessoas que se sentem atingidas pelo sortilégio de uma crónica minha que o diga sem problema e sem medo que eu não o mando tomar nescafé, nem lhe chamo parvalhona, nem deixarei que alguém o faça na minha página. E não me venham falar de grupos e grupinhos, o meu grupo sou eu, quando falo é em meu nome e só meu. É claro que tenho aqui pessoas com quem me dou mais que com outras, com quem me identifico mais, que até conheço e convivo socialmente e isso é normal, ou não? Aqui há uns tempos escrevi uma crónica em fazia uma resenha crítica dos grupos a que chamei jocosamente “lobbies”. Eu sou capaz de ler aquilo e inserir-me num desses grupos, e sabem porquê? Porque tenho capacidade de encaixe, sentido de auto-critica e isso acreditem, faz de mim uma pessoa melhor. Sou capaz de me rir de mim mesmo, mas também capaz de (tentar) fazer rir sobre os outros.
Eu vou continuar a escrever as minhas crónicas, quando quiser falar sobre o “xi-coração” terei o meu filho de 5 anos a insultar-me? Não, tenho a certeza que não, os meus filhos têm berço, e por berço refiro-me a educação. Já não posso dizer o mesmo de muitos usuários deste site.
Hoje disseram-me:” Somos farinha do mesmo saco por isso somos HUMANOS a maior besta da humanidade.” Devia ser a maior besta da natureza mas eu percebi o sentido, isto para dizer, correcções à parte, mais bestas seremos senão usarmos a nossa exclusividade natural de seres inteligentes para pensar, e sermos capazes nesse exercício, de um estrito sentido de auto-critica, e ao faze-lo porque não rirmo-nos de nós próprios?

 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1520
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 29/07/2010 22:49  Atualizado: 29/07/2010 22:49
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Um Xi-coração
Infelizmente neste site (e não só) as pessoas continuam a confundir o texto com o autor.
Tenho gostado no geral das crónicas que tens feito, onde tens abordado temas diversos, como falas neste texto. Quanto às de escárnio, eu pessoalmente gosto no geral, seja quem for o autor, desde que não sejam ofensivas ao ponto de insultar directamente uma pessoa, mas se insultar uma ou mais facetas de certas pessoas, acho excelente e aí só enfia a carapuça quem quer, e só se ofende quem acha que deve. Pena é que às vezes, coisas mesmo ditas sem maldade, se levem tão a peito e envolvam vários "grupinhos", a tomar dores uns dos outros, como se tivessem a obrigação de fazer de advogados de defesa, criando muitas vezes guerras desnecessárias.
E agora quanto aos "grupinhos"... sempre os houve e sempre os haverá. Sinal de que, para além Luso há vida e amizades, que há mais que fazer lá fora. É natural que pessoas que escrevem, tendo isso em comum, se aproximem e se formem laços. Não é natural que esses "laços" sejam colocados aqui acima da verdadeira função do site, e se troquem comentários falando da vida particular...
Mas pronto, não me considerando eu poeta ou escritora, mas sim amante das letras, sou apologista do andar cá (e lá, no meio de livros reais) para aprender, para crescer e para me rir, muitas vezes de mim própria.

Beijo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/07/2010 00:19  Atualizado: 30/07/2010 00:19
 Re: Um Xi-coração
Ando enfadadiço e cansado...
Mas parei pra ler xará e gostei, gostei muito.
Abraço meu velho!
Dill

Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 30/07/2010 01:32  Atualizado: 30/07/2010 01:32
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: Um Xi-coração
Jaber
Ficas a saber que entrei aqui de propósito (visto que andava por aqui só em espírito), simplesmente para te dizer que sou tua fiel leitora, tanto das crónicas como dos poemas, embora quase nunca te comente, mas se não o faço, certamente que o não será por não gostar, muito pelo contrário até: gosto, divirto-me(nos) e fico sem saber o que te dizer de tanto concordar com os teus hilariantes escritos satíricos.
Por tudo isto, só te quero pedir que nunca te passe pela cabeça ir embora, acredita que me(nos)fazias muita falta!

Um beijo onde te der mais jeito

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 30/07/2010 03:24  Atualizado: 30/07/2010 03:24
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: Um Xi-coração para jaber
pois.concordo com as idéias aqui expressas.e ainda por cima escreves bem.é um gosto para mim ler-te.

vai daqui um xi para ti