Textos : 

A explicação singular do torto

 
O friso do tecto faz uma curva e isso não se explica com “porque sim”.
Já o pedreiro fazia uma curva... ou várias e isso também não se explicava com “porque sim”. Era coisa arreigada ao vinho ou ao prumo que nunca caía a direito (esse porque não) ou à esquadria que não tinha ângulos rectos porque sei lá porquê.
No fim lá se ouvia uma explicação estapafúrdia no género mais imperceptível, agarrada à boca atabalhoada e pouco sincera do desorganizado. Já o importante arquitecto, senhor da sua razão, encolhia os ombros porque o boneco estava feito e ficava bonito no papel. Teoria sempre a direito.
À vista do opinante tudo não parecia mais do que uma grande trapalhada. Mas, na realidade, tudo não é mais do que um provável talvez, explicado com a certeza de uma dúvida que de certa só tem a pergunta. E, esta, nunca se fez com a convicção maior do que um agrafe que espera por um saca-agrafes que hesita entre os dois que há-de sacar. É só uma questão de medidas, do que cabe e do que não cabe entre os dentes pontiagudos, mortinhos por se fazerem úteis.
Lá se vai compondo o aglomerado, entre diagonais mal tiradas com aspecto de parábolas disfarçadas e vertico-horizontais pouco convictas entre a necessidade de estar de pé ou o desejo de ficarem deitadas.
Passa-se a vistoria e de erro não há quem diga. Antes houvesse, antes houvesse e teríamos alicerces verdadeiros a esmagar os contornos mais desadequados que se podem notar.
Três pedras e meia sob uma cidade cheia fazem dela a mais bela entre as mais feias, que da urbanidade não rezam calhaus a cobrir os venenosos lacraus .
Assim, como a história é sempre vertical, faz-se de mãos, de calos e quentes mães amortalhadas por lençóis mais brancos do que os sujos. São da coisas da vida.
O friso do tecto continua a fazer a curva. Não devia mas continua e a gente repara sempre nela.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
1134
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 22/08/2010 21:48  Atualizado: 22/08/2010 21:48
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: A explicação singular do torto
...Passa-se a vistoria e de erro não há quem diga. Antes houvesse, antes houvesse e teríamos alicerces verdadeiros a esmagar os contornos mais desadequados que se podem notar.... Vc já disse tudo.


Enviado por Tópico
Avozita
Publicado: 22/08/2010 22:08  Atualizado: 22/08/2010 22:08
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4529
 Re: A explicação singular do torto
Quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita.

Será o caso do friso do tecto?!...

Com esta explicação, que até gostei de ler,
fiquei esclarecida sobre o porquê do torto.

Beijo
Antonieta