Crónicas : 

"MEU PEQUENO CAMINHO DE SANTIAGO"

 
Tags:  vida    silêncio    natureza    caminho    água    refugio  
 
“MEU PEQUENO CAMINHO DE SANTIAGO”

Morar no interior, junto à Natureza, muitas vezes traz para a vida uma magia encantada. Longe de ser tedioso, temos o privilégio único de conviver com as surpresas e pequenas alegrias que o meio ambiente nos proporciona, através de suas matas e córregos cheios de vida e de água – ainda – límpida e potável.
Principalmente, podemos “ouvir” o silêncio.
Quando era criança, minha família instalou-se num pequeno sítio, onde havia uma mata de eucaliptos e árvores nativas. Dentro desta mata, fez-se um caminho, por onde transitavam pessoas e animais, pois ali também era a estrada que levava os agricultores ao seu trabalho rotineiro.
Na minha juventude, descobri este caminho como probabilidade de realizar longos passeios, para respirar o ar puro da natureza e também quando sentia necessidade de isolamento, para expandir a espiritualidade, que, no mundo moderno, está sendo sufocada de todas as maneiras.
Minhas caminhadas tornaram-se diárias, e transformaram-se num hábito do qual não pude mais “abrir mão”.
No meio daquela exuberante natureza, aprendi a sentir-me como se sentem os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, pois, no final da caminhada, parecia, sempre, ter achado um tesouro, que no mundo atual, está escondido, em algum lugar da materialidade a que nos obriga a rotina. O tesouro da Serenidade!
Então, com o passar dos anos, e mantendo este hábito de andar pela mesma ruazinha no meio da natureza, transformei aquele secreto Santuário, no “meu pequeno Caminho de Santiago”, por sentir-me renascida espiritualmente, após cada passeio.
Hoje, o meu pequeno refúgio está perto de se transformar em lugar de moradia, pois a cidade está crescendo, e precisa de mais espaço para sua expansão.
Porém, ficou eternamente gravada em minha memória, a sensação de poder transferir a magia de lugares encantados – e Sagrados – para o pequeno mundo que nos rodeia, na impossibilidade de transpor distâncias físicas e materiais, para ir ao encontro destes mesmos lugares.
Saleti Hartmann
Professora e Poetisa
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
1431
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.