Crónicas : 

O "Cagão"

 
Open in new window


O " Cagão"
Ouve-se este termo para designar indiferentemente um indivíduo gabarola, vaidoso mas também simultaneamente medroso. O "cagão" é um ser multifacetado, não há nada que ele não faça, pelo menos de garganta. As suas aventuras são as melhores, as sua férias são emocionantes, a sua condução tipo "parte caixas" irresistível, o seu poder de atracção torna-o um solitário fugindo das mulheres, a sua política irrepreensível, a sua capacidade intelectual digna de um deus, a sua roupa e o seu estilo solto um charme que só ele vê. O "cagão" devia ceder os seus genes à humanidade para ela se tornar maravilhosa, pensa ele. Nada que você faça ou diga consegue surpreender nem fascinar este homem viajado, vivido e sábio. Se você diz que foi a Londres, ele já lá esteve. Se o seu carro tem cento e dez cavalos , o dele tem cento e vinte. Se a sua casa é um T5, a dele é um T8. Se descobriu um restaurante que é um espectáculo, ele já lá comeu em tempos mas agora , segundo ele, baixou a qualidade. Se você diz que leu o último livro do Rui Zink, ele assume que não, mas remata dizendo, esse gajo é doido. O "cagão" não dá hipóteses, não há nada que cresça à sua volta, ao mínimo sabor de inveja reage fazendo mofa, gozando, reduzindo o outro a escombros. Está convencido que o mundo lhe cabe na suposta visão irónica que não possui. A anedota, a piada, sai-lhe da boca requentada como um troféu que deixa de ter graça porque foi ele que a contou, mas só ele não nota. O "cagão" é um espectáculo ambulante, gratuito, personalizado, traduzido, adaptado, com gestos, "gafanhotos" e alguma aldrabice à mistura. Conhecer um pode ser uma experiência antropológica interessante, no primeiro contacto. Depois, recomenda-se algodão nos ouvidos e umas doses "cavalares" de paciência para o aturar. Há quem use botas de borracha, por causa da "água que ele mete" . Tanta "cagança" pode acabar em situações constrangedoras de falta de coragem, sem cara para levar um estalo, do estilo, "se não fosse por estar aqui esta gente toda eu até fazia e acontecia". Normalmente, recupera do momento "menos bom" e ei - lo de novo, pronto para outra situação de "dilatação de garganta".

Apesar de tudo o "cagão" é um ser bem disposto, gosta da vida e funciona para os outros como uma bebida com açucar, não alimenta o espirito mas distende a tripa e dá-nos um claro exemplo a não seguir. Escusam de apurar o olfacto na tentativa de captar se o interlocutor é ou não um "cagão". Como em tudo na vida , o melhor reconhecimento deste "show man" advém do facto de se usarem todos os sentidos e no continuado contacto com o mesmo percebermos quem ele é. Ao fim e ao cabo todos nós necessitamos de umas palhaçadas para distrair. Apesar de repetitivos e com complexos de inferioridade os "cagões", regra geral, são inofensivos. O único defeito é quererem ser sempre melhores do que são sem fazerem nada por isso. Limitam-se a puxar pelo "motor de rega" e aí vão eles, pelo país das maravilhas, qual conto encantado, devidamente ilustrado com gestos e tudo. Limite-se a abanar a cabeça e a concordar. Desligue. Quando ele parar de falar, algo difícil de acontecer, exclame apenas, "fantástico!" (serve em qualquer tipo de conversa com um "cagão"). Ele ficar-lhe-á grato e você poderá ir à sua vida, convicto de que você é apesar de tudo um sujeito com sorte por não ser assim.

Carlos Adaixo


cruz mendes

não.não sou a autora.da minha autoria,nem mais uma linha enquanto certos autores de merda continuarem por cá.

mas talvez siga o conselho do autor e vá dizendo:"fantástico".

(se há coisa que realmente me amedronta é a cobardia.)
 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
5448
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
12
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/10/2010 13:57  Atualizado: 21/10/2010 13:57
 Re: O "Cagão"
CONHEÇO E NÃO ACREDITO QUE SE CONHEÇA ESSAS PESSOAS POIS NADA VALE DE FALAR ACERCA MAS DE VERDADE DENUNCIAR.
UM ABRAÇO PARA TI E PARA CARLOS O SEU VER É FANTÁSTICO.
AMANDU


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/10/2010 14:13  Atualizado: 21/10/2010 14:13
 Re: O "Cagão"
Sugeres uma purga? Atitudes persecutórias? Aquilo que apontas a uns talvez te apontem a ti, a mim, seja a quem for. Eliminar perfis não é o caminho. Sabes perfeitamente que, se quiserem, voltam com uma outra cara. E agora dizes tu: olhem-me este caramelo armado em moralista censor que até apaga textos. Pois fi-lo, não me sinto particularmente feliz com isso e sujeito-me a críticas. Falta debate? Falta! Falta poder de encaixe? Falta! Falta quem trate bem o português? Talvez! Tratamentos desiguais para situações idênticas? Talvez! Tudo é discutível, até os gostos, desde que não haja atalhos por vias mais obscuras e desde que não se “massacre” sempre os mesmos, pois nesse caso geram-se confusões e passa-se a comentar pessoas em vez de textos.




Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 21/10/2010 14:22  Atualizado: 21/10/2010 14:22
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: O "Cagão"
Sabe Alexis, entendi agora o seu fantástico para o que disse no Forum. Tenho pena de você. Autores de merda? Sim, na sua visão somos. Mas, olha, você está querendo censurar a presença de autores que estão aqui no site?

Ora, ora, cadê a evolução humana que vc mesma propaga por aí? Vocé é tão contraditória...

Por minha visão do texto, o cagão é bem mais normal que você que possui o intestino preso, e guarda a merda para si.

Tolinha, pare de dar tiro no seu pé...rs


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/10/2010 14:24  Atualizado: 21/10/2010 14:24
 Re: O "Cagão"
Por acaso conheço o carlos adaixo, meu colega de faculdade e de profissão
lembro-me bem desta crónica, pois eu próprio escrevi durante algum tempo artigos de opinião política neste mesmo jornal Terras da Beira da Guarda que conheço muito bem
nuno


Enviado por Tópico
rosafogo
Publicado: 21/10/2010 15:03  Atualizado: 21/10/2010 15:03
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade:
Mensagens: 10437
 Re: O "Cagão"
ASSENTA-LHE QUE NEM UMA LUVA.
Meus parabéns mas que texto bem escolhido.