Crónicas : 

DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE

 
Confesso, é a minha preguiça o principal motivo que me leva ainda a escrever em sites literários. Não fosse ela, exceto a obrigação profissional, que às vezes obriga-me a escrever o que não gosto, eu jamais meteria uma só linha nesses espaços eletrônicos.
Antes do computador, era o papel. Papel aceitava -e ainda continua - aceitando tudo. Computador também. Pobre escrita, impiedosamente assassinada nesses sites. Não é só no Brasil, não é só em Portugal, não é só no raio-o-parta. Há que se respeitar o direito de todos. E eu respeito muito os que não têm medo do ridículo e publicam seus textos e poemas pressupondo que atingiram à perfeição de um Drummond, de um Bandeira, de um O'Neil, de uma Sophia Breyner e de outros tantos notáveis. E o pior: são alimentados por comentários insossos que não dizem absolutamente nada, terminados quase sempre com beijinhos.
Existe um site no Brasil, chamado Garganta da Serpente, onde colaboro vez em quando, que adota uma política que acho a mais correta. O autor envia seus textos via e-mail. A publicação nunca é imediata, Às vezes leva até alguns meses. Os textos, num limite de dez para cada autor, quando publicado, não recebe comentários abertos. Se algum leitor se interessar, entra em contato com a administração e esta com o autor. Caso o autor se interesse, autoriza à administração a fornecer seu endereço eletrônico ao leitor. Pronto. Se vai acabar em beijinhos ou não, a coisa não fica pública.
Estou dizendo isso porque penso que um site que se propõe a fazer e divulgar trabalhos literários não é um lugar obrigatoriamente de relacionamentos pessoais.Não que isso não possa vir a acontecer. Mas acho que ao comentar um texto deve-se comentar o texto, não o autor, que é o que menos interessa: "O autor não vale a sua obra", falou certa vez o contista brasileiro Dalton Trevisan. Explico: Ezra Pound, grande poeta, assim como o romancista Knut Hansun, era simpatizante do nazismo. Mas sua obra foi impecável. Se não compactuo com a ideologia política do escritor, isso não quer dizer que devo jogar sua obra no lixo. Pura ignorância. Borges tinha lá seus repentes fascistas. Mas foi um gênio.
Aqui neste Luso já recebi várias mensagens particulares pedindo-me comentários. Isso é grotesco. É tão humilhante quanto pedir uma esmola. Recebi da administradora de um site do qual fui expulso uma mensagem dizendo que não me comentava porque eu não a comentava. Que coisa terrível, meu Deus!
Não sei até que ponto os comentários feitos nos sites são, de fato, sinceros. Aqui no Luso, por exemplo, onde escrevo com mais frequência, sei que vigora a lei do é-dando-que-se-recebe. Tem gente que comenta até bula de remédio, esperando ser comentada na volta. Que pobreza!
Há comentários onde o nível desce abaixo do chão. Um sujeito daqui perguntou a uma autora se ela não queria ser sua amante. Pasmem!, foi verdade. Isto só pode ter partido de um doente mental. Onde está a literatura nisso? Cadê a seriedade? Outros comentários são respondidos com poemas, muitas vezes piores do que o que foi comentado.
Que me tomem por antipático ou arrogante. Que me dêem o desprezo, pouco estou me lixando.Mas prefiro pecar por ato do que por omissão. Isto ainda sem falar naqueles que vivem sempre enviando cartas abertas de despedida, mas retornam sempre no dia seguinte, atendendo a insistentes apelos de "não vá, você vai fazer falta." Quanta hipocrisia!
Gosto sempre de repetir uma coisa - estou na idade de repetir: quantidade não quer dizer qualidade. Cachaça Oncinha vende mais do que champanhe francês. E cachaça Oncinha eu já tomei. E é intragável. Queria que os comentários fossem feitos com mais critério. Mas sei que aqui isso é pedir muito.
_____________

júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
2019
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
36 pontos
36
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
FredericoSalvo
Publicado: 19/12/2010 20:53  Atualizado: 19/12/2010 20:53
Colaborador
Usuário desde: 23/01/2008
Localidade: Belo Horizonte - MG - Brasil
Mensagens: 1285
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Amigo Júlio,

Concordo com você e assino embaixo.
Eu aqui faço pouquíssimos comentários, mas quando os faço, tenha a certeza, estão cobertos de sinceridade. Nem por isso deixo de estar aberto a possibilidade de uma amizade. Agindo assim creio estar trilhando um caminho mais transparente e menos hipócrita. Não acho ruim que meus poemas recebam poucos comentários. Satisfaz-me mais a quantidade de leituras, pois sei que aí estarão também aqueles que não comentam em represália.

Um grande abraço aqui dos montes.

FS.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 19/12/2010 20:54  Atualizado: 19/12/2010 20:54
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Ilustre amigo Júlio

Comento ao correr da pena, eu que me tenho, como poeta de raiz. Não saí de nenhuma Academia, não frequento nenhum sinédrio, não sou filiado em partido, nem tenho ambições literárias.
O seu texto é de uma clareza, quase, imaculada. Que falha tem, então, perguntará?
Uma e só: o Luso não é um site literário, e ainda bem, porque assim melhor faz pela cultura e língua. E se conhecer algum site literário me diga, por favor, porque correrei a tentar que lá me deixem entrar.
O Luso é um site social como outro qualquer com a particularidade de reunir amigos da poesia, ou de qualquer coisa parecida com tal. Assim se explica que o Luso seja um baile de máscaras, uma feira de vaidades, um mercado de ungentos para o ego, nada mais.
Por isso aqui se aprende muito, se ensaiam poemas, se conhecem mentalidades insuspeitas, e se revelam valores.
De nada adianta a nossa conversa para o exterior mas entre nós valeu a pena.

Uma abraço com votos de Feliz Natal se tal for uma coisa boa para si.


Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 19/12/2010 20:58  Atualizado: 19/12/2010 21:08
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16075
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Texto polêmico. O que dizer? Poderia dizer ao amigo, se esse assim me considerar, que ele está certo, em parte. Mas esse troca-troca pode ser também benéfico. Como a net é livre e quase todos postam sem serem selecionados, há uma gama de textos na rede. Fica muito difícil selecionar o que ler. Assim sendo quem vem nos visitar acaba por nos convidar a visitar a página dele. Nessa pode ser que realmente a pessoa é digna de leitura, ou não. Nesse troca-troca vamos dando e recebendo sim e não vejo mal nenhum nisso. A grande maioria das pessoas que estão aqui querem ser lidas, comentadas. Nem todos são talentosos e isso é explícito. Mas isso não tira deles o direito de se divertirem com a escrita, o que é ótimo, pois é disso que precisamos, de mais pessoas buscando a palavra para poderem se expressar melhor, ainda mais em um país como o Brasil onde ainda o nível cultural é muito baixo. Acho melhor essas pessoas estarem envolvida na escrita do que em um boteco bebendo cachaça. Na verdade a grande maioria são amadores e não buscam nada mais do que esses simples comentários. O que me deixa muito triste, aqui e em outros sites literários, é ver as pessoas que se dizem professores, escritores ou jornalistas pecando em erros gramaticais grotescos e inaceitáveis. Pois se vivem da escrita e têem todo tempo do mundo para se aprimorarem, tinham que ter a obrigação de escrever corretamente. Isso sim me entristece. Quer mais? Ver anúncios repletos de erros ortográficos em faixas, placas e até em jornais. E não são erros de digitação ou um deslize. São erros por falta de leitura, por não terem intimidade nenhuma com a palavra, por temerem o dicionário.
Acho que esse comentário vai se alongando. Espero que o amigo receba bem minhas modestas palavras. Não tenho intenção nenhuma de ofender ninguém. Gostei do texto, da sinceridade e da coragem. Parabéns!


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 19/12/2010 21:24  Atualizado: 19/12/2010 21:28
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Olá Júlio,
diz-me... porque diabo se continua a insistir que todos aqueles que menor capacidade tenham em se exprimir, não têm o mesmo direito que os outros em colaborar com um site cuja finalidade é essa mesma? A de fomentar e incentivar à escrita?
Eu, que realizei dois programas radiofónicos em Angola, cuja finalidade era ler não só os poetas consagrados, mas acima de tudo o de motivar as pessoas à escrita, asseguro-te, que muitas delas faziam tudo em cada novo texto para melhorar e assim foram evoluindo.
Ou será que é mentira que o exercício de ler e escrever é o que seguramente permite a que a evolução aconteça?
Sejamos democratas, caramba!!!
A mim faz-me impressão sim, que se insinuem através do site, às pessoas, ou que se arranjem namoradinhos/as aqui e que se torne isso publico.
Mas até nesse campo, aceito democraticamente o facto.
Ler, só leio quem me apetece. E faço-o cada vez menos.
Mas penso que o direito à escrita, num site destes, é absolutamente distinto. Os que se acham mais intelectuais, só têm uma coisa a fazer.
É não ler.
Quanto aos beijinhos? Valem tanto e são tão respeitáveis como dizer com sinceridade a alguém que a amamos.
Sabes a admiração que tenho por ti, Júlio. Talvez desconheças, que muitas vezes alguns aprendem porque vêem em determinada pessoa um exemplo a seguir.
Deixo-te um abraço mesmo que isso seja saloio, aberrante ou a merda que lhe quiserem apelidar.
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 19/12/2010 21:47  Atualizado: 19/12/2010 21:49
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE p/ Júlio saraiva
Tudo que seja passível do entendimento cabível por inserção à literatura.
sejam letras por meios escusos de imagens, ou formas, ou mesmo em "simplicidade-qualidade/ou: predisposição", ou: à epiderme-letrada e de cada um... que proliferem.
que se vendam..
ou se ofereçam, também..
é simples, e é facto, uma só coisa:
a qualidade destes, a decair.
a, evolução primária e banal e medíocre, continuará assim, sendo. apenas isso, e por in.vontade de crescimento.(deles)
mas,
se vale, a um site de literatura, um bando de pessoas que se querem bem, pq não?
ora,
arrumam-se amizades, relacionamentos, às vezes: inimizades tb, e.
não deixando de lado, o padrão essencial de conteúdo a este sítio: A Escrita.
mesmo que seja parva, que seja séria.
verdadeira, apenas.

por ser um site onde pessoas interagem, é possível um ensaio vasto de sentimentos aleatórios, também, aos da escrita propriamente dita.
não somos todos mecanizados e/ou animais cegos, somos: humanos..

dar e receber.
apenas é válido, se for por condição ao texto, à idéia, à página.
se for comentar um texto, comente.a.porra.do.texto, não o autor.
não façam "poemas" para o autor, não ofereçam-se em rédeas "chinfrins" por questão de abate, não, eu digo(pq já aqui, disseram também,) NÃO CONFUNDAM O AUTOR COM O SEU TEXTO!!!!!

é tão difícil discernir?

...


agora,
passar a mão na "cabecinha" de alguém que plagia descaradamente um poeta conhecido, e pedir pra q fique..oh!

assim, se faz à porta fechada do Luso, pois:
querem torná-lo um faceLuso, uma central de encontros e afins, e:

a poesia,
digo:

onde?





Abraço, Julio!
(subscrevo-quase-inteiramente!)


Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 19/12/2010 21:50  Atualizado: 19/12/2010 21:50
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Olá Júlio,

O que mais admiro é a sinceridade das pessoas, tendo elas moral para o fazerem e credibilidade. Concordo plenamente contigo quando dizes que se deve comentar o poema, e não o autor, embora discorde num simples ponto contigo, um site não deve ser um circuito fechado mesmo sendo de literatura.
Imagina tu e como já tiveste várias experiencias em sites e tens, que te expulsam e depois te acusam dentro do próprio site, disto e mais aquilo, estando tu bloqueado pelo mesmo ou não tendo acesso de qualquer forma porque o teu ID foi carimbado a vermelho, assim como fizeram aos judeus…deixo-te aqui a pergunta como defenderias a tua dignidade como homem?

É natural que em todo lado se criam amigos e inimigos e repito mesmo sendo sites literários, é este o círculo da vida seja onde for e claro o círculo dos compadrios, não acho que a partilha de comentários seja o mal maior. O maior mal são aqueles que esperam receber para dar ou dar para receber e assim sucessivamente, o protagonismo, narcisismo e muito mais merda.

Mesmo assim, acho que o site tem espaço para todos sou da opinião quem gosta lê quem não gosta avança, quem quer comenta quem não quer não comenta.

Embora também concorde contigo que aqui existem poemas e textos que simplesmente passam por despercebidos não porque estejam bem ou mal escritos mas porque são de autores que não se importam minimamente com comentários nem estão para ai virados.

Acima de tudo prefiro a liberdade do que a repressão sem sombra de dúvidas, desde que a minha liberdade acabe quando começa a do próximo, se todos soubermos ocupar o lugar que nos foi oferecido por direito então já valeu apena ter cá andado.

Ainda assim continuo com uma questão que ninguém me responde desde que cá cheguei, afinal quem são os comentadores que fazem comentários dignos à escrita?
Como se faz um verdadeiro comentário?
Não estou a ser irónica, meu amigo, sinceramente eu não o sei fazer.

Quanto aos convites e a vidas privadas, nada me diz…sempre ouvi dizer “quem me fala ao cu respeita-me a cara” ou então como diz cá o nosso Mário Soares, “bem ou mal o que importa é que falem “ é sinal que não sou indiferente.

E assim vai o mundo…

Beijo
Sempre te mandei não será agora que o deixarei de dar.


Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 19/12/2010 23:42  Atualizado: 19/12/2010 23:42
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4705
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Tão rico e polêmico esse assunto!
Venho dizer da admiração que nutro por você Julio e por suas palavras.

Beijo meu.


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 19/12/2010 23:51  Atualizado: 19/12/2010 23:51
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Júlio,
É com pessoas como tu, Júlio, que aprendo alguma coisa neste site. Para ti criei uma frase que define na perfeição aquilo que realmente sinto quando te leio:
"fazes-me bem!
Mas deixo-te com um beijo, muito amigo e tu sabes disso.
Nanda


Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 20/12/2010 15:34  Atualizado: 20/12/2010 15:36
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE/para o meu Ju e todo mundo mais
Ju

Não posso negar que gosto dos beijos e dos laços afetivos.Quero, porém deixar claro que não entrei no Luso buscando um namoradinho.Estou aqui há três anos.O que aconteceu entre nós dois, poderia acontecer com qualquer homem, mulher,mulher e mulher, homem e homem.Afinal de contas, o amor é para todos.O espaço é democrático e se há tantas coisas, por que não deixar o amor explicíto? Sei que você tem suas razões quando reclama.Eu só quero escrever.Gosto desse ato, me liberta.Acho que todos que estão aqui só desejam a mesma coisa também.Os comentários motivam, Ju.Motivam a buscar o poema certo, a escrever melhor.Todas as outras coisas não são importantes.E o melhor disso tudo:o Luso nos uniu.Só por isso já vale.Sei que você fica chateado pelos que saíram e por esse negócio de comentários.Algumas pessoas apenas comentam os amigos.Eu comento todos os poemas que gosto, independente da amizade ou não.Ju, você é o meu pestinha.Sempre polêmico, sempre esquentando o ambiente.Danadinho!Gosto da tua ousadia.Isso é coisa de jornalista mesmo:cutucar a ferida.Gosto mais quando você cutuca o meu ego e me diz eu te amo.Ah!Ju, eu amo o teu coração, sempre exposto, sempre do lado de fora, batendo por si e pelos outros, sem medo de falar.Amo você, namoradinho meu.

Ka


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/12/2010 17:27  Atualizado: 20/12/2010 18:07
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Olha quanta choradeira,não gosta do luso,pega o boné e dá no pé,meus poemas são iguais a oncinha intragáveis,mais vão indo a trancos e barrancos,enquanto isso beijinhos pras meninas.

Agora pedir comentários e perguntar se quer ser amante affff maria,ai forçou demais.


fabio


corrigi obrigado Julio









Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 20/12/2010 17:45  Atualizado: 20/12/2010 17:45
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Subscrevo cada linha, há muito que digo o mesmo, mas o ego leva a que se confunda escrita com tagarelice que apenas atrofia a arte,quando existe, beijinhos poeta




Enviado por Tópico
NEUSA
Publicado: 20/12/2010 20:16  Atualizado: 20/12/2010 20:16
Colaborador
Usuário desde: 19/05/2010
Localidade: Rio Verde - Goiás Brasil
Mensagens: 1431
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Eu não sei escrever poemas... Mas como não precisei prestar nenhum concurso, posto-os aqui.
Neusa


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/12/2010 20:56  Atualizado: 20/12/2010 20:56
 Re: DOS COMENTÁRIOS NOS SITES OU É DANDO QUE SE RECEBE
Esse assunto dava pano para mangas eu nos meus comentarios tb mando bjs e abraços porque alem de comentar o poeta tento tambem enalteçer o ego do ser humano que por vezes esta em baixo e sim fiz muitos amigos aqui incluindo o senhor que sempre que leio o poema o cronica que me intressa eu comento mas claro respeito o seu ponto de vista.
Abraços

Prontos ta dito o abraço
eheheh