Crónicas : 

!EDELWEIS..."

 
Tags:  amor    saudade    ternura    flor    namorados    geração  
 
“EDELWEIS..."
“EDELWEIS”

(Uma Geração vai, e outra Geração vem, e todas as Gerações se encontram na SAUDADE e na Ternura do AMOR que ficou. Edelweis, é uma homenagem à minha MÃE, que nos deixou no ano que passou, e à toda a sua Geração, que, apesar de todas as dificuldades encontradas - materiais e espirituais - ensinaram aos Filhos e Netos o Poder e a Força do AMOR FRATERNO, da ORAÇÃO e da PERSISTÊNCIA nos mais nobres Princípios que regem a Vida Humana aqui na Terra. Com muito carinho.... e imensa SAUDADE.)


"EDELWEIS", é o nome de uma flor muito rara, que nasce a mais de 1.700 km montanha acima, nos Alpes suíços. Essa Flor já inspirou inúmeras histórias na vida de muitas pessoas, no decorrer dos anos, desde tempos mais antigos. Conta-se que namorados apaixonados costumam escalar a montanha para, enfim, conseguir um único exemplar desta flor rara, para oferecer às namoradas, numa prova de que seu Amor é mesmo verdadeiro.
Pois bem, ao ler a história desta flor, encantei-me com ela, a ponto de escrever esta crônica, em homenagem a uma pessoa muito especial: minha mãe.
Porque, "Edelweis" passou a ser, para mim, o espírito ou a essência de algo que é muito precioso, que está muito longe do nosso alcance, mas que, ao mesmo tempo, encontra-se "logo ali"... onde está o AMOR e o nosso Coração.
Assim, "EDELWEIS" passou a ser o símbolo de um Sentimento, de um lugar... de algo, enfim, tão precioso, que, para ser encontrado e reconhecido, precisa ser procurado: e, ao mesmo tempo, está tão perto! Neste sentido amoroso, "EDELWEIS" era a minha mãe.
Quero explicar por quê:
- Minha mãe, durante toda a sua vida, foi uma pessoa silenciosa e trabalhadora, mas muito, muito sábia. Nunca se impôs para ningu´´em, sempre tentou ser Ponte de aproximação quando acontecia um conflito na família... e, desta forma, quieta e ao mesmo tempo firme na sua doação de MÃE, poderia ter passado despercebida, e não significar nada além do que uma simples mulher que foi mãe de 11 filhos (antigamente, as famílias eram bastante numerosas, e a minha foi uma delas). Mas, tem um porém: esta Mulher soube conquistar o amor e o respeito dos filhos, netos e bisnetos, apenas com um sorriso, apenas com um olhar doce, e um coração repartido em mil.
Vejo nela, a magia de "EDELWEIS", porque, aparentemente, nada tinha de especial: parecia uma mãe qualquer. Mas, apesar da sua doçura e ternura, todos os Filhos tiveram que galgar uma montanha imensa: a montanha do AMOR, para merecê-la e para aprender a amá-la do mesmo jeito bondoso com que ela nos amou.
Desde a morte de nosso pai, ela - nossa mãezinha querida - foi a flor mais preciosa que conservamos conosco, ainda, por muitos anos. Ela, mais do que ninguém, representou o encanto e a nobreza da flor "EDELWEIS"... estava ali, ao nosso alcance, mas nos ensinou, no seu silêncio e na sua simplicidade, que tínhamos de lutar para merecê-la a cada novo dia, a cada novo gesto de amor e de perdão. Literalmente, aprendemos a "subir a montanha" do AMOR, para não perder este tesouro tão valioso.
Mas Deus a levou.
Ficou o seu perfume e a beleza do seu AMOR DE MÃE.
Em meu coração, ela é a "EDELWEIS" que Deus nos ofereceu, para preencher todos os recantos escondidos do nosso amor filiar. Certamente, não pudemos amá-la da mesma maneira, porque não somos feitos da mesma grandeza e simplicidade. Porém, a sa figura pequenina de Mulher devota de Maria, alegrou, perfumou e animou todos os anos de nossas vidas, com um carinho muito especial.
Antes de terminar esta pequena crônica, quero parabenizar todas as mães, desta Geração tradicional, de uma família de muitos filhos, cujos cuidados e amor para com todos eles, inspiram a beleza e a eternidade desta rara flor, que nasce no monte mais alto dos nossos corações, que se chama AMOR.
Quero estender a minha homenagem às Mães "EDELWEIS", que em meio à crueza de uma vida sem conforto e de sentimentos ainda embrutecidos, escolheram amar, educar e ensiar seus filhos a serem verdadeiros SERES HUMANOS. Mesmo que eles ainda não reconheçam esta ternura, mesmo que as façam chorar, são (e foram ) MÃES 24 horas (ou mais), por dia, e carregam consigo a verdadeira essência do Amor de Deus, na Terra.
Como Maria amou Jesus, toda "MÃE EDELWEIS" ama seus filhos, incondicionalmente, só por serem seus filhos, emprestados pelo Criador, no periodo de vida terreno.
Que Deus abençoe e proteja esta valorosa guerreira, pois, nas mãos delas, ainda e cada vez mais, está o destino da Humanidade.
(Mãe Luzia - in memoriam)

Saleti Hartmann
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
1059
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.