Crónicas : 

Violinos na lama

 

Caiu o céu nesse dia, furibundo derramou sobre a terra toda a sua fúria em gotas grossas e em tal número que juntas corriam em cada rua como um rio imenso na pressa de atingir a foz. Sulcaram caminhos, enlamearam estradas, o caos estendia-se do Cazenga ao Porto, na Chicala desmoronavam as chapas, na Cuca vergava-se o velho Imbondeiro, no Benfica a fúria das águas arrastava os candongueiros que pintavam de azul o negro dos charcos.
Contrariado ao volante, em marcha lenta por valetas e picadas fazia o motor resfolegar no esforço de ultrapassar as lamas e os socalcos cavados pelas gotas insistentes. Transformadas em montanhas russas as estradas cavadas nas lamas punham me o sobrolho carregado competindo em fúria com o céu que explodia em mil raios por cima de mim.
Numa das prolongadas paragens nas filas intermináveis olho para o lado e observo dois meninos descalços, de singelo calção, um em tronco nu, outro com camisolinha cuja cor não percebia pelo meio do sujo da lama e de dias seguidos de utilização. Sentados na cornija da porta de um barraco, lado a lado, embevecidos olhavam um pacote de bolachas que parcimoniosamente abriam e bolacha a ti, bolacha a mim, dividiam com rigor e justiça alheios à tempestade e com olhar guloso sobre o parco pecúlio que amealharam sabe-se lá onde e como. De repente como se me pressentissem, olharam para mim e ficaram sérios, trocaram uns olhares entre eles sem dizerem nada, um deles levantou-se e acercou-se do meu vidro, pequenino, não tinha mais de seis ou sete anos, acto seguinte esticou o braço com a sua parte das bolachas, abri o vidro:
- Queres amigo? – Perguntou naquela voz que faz de cada criança um anjo. Respondi-lhe que não com a voz embargada pela emoção que me assaltou. A felicidade evidente naqueles olhos fizeram-me envergonhar da minha fúria. O outro acercou-se do amiguinho, meti a mão ao bolso e tirei os trocos que trazia, coisa pouca mas que a eles lhes garantiria o dia seguinte.
A fila recomeçou o seu lento arrastar por entre as lamas e árvores fustigadas, os meninos seguiam ao lado do carro aos saltos alegres e felizes gritando nas vozes fininhas uns decibéis acima das bátegas trinantes nas chapas:
- Amigo, amigo…
Seguia pensando na chuva benfazeja, na regeneração dos solos férteis e fecundos, as vozes dos meninos violinos na lama anunciando a aurora.


 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
871
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 01/04/2011 12:54  Atualizado: 01/04/2011 12:54
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: Violinos na lama
jaber
É com histórias como esta, que aprendemos lições das quais não mais nos haveremos de esquecer.
Nós incomodados com coisas que são afinal tão pequenas perante a grandeza de outras mesmo ao nosso lado!

Gostei imenso de te voltar a ver por aqui, acredita

Beijo

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 01/04/2011 12:56  Atualizado: 01/04/2011 12:56
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: Violinos na lama
uma crónica muito bonita deste amigo distante, que sente as pequenas coisas da vida e as faz aparecer grandes. um beijo para ti