Crónicas : 

Multiculturalidade

 
Tags:  amizade    povos  
 
Multiculturalidade
 
Gosto de lojas de bairro. Estreitam-se laços de amizade muito grandes. Tão pouco importa o facto de os proprietários da loja, em causa, serem um casal de chineses que por cá se estabeleceu há 7 anos. A empatia gerada entre eles e a minha família é recíproca e consideramo-nos, quase como da família. O “Xia” e a “Xiau Mei” têm três filhos lindos e orgulhosamente Setubalenses, que eu quase vi nascer e tenho vindo a acompanhar o seu crescimento e educação. A menina mais velha, a Susana, frequenta o colégio St. Peters School e ao sábado aulas de chinês, em Lisboa, para aprender a escrever a língua de origem dos seus pais.
Para nós ter os filhos a estudar num colégio privado pode, hoje em dia, não ser a melhor opção, mas a verdade é que o fazem por estarem convictos de que estão a proporcionar aos filhos a melhor educação. A Inês, a do meio, está na China na casa dos avós paternos e o Gonçalo, o mais novo, é perito em quebrar toda a loiça e quinquilharia que se encontre ao alcance das suas hábeis mãozinhas. Já agora, a Inês vem para Portugal este verão, juntamente com os seus avós e aí a família fica completa.
Tudo isto foi, apenas, uma mera introdução para vos contar a minha aventura de hoje. É importante salientar que estas coisas caricatas acontecem comigo, com alguma regularidade, talvez porque eu ande sempre com a cabeça na lua.
Neste momento, já alguns de vós me censuraram por comprar produtos chineses, mas eu entro onde chega a minha bolsa e este casal chinês tem duas lojas diferenciadas, a loja tradicionalmente chinesa, onde se pode encontrar de tudo e uma outra que é simplesmente glamourosa, com roupa, calçado e acessórios fantásticos, a um preço muito razoável.
Pois foi na loja de quinquilharia que entrei para comprar um balde e uma esfregona para a minha filha e também por lá me encantei com uma blusinha fresquinha e muito vaporosa. Peguei no balde e no cabo da esfregona com uma das mãos e com a outra agarrei no saco da blusa e lá fui eu, radiante, na direcção do meu carro.
Sentei-me ao volante e, como é hábito, liguei o rádio e arranquei para o supermercado, já que ao sábado não me livro da saga das compras. Nisto, começo a ouvir uma música irritante e repetitiva, que para o comum dos mortais seria automaticamente interpretada como a música de um telemóvel, mas para mim, que havia ligado o rádio do carro, era apenas uma música estranha para passar na RFM, parecia que tinha o disco riscado. Eis que eu começo a tentar sintonizar outros postos de tão enervada que estava com a música em questão, até que se fez luz na minha cabeça e lá me apercebi que devia ser um telemóvel a tocar.
Desengane-se quem pense que, por instantes, posso ter achado que era o meu, a música não era igual e eu deixei o meu no trabalho este fim de semana. Confesso que não sou dependente do telemóvel. Quando cheguei ao supermercado, parei o carro e fui ao saco ver o que lá estava dentro e aí concluí que o saco não era o meu, lá dentro um boné, umas chaves e o famoso objecto, autor de toda aquela confusão, tocava insistentemente.
Pensam que o atendi? Nem pensar, já que estava à porta do supermercado entrei e fiz as minhas compras e só depois voltei à loja dos meus amigos chineses. Quando lá cheguei, a minha amiga Rosanna, Brasileira de berço, e empregada do simpático casal ,estava cá fora, na rua à minha espera, com outro telemóvel na mão, de onde mandava os toques para aquele de que eu era fiel portadora.
- Fernanda! O Xia precisa muito das chaves que estão dentro do saco. Ele vai abrir uma nova loja, em Palmela, e iam agora mesmo limpar o espaço. Creio que ele foi à sua casa, ainda deve lá estar. Eu respondi que só me demorei cerca de 20 minutos, passo a publicidade, o Mini Preço é ali pertinho e eu não fiquei à conversa de circunstância com ninguém.
Desculpas pedidas e sacos trocados, dirigi-me a casa e já nem sinal do Xia, que, por sua vez, já se tinha vindo embora.
Entrei em casa com os sacos das compras e a minha filha Sara, que gosta de dormir até tarde, aos fins de semana, estava um pouco confusa:
- Oh mãe, mas o que é que se passa? Acordei sobressaltada com o insistente toque da campainha e quando levantei a persiana para ir ver quem tocava ao nosso portão, deparei-me com uma carrinha cheia de chineses a olhar cá para cima e não ganhei para o susto. Só me acalmei quando vi o Xia, cá fora. Por Deus! Por Momentos, pensei que era a Máfia chinesa.
- Pois filha, deixa lá, vai mas é dormir!
- Mãe, carregaste-me o telemóvel?
- Não filha, achas que tive cabeça para isso?




Maria Fernanda Reis Esteves
51 anos
natural: Setúbal
 
Autor
Nanda
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1619
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 14/05/2011 22:47  Atualizado: 14/05/2011 22:47
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: Multiculturalidade
Achei espetacular seu texto! Sempre e bom sair um pouquinho do mar de poesias e ler algo diferente!Parabens pela excelente ideia! Tudo de bom!

Enviado por Tópico
ZICO
Publicado: 14/05/2011 23:13  Atualizado: 14/05/2011 23:13
Super Participativo
Usuário desde: 30/05/2010
Localidade: MATO GROSSO/BRASIL
Mensagens: 175
 Re: Multiculturalidade
Fatos do cotidiano que nos faz lembrar que as particularidades da História é feita de detalhes da globalização(rsss).

Parabéns.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/05/2011 23:21  Atualizado: 14/05/2011 23:21
 Re: Multiculturalidade
UM MARAVILHOSOS E ELGANTE TEXTO, MARAVILHA DEIXO MEU ABRAÇO

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/05/2011 23:24  Atualizado: 14/05/2011 23:24
 Re: Multiculturalidade
olá mana querida, adorei ler. eu seria um homem nulo se não me cercasse das coisas e das gentes do meu cotidiano. sou homem apolítico, mas muito mais público do que muito político.kkk aprendi a abraçar causas, as carências das comunidades mais pobres, fui ficamos amigo todos. minha mulher fica atônita quando passamos pelas ruas do bairro, ou entramos nos comércios com tantos a me cumprimentarem, e chamarem-me com intimidade pelo nome... no seu texto, está a prova inconteste de que você também aí no seu sítio tem a mesma popularidade...

beijão Nanda, e aquele abração bem Carioca.

zésilveira

Enviado por Tópico
Mariaa
Publicado: 15/05/2011 00:17  Atualizado: 15/05/2011 00:17
Colaborador
Usuário desde: 23/08/2009
Localidade: Braga
Mensagens: 2621
 Re: Multiculturalidade
Eis a vida retratada sem retoques
nem o uso de quais quer fantasias.
E mais vezes na alma nos toques
e faças ser diferentes nossos dias!

N BEIJOS E MIL ABRAÇOS SIDERAIS
DA AMIGA AO DISPOR,
Maria«*+*» «*+*»

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/05/2011 02:14  Atualizado: 15/05/2011 02:14
 Re: Multiculturalidade
Adorei o texto Nanda...me diverti demais e até "olhei e ouvi" você no meio da aventura com teus amigos chineses. Parabéns amiga.

Bjs,ALICE

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/05/2011 06:47  Atualizado: 15/05/2011 06:47
 Re: Multiculturalidade
Nanda
Só não perdes para mim a viver em devaneios...
Por que eu além de ser uma cabecinha metida na lua.
Lá sou também uma estouvada, não imaginas os embaraços as quais passo por essas distracções, Ah! minha rica menina cada uma,que passastes!
Caso eu ande contar-te.
Percebo bem do porquê da tua predileção pelas lojas dos chineses, cá eu que ninguém nos oiça, também tenho meu apreço pela infinidade de artigos que com poucos euros compra-se.
Uma diversificação de coisas, e sinceramente também os artigos não são tão ruins assim não é verdade?
Tenho cá um chapeuzito de sol que tem alguns anos e parece como novo! uma categoria.

Apreciei imenso teu texto, diverti-me a balda!
Aquela partezinha da “máfia chinesa” essa foi fixe!

Meus cumprimentos e votos dum santo domingo e oxalá que não Andes a trocas as sacas nas próximas compras.

(risos)

Enviado por Tópico
varenka
Publicado: 16/05/2011 20:39  Atualizado: 16/05/2011 20:39
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2009
Localidade:
Mensagens: 4210
 Re: Multiculturalidade
Realmente a confusão foi generalizada e muito engraçada.Um belo texto!


Mil beijos
Varenka

Enviado por Tópico
GeMuniz
Publicado: 18/05/2011 20:11  Atualizado: 18/05/2011 20:11
Membro de honra
Usuário desde: 10/08/2010
Localidade: Brasil
Mensagens: 7283
 Re: Multiculturalidade
Oi Nanda. Que história essa, hein? Gostei.

Um beijo

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 19/05/2011 00:18  Atualizado: 19/05/2011 00:18
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17960
 Re: Multiculturalidade
Máfia chinesa! kkkkkk... Olha se estivesse contigo seria pior!!!! Aqui é outra desligada! A lua é uma casa que adoro, rs! bjs e obrigada