Textos : 

Temporais e tempestades

 
O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.
Friedrich Nietzsche

Ainda não tive a curiosidade em saber onde e porque Nietzsche falou essas palavras. Na verdade, como ele mesmo disse, suas palavras eram como golpes de marreta. E, analisando as ideias do Filósofo podemos deduzir que os tijolos da sociedade de sua época eram bem frágeis. O interessante de tudo isso é que não mudou muita coisa de lá pra cá. Nos dias atuais é perigoso você falar o que pensa porque, na maioria das vezes, vai ser mal interpretado. O mesmo filósofo acrescentou que “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar”. Parece-me que há um abismo enorme entre o que se fala e o que se vive. Falamos em normas, regras a serem cumpridas e onde está o respeito? Que atire a primeira pedra aquele que puder.

Não posso bradar contra a pequenez do ser humano diante das situações impostas por uma sociedade capitalista, machista e preconceituosa porque incorro no risco de ter minha cabeça espetada em uma estaca. O meu protesto não pode ser escondido debaixo do tapete. Prove-me o contrário. Se sabe, então me mostre isso. Faça-me sentir o conhecimento e eu me calarei. Mas não me venha com desculpas.

Já dizia Rubens Alves que “nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só vêem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si”. Na verdade, a pergunta é a seguinte: o que estamos vendo do mundo? Continuo afirmando que acredito nas pessoas. Acredito no ser humano e nas mudanças de atitude. Vejo potencial quando as pessoas tem coragem de olhar nos meus olhos e espero que isso aconteça com aqueles em quem coloco toda minha confiança de futuro. Não posso ser simplesmente alguém que deixe a vida passar em branco. Tenho uma função social nessa sociedade e espero cumprir o meu papel. O que não posso fazer é deixar que permaneçam na zona de conforto. O enfrentamento é necessário. Como já dizia Willian Shed “um barco pode estar seguro no porto, mas não é pra ficar no porto que barcos são feitos”. Nesse sentido, é que espero grandes coisas daqueles que buscam o conhecimento.

Para finalizar meu texto e tentar deixar uma mensagem de otimismo para aqueles que ouvem minhas palavras acrescento o pensamento lapidar de Epicuro “os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”.

Texto: Odair

Odair José
Poeta e Escritor

http://cinehistoriaojs.blogspot.com
 
Autor
Odairjsilva
 
Texto
Data
Leituras
785
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.