Textos : 

Ret` alhos do dia a dia

 
 

Existem situações que nem ao diabo lembra, neste país a única coisa que deve funcionar é o sonho, ou a crença, (muitos vão achar um exagero, que o país até é óptimo e muito calmo), desculpem se não sou crente e se não tenho qualquer optimismo em relação a esta embófia de país. Estou a falar deste país e não a fazer comparações com outros, isto porque a bem da verdade fizeram-me acreditar que sou portuguesa por ter nascido cá. Escrevo neste momento como cuidadora, alguém que toma conta de outra pessoa há treze anos, alguém que é tratado como uma filha da puta (com todo o respeito à minha mãe), como uma encostada da sociedade, uma anualidade para o sistema e a maior ironia é criarem agora o dia nacional do cuidador. Afinal quem é o cuidador? Que faz um cuidador? Quem se preocupa com o cuidador? Para mim seria muito simples responder as estas perguntas, é tão simples como isto; o cuidador que se cuide! O cuidador que vá apanhar moscas em hora de ponta.
O sistema respeita mais os que abandonam, os que maltratam, é isto que sinto como cuidadora. Que leis existem em prol de quem não tem autonomia para se cuidar, para que foi criado um complemento para uma terceira pessoa? Porque será que nos centros de saúde, nas clinicas, nos hospitais não existem pessoas especializadas para lidarem e tratarem pessoas com necessidades especiais? Será preciso especificar o que são pessoas com necessidades especiais? Penso que não.
Falando do meu caso, sou tutora da minha mãe, ou seja, de alguém com anomalia psíquica, o que quer dizer isto aos funcionários públicos e não públicos, será que sabem o que isto quer dizer? Talvez se eu dissesse que era geriatra fosse mais bem tratada, mas como só sou cuidadora e filha tratam-me como uma abstração, como alguém que nem conhece bem quem trata, isto para não dizer, e a ela tratam-na como se fosse autónoma, achando que a conhecem melhor do que eu que estou vinte e quatro horas sobre vinte quatro horas desde que sofreu os três AVC`s, uma meningite, uma icterícia, tudo isto no período de quatro dolorosos meses hospitalizada, mesmo estando hospitalizada aquando os internamentos estive lá durante o dia todo, só não dormia no hospital porque não o permitiam.
Isto não se trata de choradinho e muito menos que tenham compaixão ou pena, mas sim para exigir respeito, mais respeito pelo cuidador, não sou objecto voador não identificado, nem um pano usado que se calca ou se pisa só porque o senhor doutor(a) tem um diploma que assim o classifica, ou um técnico que tira fotografias a um osso, (porque agora se chama técnico a qualquer um), pensam que conhecem o paciente melhor do que eu. Isto tudo para dizer que não existe respeito nenhum pelos cuidadores nem pelos idosos e aqui não incluo idosos capazes ou incapazes, mas sim pessoas.
Neste longo processo e pelo que vejo, continuo a achar, os velhos são um alvo abater, um peso pesado nos cofres do estado e fardo na vida de muitos. Os cuidadores não passam de uns inúteis inactivos que gostam de viver ao alto, foda-se o sistema.

Conceição Bernardino


A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Aristóteles

meu Blog - http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Blog da Lavra...Boletim de Poesia - http://lavraboletimdepoesia.blogspot.com/

@cartascemremetente

 
Autor
Conceição Bernardino
 
Texto
Data
Leituras
835
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
3
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alpha
Publicado: 26/10/2016 17:27  Atualizado: 26/10/2016 17:27
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 1901
 Re: Ret` alhos do dia a dia
Passei, li, e não pude ignorar!

Não, não é exagero. É apenas uma gota d’água neste imenso mar de injustiças!

Erguer a voz para denunciar tais barbaridades é um imperativo que não deveria deixar ninguém indiferente!

Existem pessoas a vegetar durante anos, vidas inteiras! Mas os poderes instituídos existem para se servir e não para servirem! Esta realidade nua e crua não comove ninguém de quem se senta às diversas mesas do poder!

Um país onde os assassinos tem direito a reivindicar tudo nas prisões, mas ninguém faz nada para fazer ouvir a voz daqueles a quem tiraram a vida! Estes mortos deveriam ter uma voz muito mais ativa do que os seus assassinos!

Estar doente é viver uma verdadeira aventura. Desde logo ter sorte nas mãos de quem se vai cair! Muitas vezes, a vida, depende dessa mesma sorte!

Aos cuidadores, deveria ser dado um papel verdadeiramente relevante na sociedade, e acabar com os depósitos de “velhos” que são autênticas antecâmaras da morte!

Essas verbas deveriam ser canalizadas para os cuidadores das pessoas em suas casas! E os mesmos cuidadores deveriam ter sempre uma palavra a dizer de quem melhor conhece as pessoas com quem habitam e tratam!

Os cuidadores deveriam ser ACARINHADOS por todos, mas especialmente pelos profissionais de saúde! Mas vivemos tempos de aberrações!

Mas nada disto vai mudar! Todos deixam nas mãos de outrem a responsabilidade que lhes cabe!


Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 29/10/2016 20:36  Atualizado: 29/10/2016 20:36
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: Ret` alhos do dia a dia
Amiga, lamento que tenha razão, louva-a a si e a todos os cuidadores mas a perversidade existe e aqui temos mais uma prova . Afinal quem tem dignidade é cuidador toda a vida. Cuidamos para que tenham saúde com os cuidados básicos e quando temos família ou amigos que precisam de auxílio a nossa alma adoece com eles e temos o dever de os tratar e aliviar, levar alegria, esconder as lágrimas, lutar, rezar e isso é um incompensável amor pelo próximo. Mas sei que há pessoas idosas, não idosas, crianças. completamente abandonadas e infelizmente já tenho assistido a coisas que me deixam perplexa e que conseguimos com a nossa indignação? NADA! Já cheguei à última etapa da minha vida e o progresso não é nenhum! É triste, somos muitos mas pouco conseguimos só com boa vontade, gostei muito de ler o seu texto e apoio-a incondicionalmente, abraço esperançoso e beijinho amigo Vólena