Contos : 

Sobre a Comunicação

 
Deixe-me falar-lhe sobre a comunicação. Alguns de vocês carrega, intuitivamente, o entendimento do simples fato, de que algumas palavras carregam mais do que a informação a principio transmitida. É como dizer; "leia entre as linhas".
Observe o quanto estranho é esta primeira sentença: falar-lhe. Em nenhum momento você ouviu a minha voz. Eu não falei de fato. Você não ouve a voz de um escritor. E em última análise, você nunca soube o que ele realmente quis dizer ao escrever seu livro, seu poema, sua afirmação, sua sentença, ou mesmo, sua pergunta. Ninguém lê o mesmo livro, e o interpreta da mesma maneira. Cada poema tem uma cor, um significado e um sentido diferente para aquele que o lê. Mesmo a mesma pessoa, pode ter interpretações diferentes acerca da mesma leitura, dependendo da hora do dia que a ler, do seu estado emocional, ou mesmo da temperatura. Don Quixote é um livro aos olhos dos europeus, e outro, aos olhos dos americanos... independentemente da semelhança da resenha que seja feita dele.
Como eu disse momentos atrás, eu não te falei nada... você não ouviu minha a voz. Apenas joguei diante de você símbolos e mais símbolos, e você só deu significado a eles porque vocês consentiram com isso. Tudo são símbolos! As letras, os pontos, e mesmo as palavras não existem por si só. Elas precisam de vocês para terem significado. Por isso se eu escrevesse em hebraico "החיים יפים", a maioria aqui não entenderia, porque não concordaram com os símbolos da ideia interna entre vocês.
A humanidade se julga inteligente porque foi a lua e usa talheres nas mesas. Mas nunca parou pra imaginar que os gatos não usam garfos simplesmente porque eles não precisam. Os cães não precisam ir à lua. Eles estão bem como estão, não tem necessidade de alto afirmação, e entra dia e cai noite, dormem, se alimentam e vivem, assim como vocês, exatamente como vocês... Os cães, assim como os homens, tem as "armas" deles. Os olhos e as maneiras de um cão são os seus talheres, a sua inteligência. E ele as usa, assim como você usas as suas. Na busca do conforto.
Conforto é algo relativo, como tudo. Você pode estar confortável debaixo da sombra de uma árvore, ou não pode. Para uma pessoa, às vezes é necessária uma cama de cedro e um colchão de ouro para se sentir confortável... é uma pena, prefiro ser a pessoa que se contenta com a sombra da árvore. É mais fácil de se arranjar, mais autentico e infinitamente melhor.
A comunicação é um fenômeno universal. Com isso quero dizer, que tudo ao seu redor se comunica. Claro, não espere que uma árvore fale com você em francês. Os nativos, os antigos, aqueles que se dedicam à natureza, sabem disso. Um exemplo: Os astros cantam a mesma canção para vocês desde o "início dos tempos". Falam sobre a eternidade da alma, da renovação de todas as coisas, do princípio universal macho e fêmea. Ora, o sol nasce e morre todos os dias diante de você, este fenômeno diário, por si só é uma comunicação, se você entendê-lo. Veja, não há sons e nem letras, sequer uma palavra. Ele lhe conta sobre a infinitude das coisas e o eterno ciclo. A própria forma circular dos astros fala com você. A passividade da lua, que cuida de de você a noite, bela como uma dama vestida de prata. E o sol, ativo, forte, semeando vida por onde passa. Princípios eternos do macho fêmea, da Mãe e do Pai.
Seu corpo fala com você, suas células. Ouça-os, será importante para você. Eles podem se rebelar, como a sua espécie se rebelou contra o mundo, tentando controlá-lo.
Vocês aprenderam que tudo que é vivo respira, tem fluidos, e tem carne. Mas entenderam errado. Vocês julgam tudo da sua perspectiva, do seu ponto de vista. Como uma criança que acha que o mundo todo é igual ao seu jardim, e que a cor mais bonita é a rosa, só porque o seu vestido favorito é rosa...
A vida tem mais a ver com movimento. Se alguma coisa se move, então ele existe. Se ela existe, ela é por si mesma. E tudo vibra! Até mesmo uma pedra. Tudo é vivo. As nuvens no céu tem o seu próprio tipo de vida, e não é porque você não vê uma rede de veias e sangue correndo por toda a extensão dela que deva julga-la morta. Estão sendo observados de lugares que jamais sonhariam.
Mesmo a vida na terra, vista de outro ângulo, por assim dizer, do meu jardim, não passa de uma massa em vibração, indo e vindo. E mesmo assim, os estou observando do meu jardim. Há coisas bem maiores do que ele.
Vibração, harmonia, consciência. Essa é a chave da vida. O princípio primordial de tudo. Aquilo que muitos já procuraram. Elas tentaram transformar prata em ouro. Mas entenda as palavras, eles procuram dizer mais do que parece.
Nem todo tesouro é ouro e prata.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2979
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.