https://www.poetris.com/
 
Poemas -> Reflexão : 

Educar é semear

 
Educar é semear

Educar é como semear um campo prometedor
de terra boa alimentada de produtos naturais
bem tratada e limpa das tais raízes sugadoras,
regado com zelo, carinho, que nunca é demais.

É um processo longo, para se levar com perícia,
serenidade, atitudes meigas, nada de aspereza.
Que os olhos saibam traduzir bem o pensamento
e a sabedoria será bem induzida, com certeza.

As palavras sejam bem claras e compreendidas
para que não sejam deturpadas ou imprecisas
é bom perguntar se entenderam ou se há dúvidas.

Semear para colher, provérbio cheio de ciência.
Iluminar a mente, que se abre ao conhecimento.
Alegria, poder colher os frutos doces da paciência.



 
Autor
Volena
Autor
 
Texto
Data
Leituras
570
Favoritos
6
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
92 pontos
26
9
6
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Juanito
Publicado: 02/05/2017 22:53  Atualizado: 02/05/2017 22:53
Colaborador
Usuário desde: 26/12/2016
Localidade: España
Mensagens: 2662
 Re: Educar é semear
Belíssimos versos, querida amiga. Se nós, adultos, não sabemos educar às crianças do jeito que falam seus versos, a humanidade vai por mau caminho.
Meus parabéns!!
Um abraço


Enviado por Tópico
Semente
Publicado: 03/05/2017 00:38  Atualizado: 03/05/2017 00:38
Colaborador
Usuário desde: 29/08/2009
Localidade: Ribeirão Preto SP Brasil
Mensagens: 8696
 Re: Educar é semear PARA VÓLENA
Como é magnífica a mente dos poetas. Dos sentimentos que lhes tange a alma , traz pra poesia verdades e encantos que aflora o verbo!
Sem dúvida, é a Educação ministrada por orientadores competentes ,que hão de formar os caracteres infantis que serão levados para a vida adulta.

O teu, é um poema educador, amada Vólena, às suas rimas e versos, abrimos as comportas de nossos corações

Parabéns amiga carinhosa e sábia!
Bjos da amiga e fã !


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/05/2017 01:10  Atualizado: 03/05/2017 01:10
 Re: Educar é semear
Boa noite!

Volena,
É sempre um prazer ler seus versos tão sábios e verdadeiros...
Adorei!
Bjo


Enviado por Tópico
Maryjun
Publicado: 03/05/2017 01:33  Atualizado: 03/05/2017 01:33
Membro de honra
Usuário desde: 30/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 6511
 Re: Educar é semear
Quanta verdade,minha querida.
Numa belíssima e sábia reflexão!
Devemos semear o melhor para
uma boa colheita. Parabéns!!

Beijos,
Mary jun


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/05/2017 12:00  Atualizado: 03/05/2017 12:00
 Re: Educar é semear
...a sabedoria é uma dádiva Volena, tal qual o semeador planta confiando, tendo fé. "Educar é como semear um campo prometedor" Só consigo imaginar essas palavras vindo de ti querida Poetisa, Parabéns.


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 03/05/2017 15:13  Atualizado: 03/05/2017 15:13
Colaborador
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 16065
 Re: Educar é semear
Parabéns Vó
Excelente! Levei!
Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
martisns
Publicado: 03/05/2017 15:21  Atualizado: 04/05/2017 17:53
Colaborador
Usuário desde: 13/07/2010
Localidade:
Mensagens: 29228
 Re: Educar é semear
A educação ela se classifica como a principal essência de nossas vidas, condutas e velores enriquece o nosso ser, os instantes de nosso viver

poeta martisns

Temos que educar se educando
Paulo Freira

Jamais a educação é uma essência, mais sim uma eficácia

poeta mertisns

A educação é o ato de refletir os verdadieros cidadãos, aquele onde a critica será a eficacia da mudanças em um todo

martisns

Uma educação eficiente hoje, será a eficácia do educar no amanhã

martisns


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/05/2017 16:30  Atualizado: 03/05/2017 16:30
 Re: Educar é semear
Muito belo e sábio...percebi um detalhe que em momento algum a Sra. utilizou os termos : professor ou educador, e independente da razão é nisso que acredito, a arte e o ofício da educação vai muito além de uma classe ( que muito respeito e admiro ) ela deve ser realizada por cada um de nós a cada dia a todos...é como o calor, que ao se aproximar do frio transmite sua elevada temperatura buscando o equilíbrio...sim o equilíbrio, imagino um futuro muito muito longínquo onde somos semelhantes em aprendizado por nossa evolução...mas voltando ao presente da beleza de suas palavras e ressalto o que colocou sobre atitudes meigas e claras....exemplos. Vó, é um maravilhoso texto, de muita luz que abre inúmeras portas para o diálogo e aprendizado, e sempre com um toque delicado de carinho seu....obrigado!!!! beijo grande. fica com Deus


Enviado por Tópico
F.Serra.Pintor
Publicado: 03/05/2017 16:34  Atualizado: 03/05/2017 16:34
Colaborador
Usuário desde: 11/08/2016
Localidade:
Mensagens: 1127
 Re: Educar é semear
Volena
belissimo poema, não há dúvida que educar uma criança (penso que é disso que se trata) é plantar no amahã um adulto responsável e útil à sociedade.
É na boa terra (família) que germinam , sugam, bebem e se alimentam dos ingredientes necessários para tornarem e se tornarem num mundo melhor.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/05/2017 18:37  Atualizado: 03/05/2017 18:37
 Re: Educar é semear
Boa Tarde, querida Lena!
Poemas selecionados com muito gosto...
Sua página tem muita ternura... Parabéns!

Bjm muito fraterno!
Maria Laís


Enviado por Tópico
HÓRUS
Publicado: 03/05/2017 20:13  Atualizado: 03/05/2017 20:13
Da casa!
Usuário desde: 08/04/2017
Localidade:
Mensagens: 309
 Re: Educar é semear
Quem da vida faz seu semear
Escolhendo as boas sementes
Quem bem sabe tratar e regar
Deixa todos felizes e contentes.

Como o mundo seria diferente
Os corações abraçar este tema
Seria mais feliz a alma da gente
Como num abraço dum poema!


Enviado por Tópico
Absalao
Publicado: 03/05/2017 20:52  Atualizado: 03/05/2017 20:52
Da casa!
Usuário desde: 03/08/2013
Localidade: Moçambique, Maputo, Manhiça
Mensagens: 318
 Re: Educar é semear
A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para transformar uma nação.

Nelson Mandela


Aplausos!!

Gostei muito do texto.


Parabéns!!


Enviado por Tópico
Eureka
Publicado: 06/05/2017 12:01  Atualizado: 06/05/2017 12:01
Colaborador
Usuário desde: 02/10/2011
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4213
 Re: Educar é semear P/ Vólena
Bom dia Vólena,

Logo no inicio, o título, já é uma máxima a ter em conta.
De resto, todo o soneto é de uma virtude muito feliz, com indicações preciosas sobre como o fazer - educar.
Insuperável, o seu soneto reune em todos os seus belos versos, uma mensagem real e uma poesia linda.
Parabéns minha querida amiga. Ficou uma preciosidade.

Beijos
Maria