Poemas : 

O fogo não tem culpa

 
Tags:  loucura    incêndio    combate    fatalismo    exéquias  
 

Não faz sentido, é uma loucura, mas verifica-se que, quanto mais se investe em meios de combate aos incêndios, quanto mais tempo de antena, quanto mais palestras, quanto mais exéquias e solenes parlamentos, mais repetitivos e insuportáveis se tornam os fatalismos e os conformismos. Porque a minha memória de mais de meio século permite constatar que, todos os anos, chegam os incêndios/fogos florestais e chegam cada vez mais devastadores. Para um otimista, como é qualquer criança que acredita que os adultos podem resolver problemas, cada ano seria menos trágico que o anterior. Não foi isso que aconteceu. Mas a criança otimista continua a acreditar que, por alguma razão desconhecida, as coisas pioraram. A criança fica estarrecida mas encontra desculpas para os adultos que encolhem os ombros. No ano seguinte, repete-se todo o palavreado. Os incêndios brincam com toda a gente. Não faltam ideias para prevenir, mas o incêndio faz parte da tradição, tal como os foguetes, e pronto. A criança estarrecida deixa de acreditar naquela gente que vem lamentar os fogos e as mortes, etc..., e pensa que vive num mundo a arder, num inferno. O fogo não tem culpa, mas é possível imputar responsabilidades pelas consequências dos fogos florestais.
Eu apostaria que, a manter-se a tendência, apesar da desgraça e do horror de Pedrógão Grande, ainda este ano as coisas não vão melhorar, porque, incompreensivelmente, para muita gente, os fogos florestais não passam de fogos de artifício.






 
Autor
Carlos Ricardo
 
Texto
Data
Leituras
628
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 20/06/2017 23:57  Atualizado: 20/06/2017 23:57
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16075
 Re: O fogo não tem culpa
Bem dito. O fogo existe antes do planeta, que de fogo foi feito. A culpa é da mão do homem que tem a incrível capacidade paradoxal de construir e destruir ao mesmo tempo. Reparei em uma imagens como uma estrada, onde vários carros queimados estavam, cortava uma floresta ao meio. Creio que a floresta estava lá antes. Na verdade a natureza já está cobrando aquilo que lhe pertence. Lamentável. Bom texto que serve como registro deste momento trágico na história de Portugal e da humanidade como um todo.