Contos : 

O livro é a minha casa!

 
Maria arrepiou-se quando ouvir falar do livro, o livro acompanhou-a desde sempre, era a sua casa, para ela todos os livros são casas. Deitou-se nas páginas dele e respirou de novo, o cheiro a novo entrou-lhe nas narinas, conhecia-o tão bem! E de novo as palavras que nunca dissera a ocupar-lhe os sentidos e os dedos. Os olhos percorreram as páginas, uma por uma, de novo, recordando cada letra, cada mísera letra, cada som do virar de página, cada grito das entrelinhas. Maria despiu-se e manteve-se nua dentro daquele livro. Tinha sido o seu primeiro livro, o único livro onde ela tinha bailado, o único livro que a tinha adormecido, o único livro que a tinha levado a visitar a noite das estrelas.

_ Que fazes aí Maria?

Mas Maria não quis saber, ali permaneceu, deitada sobre a tijoleira fria agarrada ao velho livro da sua infância, parecia murmurar palavras que a sua mãe não compreendia.

_ Maria! Maria! Sai daí se faz favor.

Maria não a ouviu nem quis ouvi-la, serena e ternurenta não abandonou o sorriso que lhe brilhava no rosto e ali ficou. Uma imagem para a eternidade, doce corpo de criança quieta, agarrada ao seu primeiro livro, nua dentro dele, passarinhando os caminhos que levavam a todo o lado ou lado nenhum. Ninguém conhece melhor o livro do que o seu leitor! Maria sabia bem cada traço daquele livro, que palavra se escondia em cada frase, cada frase de cada texto. Maria era a dona daquele pedacinho de céu. Porque cada livro é um pedacinho de céu.



. façam de conta que eu não estive cá .

 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
881
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Mel de Carvalho
Publicado: 21/03/2008 17:25  Atualizado: 21/03/2008 17:25
Colaborador
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa/Peniche
Mensagens: 1562
 Re: O livro é a minha casa!
Todo o sentido Margarete. O livro também é a minha casa. E neste caso o livro é virtual. O meu livro chama-se "Luso"... por aqui me desnudo e ando descalça...

Belo texto, minha amiga.

Um beijo doce d(a)e Mel


Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 21/03/2008 17:30  Atualizado: 21/03/2008 17:30
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3100
 Re: O livro é a minha casa! p/ Margarete
Cada página é um mundo só teu Margarete, uma palavra... um céu só teu e cada letra um simples pensamento que respiras e pelo qual suspiras.

Beijo