Textos : 

Viajandão - III

 
Viajandão - III

Freitag

Tudo começou com a solda na bicicleta cargueira de Seu Raposo - estava um pouco acima do chão da metade da Rita@ fazendo efeito e as mãos tremulas por nervosismo, devido a dificuldade na posição da solda. Mesmo assim me habilitei e a fiz no suporte do pedal - Depois um acesso de tosse tomou conta de mim e o estomago revirou querendo dar um golfada - fiquei nesse impasse por quase quinze minutos até que decidi que deveria beber ao menos duas latas de Kaiser. Conhecendo Seu Raposo pedi-lhe apenas duas latas que bebi bem devagar sendo a ultima na lojinha do Sr. K que guardava as confecções para fechar para o almoço. Secando a lata, deu-me uma louca fissura de beber e sem nenhum tostão no bolso. Contornei a Praça do Bacurizeiro. A galera estava debaixo da barricudeira olhando uns para cara dos outros e uma garrafa seca. Entrei no mercado e segui até o box do velho peixeiro Lucas que ao me ver foi logo dizendo:

- Não gosto do abuso dos papudinhos.

Levei na esportiva e sutilmente ferrei-lhe um real para uma dose de vodka. Quem atendeu-me foi Gilmar, cumprimentei-lhe em inglês e outras de italiano e encheu o copo como agradecimento. Retornei a Seu Lucas que guardava os peixes numa caixa de isopor e os cobriam de gelo, perturbei um pouco. Na saída, seu Biné, le president fechava o portão. Atravessei a pista e sentei na calçada da casa de Tia Nena e sorvi todo o conteúdo do copo. - Agora vou enfrentar o meu calvario - pensei ao me levantar e dirigir-me para a pensão.

Nos meus humildes aposentos - a Sra. comia alguma coisa sentada no seu trono nem teceu nenhum comentário. Até agora a paz. Preparei uma omeleta com o resto da carne moída de ontem que sobrou do jantar, a Sra. Vince quis protestar alegando que o fogo estava alto e o oleo muito quente - mas tratei de acalma-la.

Scott Fiztgerald publicou o seu primeiro livro aos 24 anos - Leio na internet um livro sobre Max Perkings, o editor dos genios entre eles Fitzgerald e Hemingway. Sra. Vince reclama do fedor que exala da minha camisa que esta empesteando a sala. Depois de "O Caçador de Pipas" e a biografia de James Joyce debruçarei-me sobre os livros do mestre Fitzgerald, tentarei acompanhar a sequencia de seus livros, como não tenho primeiro "O Outro Lado do Paraiso", lerei "Os seis contos da era do Jazz" depois "Suave é a noite", "O Grande gatsby" e o seu ultimo livro "O Ultimo Magnata" escrito em Holywood, deixando-o incompleto.

 
Autor
r.n.rodrigues
 
Texto
Data
Leituras
409
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.