Crónicas : 

Saudade

 
Diz a lenda que esta palavra surgiu na época dos Descobrimentos para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe dos seus entes queridos.
Pode-se descrever como uma melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções, um desejo de rever ou possuir um bem especial.
Existe ainda uma outra lenda que diz que, por ser uma única palavra a definir uma mistura de sentimentos, é intraduzível. Aliás, para confirmar esta lenda, foi feita recentemente uma pesquisa entre tradutores britânicos que a considerou que a sétima mais difícil de traduzir.
No entanto há excepções a esta regra. Na língua romena, a palavra "dor” (a dor portuguesa traduz-se por “durere”). Em galego existem várias variantes, sendo que também é usada a palavra saudade (as variantes são soidade, morriña ou morrinha, estas duas últimas com um significado parcialmente coincidente). Em crioulo cabo-verdiano existe a palavra sodade ou sodadi.
Sabem, eu acho que a saudade não se define, sente-se. É saudade o que sinto quando me lembro do meu avô, que morreu há cinco anos e que me deixou um vazio no coração que ninguém consegue preencher. É saudade que sinto quando olho para o filho dum amigo que morreu de acidente de mota há seis anos… ou quando vou a casa da minha sogra e o meu sogro não está lá para nos receber.
Saudade é quando me lembro de amigos com quem não falo há bastante tempo, quando determinados cheiros me trazem à memória as minhas recordações de infância. Como é que posso definir, senão com a palavra saudade, o que sinto quando me lembro do tempo em que estava nos escuteiros, das nossas actividades, dos sábados que passávamos juntos e onde nasceram amizades que ainda hoje se mantêm?
Todos sentimos saudades de quando brincávamos na rua e os nossos pais podiam estar descansados que o pior que nos podia acontecer era magoar um joelho ou partir a cabeça.
E não será saudade o que um pai sente porque só pode estar com a filha que ama em alguns fins-de-semana, porque ela vive com a mãe noutra cidade?
E como poderemos definir o que sente uma professora quando entra na sala de aula e não encontra o aluno que lhe morreu nos braços?
Os meus filhos, ainda pequenos, já me perguntam o que é a saudade… Ouviram esta palavra e quiseram que eu a explicasse. Não consegui. Sei que um dia eles vão sentir saudades, e ai sim, vão perceber o que é. Mesmo que não a definam.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
1772
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/04/2008 23:19  Atualizado: 13/04/2008 23:19
 Re: Saudade
Gostei de ler.Parabéns. Bj

Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 13/04/2008 23:35  Atualizado: 13/04/2008 23:35
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: Saudade p/ Pedra Filosofal
Querida poetisa

Como você escreveu saudade não da para
explicar da para a sentir forte na alma
e no coração e as vezes como dói esta
saudade que somente quem a sente sabe
definir o que é saudade...
Obrigado pelo bom momento fez-me lembrar
de muita gente em especial da minha mãe

Beijo no coração

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/04/2008 10:40  Atualizado: 14/04/2008 10:40
 Re: Saudade
Foi bom ler-te Pedra.
Bem fundamentado o teu artigo, deixando no ar a ideia que a saudade é afinal um estado de alma, que escapa a uma fechada definição, por mais que tentemos.
No entanto, sempre podemos "matar" saudades dos vivos, basta que por vezes consigamos sair da redoma onde nos colocamos, que nos deixemos de desculpas do género: ai que não tenho tempo, ai que é difícil ir aí...
Também me irrita um pouco a melancólica saudade...aquela que por vezes se canta. Afinal é como te digo:
Quem está vivo sempre aparece...ou não é?
Parabéns amiga

Enviado por Tópico
Luis F
Publicado: 14/04/2008 11:26  Atualizado: 14/04/2008 11:26
Colaborador
Usuário desde: 15/08/2007
Localidade: Alcochete
Mensagens: 1184
 Re: Saudade
Um texto bem documentado e de grande informação, que demonstra investigação.

Prefiro não falar da palavra saudade por muitos adjectivos que se possam dar.

Apenas fica o real sentimento de quem sente, numa lágrima que desliza em meu rosto...

Beijinhos
Luis

Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 15/04/2008 13:56  Atualizado: 15/04/2008 13:56
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4705
 Re: Saudade
Também não sei definir, no entanto consigo saber que saudade é justo o que sinto quando fico uns dias sem poder vir aqui, sem poder ler sensatez e emoção reunidas, como você sabe bem escrever!

Amora