Poemas : 

O sossego

 
escreveu o Silveira em https://www.luso-poemas.net/modules/ne ... ticle.php?storyid=368262:

"Noutro dia, no 'balance' da cadeira de vime da varanda, logo após o crepúsculo, quando o lampião ainda emitia luz fraca e fria, uma magestosa mariposa insistia voar rodiando a cuba de vidro, poucos minutos após, exausta e desidratada, caiu morta no chão ripado, a seguir, fora devorada por uma lagartixa; parece-me que é contumaz esses répteis ficarem a espreita debaixo dos lampiões - não lamentei - vida que segue."

ZESILVEIRADOBRASIL

daqui vem:

O sossego

Balançava o sossego, sentado na cadeira de vime da varanda. O sol já se punha e o horizonte, vermelho, previa o calor da jornada que estava para vir. As mãos, mães de calos, e os seus dedos, filhos sólidos, enrolavam com suavidade o tabaco na mortalha amarelada. As lâmpadas, de fraca luz, quase sumida, atraía as traças, os mosquitos e outros bichos que faziam as delicias da gorda que se acoitava na teia. Aquela mariposa maior, aquela que não se cansava de abalroar o vidro do pequeno lampião de parede, não cabia na armadilha da patuda. Tanta insistência daria, de certeza, em ocaso.
Deu.
Exausta e de asas secas caiu redonda no chão de tábuas mal afagadas. As lagartixas não perdoam teimosias. Lá estava uma que, paciente, aguardava o desfecho. A espera compensa.
- É assim que o mundo roda, não é? - perguntou o sossego ao neto atento.
O pequeno não respondeu mas olhou para o avô com os olhos bem abertos para depois voltar a olhar para a lagartixa, já muito menos esguia.
O velho acendeu o cigarro, pegou na garrafa da aguardente, e suspirou descansado enquanto a entornava para o copo. O miúdo, aninhado na cadeira com o avô, adormeceu seguro, longe das agruras do mundo.
"Só por isto já vale a pena chegar vivo ao fim do dia", pensava sossegado na gasta cadeira de vime.

O dia seguinte apareceu perto das seis. As cegonhas faziam-se ouvir nos muitos ninhos à volta. Era altura dos ratos do campo e das rãs começarem a ter medo.
Lá longe o campo esperava. O miúdo dormia com cara de anjo e o avô ganhava energias cada vez que olhava para ele. Não havia bruteza antes sair de casa. Até as tábuas mal afagadas do chão da varanda evitavam responder ao peso das botas para que não houvesse desassossego. Não fosse a criança acordar.

No outro lado do mundo havia gente a matar gente, gente a morrer porque fugia de gente que queria matar gente e gente que matava gente por se balançar sossegadamente numa cadeira de vime com os bichos e os netos.

O velho regressou da jorna. Os cães em festa com o miúdo a tentar acompanhá-los saltaram-lhe para os braços firmes, naturais de quem tem mãos, mães de calos, e os seus dedos são filhos sólidos.
A janta foi farta e depois veio a cadeira de vime, a velha cadeira de vime. O sossego aquietou-se com todos os seus companheiros, o cigarro e a aguardente.

Ali ainda ninguém se matava. Só havia bichos voadores e gordas nas teias e lagartixas espertas.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
335
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
27 pontos
5
3
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 25/07/2023 17:25  Atualizado: 25/07/2023 17:25
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3101
 Re: O sossego
Permite-me duas observações de, suponho, bom português.

a primeira:

"As lâmpadas, de fraca luz, quase sumida, atraía as traças, os..."

não seria:
"As lâmpadas, de fraca luz, quase sumida, atraíam as traças, os..."

e a segunda:

"Os cães em festa com o miúdo a tentar acompanhá-los saltaram-lhe para os braços firmes, naturais de quem tem mãos, mães de calos, e os seus dedos são filhos sólidos."

não ficaria melhor:
"Os cães em festa com o miúdo a tentar acompanhá-los saltaram-lhe para os braços firmes, naturais de quem tem mãos, mães de calos, e os seus dedos são filhos sólidos."

E acabaste de emoldurar o quadro do Zé Silveira.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 26/07/2023 11:11  Atualizado: 26/07/2023 11:11
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16075
 Re: O sossego
Subiu em ombros de gigante, meu caro.

Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 26/07/2023 11:11  Atualizado: 26/07/2023 11:31
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16075
 Re: O sossego
Subiu em ombros de um gigante, meu caro.

Enviado por Tópico
idália
Publicado: 26/07/2023 12:34  Atualizado: 26/07/2023 12:34
Membro de honra
Usuário desde: 08/06/2023
Localidade:
Mensagens: 332
 Re: O sossego
Gosto muito deste texto. Da narrativa, dos tempos, dos sentimentos, do espaço, dos compassos. Especial, quanto a mim.
Obrigada

Enviado por Tópico
ZeSilveiraDoBrasil
Publicado: 26/07/2023 22:54  Atualizado: 27/07/2023 01:22
Administrador
Usuário desde: 22/11/2018
Localidade: RIO - Brasil
Mensagens: 1917
 Re: O sossego p/Valdevinoxis
.
.
.
Outros que tiverem a sorte que eu tive de te ler aqui, vai comprovar  incontestavelmente que cotidianos estão repletos de sinais que nos levam a escrever estórias fantásticas como a sua. No meu caso, já cheguei a audácia de compor uma canção a partir d'uma mera frase solta.
'Sossego' é prova inconteste, do seu dom de escrever, como se aspergindo palavras, viciando o olhar do leitor...
Por isso, aplaudo o amigo poeta que percebeu com tamanha sensibilidade, a possibilidade de extrair de um mero comentário, trazer à  tona conteúdos tão enriquecidos. Li, reli, e lerei várias vezes, fique certo. Aquilo que comentei dias atrás; 'o  Luso-Poemas proporcionando momentos para lindas interações. Cumprimento-o!
Aquele abraço caRIOca!