Em um belo dia de verão, o porquinho Heitor está trabalhando em seu projeto de detector de mentiras quando seus irmãos começam a caçoar dele por ele estar trabalhando. Eles dizem que vão nadar no lago, porém Heitor acaba prevenindo-os de que nadar no lago é perigoso, pois o lobo pode estar à espreita.
Os irmãos de Heitor desobedecem a sugestão de Heitor e vão nadar no lago, onde o lobo com um disfarce de sereia consegue pegar os dois porquinhos.
O Lobo leva os porquinhos para o velho moinho onde os filhos do lobo tentam comer os porquinhos, mas o lobo impede os filhos de comerem os dois porquinhos, pois ele quer pegar o terceiro porquinho.
O Lobo começa então a escrever uma carta fingindo ser os porquinhos para Heitor, com a intenção de pegá-lo. O Lobo sai com a carta e diz aos seus filhos para não comerem os porquinhos enquanto ele não voltar com o último porquinho, e é só o Lobo virar as costas que os três lobinhos começam a fazer uma torta com os porquinhos.
O Lobo se disfarça de carteiro e vai até a casa de Heitor e entrega a carta que ele mesmo escreveu ao porquinho. Heitor consegue capturar o lobo em seu detector de mentiras e força o Lobo a falar onde estão os seus irmãos.
O Porquinho Prático é uma obra de beleza infantil incomparável. Com um visual que ainda impressiona para a época em que foi produzido. O Porquinho Prático conta uma estória engraçada e que todos adoram assistir.
O Porquinho Prático nos encanta pela simplicidade que foi feito, e também pelos personagens que nunca envelhecem e que estão sempre nos corações e mentes de todos aqueles que amam o mundo das fábulas e fantasia.