Monday, 19/01/2026
- O tempo virou – vaticinou a sra. Vince da porta da cozinha curiando o tempo: - Vai chover o dia todo. O clima mudou.
Chove desde as cinco e meia da manhã, quando se levantou para a fechar a porta da sala por onde saíra o sr. Vince para a caminhada e comprar os pães.
Parei desde ontem ao meio-fia, quando chapadão me recolhi aos meus humildes aposentos na Pensa Vince depois de mamar um litro de vinho barato no Pére Cardin e ‘comer’ umas doses de vodka no Comandante e de perturbar um pouco por dentro do mercado – busco inspiração. Estou um caco – estomago em frangalhos – não almocei nada ontem – O recurso quase acabando e não fiz nada do que planejei – é certo que mandei limpar a fossa, retelhar o telhado e colocar a janela nos meus aposentos – e o sacana de Seu Riba ainda não acabou, falta rebocar a parte da frente – ele veio duas vezes ‘mamadão’ e por pouco não entrava em litigio a Sra. Vince.
A vontade é só ficar deitado numa depressão dos diabos. As pilhas do radinho também se foram – ruim, mano, ruim.
Maio-dia – a chuva estiou um pouquinho, chuvisca de leva e assim puderam encher as caixas d’agua. No meio da manhã quando a chuva engrossou, obrigando o poeta a fechar a janela e colocar o livro do alemão Remarque “A Centelha de Vida” sobre a cômoda e deitou-se na rede. Os vôos nupcial das tanajuras incomoda. Merendou a metade de um pão com a metade de um ovo cozido desde sábado e guardei o resto para a tarde. A pequenina ralha o gato abusado Lui. As latas de cervejas secas encostadas na parede abaixo da janela. Um friozinho de 25 graus deixa a sra. Vince batendo o queixo. O poeta reler “A vida das Musas – suas mulheres e os artistas elas inspiraram” de Francine Prose – história de Gala a musa louca de Salvador Dali, genio do surrealismo. No quarto ao lado, a filhota do casal assisti no celular dorama – aqueles seriados coreanos muito em moda entre as jovens. O vizinho do lado, quase cego grita para expulsar os demônios.
Almocei um caldo de pescadinha com arroz. Começando a reler a história de Yoko, a esposa de Jonh Lennon.