Textos : 

Começo da tarde e noite de sabado

 
Começo da tarde de sábado
Chuvisca, o sr. Com preparou o material, imprimiu as cartas, o portfolio e cinco paginas de “O Mundo do Sr. Con”. Colocou o uritinga no forno, para descongelar e enxugou duas latas de Skol no Ed, o taverneiro enquanto esperava a sua vez para imprimir as três cartas, portfolio, a xeroc dos seus dois certificados.
Finalmente antes das doze, envelopou tudo e pronto para posta-las na segunda na agencia dos Correios da São Pantaleão com o decano dos decanos, seu Joaquim, apesar de aposentados a ainda não se rendeu a ociosidade – Tres cartas com o mesmo objetivo – uma viagem de ida e vinda, num cargueiro carregado de minérios de ferros na rota Itaqui-Roterdam – Roterdam-Itaqui – noventas dias – sempre escrevendo sobre o dia-a-dia a bordo – o trabalho do incansável cozinheiro, que não tem folga, todos os dias das cinco e meia da manhã até as sete da noite – preparando três refeições., o pessoal da Sala das Maquinas – engenheiro chefe e os moços de maquina, os marinheiro de convés e a nata – os oficiais na ponte de comando.
Nessa angustia mamei três latas de Skol que pegava no Ed, o taverneiro e pagando a vista. Encostei no Comandante lasierra e ‘comi’ cinco doses de vodka ‘batizada’. Na pensão, tive que requentar o cozidão de uritinga que teimava em não descongelar e acrescentei dos ovos no caldo grosso. Almocei e guardei também para o jantar - “Quem come e guarda, come duas vezes” filosofava seu Mario, o mateiro do Iguaiba e a banca de mato e ervas no mercado grande, no alto de seus quase noventa anos, morávamos no mesmo condômino do caos na Rua da Palma com a minha primeira pixixitinha Dona Bang, que plantou-me um belo par de chifre e era minha prima legitima por parte de mãe. De estomago cheio, bodei e despertei no final da tarde, comprei os pães e uma cartela de dipirona com cafeína que tomei logo duas com um café guevariano para combater a ciática e ter uma lombrinha.. Fui duas vezes a casa do mestre Bardaux. Deixa-lhe o recurso – mas infelizmente não o encontrei. A sra. Vince e a filha mais velha foram visitar a irmã internada numa UPA qualquer. Coloquei as roupas de molho
A viagem inaugural do gigante Triplo EX da Maersk - de Okpo até Roterdam – 35 dias de viagem – 380mx60m – 11.000 contêiners – a ancora pesa apenas 31 toneladas e cada elo da corrente que a puxa, apenas trezentos quilos e nove horas para atravessas o canal de Suez



 
Autor
efemero25
Autor
 
Texto
Data
Leituras
40
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Links patrocinados