Samedi, o6 de junho de 2026
Finalmente ontem no final da noite, depois quase noves meses procrastinando concluiu leitura do clássico dos clássicos dickensianos “Oliver Twister”.
Nuvens densas priva-nos do sol nesse alvorecer. Como um Zek da época de Soljenitsin, jogou agua no sanitário do banheiro, muita urina que empesteava a cozinha, só ele urinou umas quatro vezes durante a madrugada toda, um deita e levanta – uma mijadeira dos diabos.
Uma merecida pausa para o café que pegou no Gordilho e os pães da Renascer – uma banda da primeira grade pintada, depois de lixa-la – uma canseira. E ouvindo a “Era de Ouro” na Senado FM – as canções o lembra seus pais.
- Em Brasilia, sete e cinquenta e sete – anuncia o locutor e segue um bom chorinho instrumental.
- Frank Puro – gritou o poeta, assim que este entrou sub-repticiamente nda cintura pra cima.
Frank sob o efeito dominador da lua, só assim sai de casa na rua 23, sem camisa, descalço, piscando e murmurando ininteligivelmente sozinho.
Quando Juvan Sr. chegou ao atelier, as duas grades já pintadas de zarcão e Blindowski e suas batidas aventuras – segunda-feira a espera de três telefonemas para entrevista ou admissão num emprego – inclusive no Mateus Mix da Vila Isabel – Ora veja, no passado depois de três meses na empresa fora demitido sumariamente. Esse cara um mitômano gabola.
Juvan comprou tinta brilhante e repintou as grades. Blindowski deu uma viagem debalde ao Popular, encerrou cedo – ele se ofereceu para comprar dois bandecos para o poeta. Uma da tarde fecharam o atelier e foram ao Lasierra no mercado, onde Juvan o pagou sob o olhar vigilante do comandante. Não almoçou, antes merendara no atelier.
Depois da siesta foi comprar os pães e as salsichas que jantou. Continuou a releitura de “Quando fui morto em Cuba’ do mestre mineiro Roberto Drumond – talvez na segunda, se o sistema da biblioteca não tiver fora do ar, pegará “Hilda Furacão” e “Mito em chamas” do conterrâneo Zé Louzeiro.
A noite o arraial iniciou os festejos juninos com um tambor de crioula – até a Sra. Vince participou – o ‘filho’ e a nora vieram busca-la. Dois filmes com Robert de Niro: ainda jovem em “The Swap” e serio como arcebispo em “A Ponte de São Luis Reys” – ambientado no Peru, século XIX.