Textos : 

Gaveta de sonhos

 
Maria abriu a gaveta dos sonhos, tinha prometido a si mesma que hoje não iria fazê-lo mas não conseguiu aguentar, no piso de baixo os vizinhos escutavam uma música demasiado melancólica que se impregnava no betão inundando o seu apartamento. sentou-se aos pés da cama com a gaveta no colo, escolheu um envelope completamente branco, lá dentro repousava um segredo escrito num papel rasurado, amarelado pelo tempo, as letras quase ilegíveis mas isso não a incomodava, decorara as palavras como se fossem um mapa, um mapa que escondia o regresso a casa.
leu em voz alta, sempre lia em voz alta, só assim conseguia acreditar nas promessas escritas que nunca se haviam realizado, só assim conseguia abafar o choro com palavras que não traziam o silêncio, traziam recordações de tempos idos. Maria calou-se e a sala chorou, Maria chorou e a sala falou, Maria levantou-se e a sala deitou-se aos seus pés contorcendo-se de dor, uma dor que não lhe pertencia. sorriu com os olhos rasgados pelo pó que se acumulava em cima dos móveis que não eram dela, eram de ambos mas disso as suas mãos não se queriam recordar. pousou a mão no ombro do deserto que a preenchia e olhou a nuca do seu melhor amigo, o desespero, encarou-o de frente quando abriu a porta da varanda, olhou o céu carregado de nuvens negras que choravam em uníssono ao som da música dos vizinhos. o seu corpo já morto, pelo amor em excesso, rasgou o vento ao meio e embateu depois contra a entrada do prédio onde ambos tinham entrado de mãos dadas e por onde ela o viu sair carregado de malas.



. façam de conta que eu não estive cá .

 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1190
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/05/2008 12:09  Atualizado: 26/05/2008 12:09
 Re: Gaveta de sonhos P/MARGARETE
QUE GAVETA TÃO ENIGMATICA E CHEIA DE SONHOS POR REALIZAR.

QUANDO SE PERDE UM FORTE AMOR, QUANDO VEMOS O NOSSO AMADO SAIR PELA FORA CARREGADOS DE MALAS, FICA EM NOSSO CORAÇÃO UM PESO ENORME DIFICIL DE SUPORTAR, E NEM O TAL PALEINHO, ENVELHECIDO, AMARELADO, VOLTARÁ A SER BRANCO NEM AS RUGAS QUE TEM JAMAIS SE TORNARÃO LISAS, A NÃO SER QUE, UM NOVO SONHO, UM NOVO AMOR TOME CONTA DE NÓS E ASSIM POSAMOS ALIVIARMOS DA CARGA E ENTÃO, ALIMENTAR O CORAÇÃO COM UM FORTE E SUBLIME AMOR.

QUE SEUS SONHOS SE TORNEM UMA REALIDADE.

Enviado por Tópico
Julio Saraiva
Publicado: 26/05/2008 12:57  Atualizado: 26/05/2008 12:58
Colaborador
Usuário desde: 13/10/2007
Localidade: São Paulo- Brasil
Mensagens: 4206
 Re: Gaveta de sonhos p/Margarete
Margarete,

Este teu texto - ou conto -, a começar pelo título, tinha tudo para ser chato. E, confesso, comecei a ler suas palavras com alguma reserva. Por feliz engano meu, o que se deu foi exatamente o contrário. As imagens, apesar de sufocantes, são belas, "decorara as palavras como se fossem um mapa, um mapa que escondia o regresso a casa." "Maria calou-se e a sala chorou, Maria chorou e a sala falou, Maria levantou-se e sala deitou-se aos seus pés contorcendo-se de dor, uma dor que não lhe pertencia." Gosto desta solidariedade da sala com a personagem Maria. Gosto da utilização das letras minúsculas no início das frases. O final do texto é bastante feliz, embora infeliz, apesar da música dos vizinhos.Não sei se é uma narrativa de amor. Sei que o desespero da personagem é um desespero tranquilo, coisa de quem já se familiarizou bastante com ele, e por isso não se apavora mais, ainda que a dor castigue com seu impiedoso punhal. É um raio X sem retoques de uma solidão em estado bruto.

Afeto,

Júlio

Enviado por Tópico
matilde
Publicado: 26/05/2008 17:46  Atualizado: 26/05/2008 17:46
Participativo
Usuário desde: 25/05/2008
Localidade:
Mensagens: 25
 Gaveta de sonhos Margarete
Gostei do uso da letra minúscula, continuo a achar que os parágrafos deveriam existir. Apesar dos seus textos parecerem entediantes na verdade são verdadeiras surpresas, têm tudo para ser banais mesmo sem o ser. Deixe que lhe diga que passei uma vista de olhos pela sua escrivaninha e gostei da maior parte do que vi.
Gosto dos seus textos em tom de conto mas não gosto da lamechice em excesso que por vezes emprega.

De qualquer modo continue com o bom trabalho.

Saudações literárias.