Homenagens : 

josé torres*

 
ainda ontem pela noitinha falei de ti cá em casa. num serão com meia dúzia de gargalhadas e uns litros de poesia foi o teu nome que veio à baila entre os meus poetas favoritos, e soletrar j-o-s-é t-o-r-r-e-s entre grandes nomes como fernando pessoa, eugénio de andrade, al berto, herberto helder é reconhecer-te o talento entre os melhores, gritar-te as palavras e os silêncios como quem pede mais um poema.
entre uns risos lá convenci a malta que és um escritor anónimo mas inteiro, levantei-me e pequei no largo conjunto de folhas A4 perdidas na estante - à dias imprimi a obra que tens por esta casa- comecei depois a ler devagarinho sem selecionar nenhum porque para mim todos têm um largo valor à escala de kms de sentimento e todos choraram, riram, boquiabertos e espantados. no fim pediram-me cópias dos documentos e eu neguei mas acentei o nome dos teus livros em pedaços de papel que nunca serão perdidos, sei que um dia receberás encomendas de todos os meus amigos e eu ficarei muito feliz quando entrar nas suas casas e vir os teus livros nas estantes e em cima das mesas da sala.
porque o teu nome é bom de se ouvir em todas as bocas e porque a tua poesia tem vida própria e vive dentro do corpo da gente. porque me apetece. porque o teu fado é para ser cantado a voz larga em telhados que não são de vidro e, sobretudo, porque não preciso de nenhuma razão para te homenagear, tenho todos os motivos.
josé torres é uma casa, um lugar comum a muitos olhos e ouvidos atentos, um estacionamento prioritário na minha estante ou em cima da minha mesinha de cabeceira.




* ao amigo zé sem pretensiosismo, sem vaidades, sem outros motivos de grande alarido senão a escrita.


. façam de conta que eu não estive cá .

 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
980
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
9
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 31/07/2008 18:14  Atualizado: 31/07/2008 18:14
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: josé torres*
Direi linda homenagem! Mas, para ser inteiro, justo, terei que acentuar que é justa. Temos um escritor de alma cheia e de palavras completas. Parabéns Margarete. Abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/07/2008 19:16  Atualizado: 31/07/2008 19:16
 Re: josé torres*
Um texto pra lá de merecido ao meu querido amigo poeta José Torres, a quem tenho uma consideração e estima concebida aqui no site do Luso. E sempre faço questão de estar nas homenagens de amigos, qdo tenho conhecimento, para que eu possa demonstrar o meu carinho e amizade.

Meus sinceros parabéns!!! Amigo é casa!!


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 31/07/2008 20:15  Atualizado: 31/07/2008 20:15
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: josé torres*
Que bom ser admirado assim por alguém!!!!
O José Torres que está para a escrita como a escrita está para ele, fica certamente orgulhoso da sua homenagem.
E sabe?
Brindo a isso... a admiração pelos colegas e acima de tudo à AMIZADE!!!!!!!!!
Bravo, minha cara Margarete!!!!!!!
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 04/08/2008 09:16  Atualizado: 04/08/2008 12:29
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: josé torres*
As férias tem destas coisas.... às vezes escapam-se sem a minha leitura alguns textos que merecem ser lidos. Mas mais que lidos, merecem ser comentados (até porque, como bem sabes, leio mais do que comento, por opção própria).
Seja como for, sem dúvida que este texto merece. Quer pela autora, uma jovem sem papas na língua, que escreve como poucos conseguem, que, creio, um dia terá o seu lugar ao sol, junto de escritores de renome. A tua forma de escrever, Margarete, é única, mas no bom sentido. Pela qualidade. Não és vaidosa nem pretensiosa e nem sequer escreves para seres reconhecida. E ai está uma boa parte do teu valor.
Quanto ao homenageado, que mais poderei eu dizer que não o tenha dito por diversas vezes? Ou que não tenhas tu dito agora? é um dos grandes nomes desta casa, também com uma forma de escrever que agrada, sem pretensões, sem palavras caras, de leitura aprazível e que também não se esconde atrás dos textos, antes deixa-nos conhecer um pouco melhor a realidade dele e de tantos outros com quem convive.

Tanto os textos do José Torres como os da Margarete Silva são de ler e de reler. A cada leitura que se faz encontramos novos atractivos que nos fazem lá voltar.

Só espero e desejo que continuem por cá, a brindar-vos com as vossas pérolas em forma de textos. Porque eu quero continuar a ler um e outro com o mesmo gosto com que o faço agora.


Enviado por Tópico
JoséCorreia
Publicado: 09/02/2010 01:02  Atualizado: 09/02/2010 01:02
Usuário desde: 17/03/2009
Localidade:
Mensagens: 282
 Re: josé torres*
Acho o José Torres um dos melhores do site (pelo que tenho lido) os seus textos são algo bom de ler.
Acho-te a ti também, posso não comentar mas leio-te.
Homenageia-te também. Mereces "margarete".

Abraço aos dois